Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1371
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Maria Henriqueta dos Santos-
dc.date.accessioned2019-09-02T11:55:48Z-
dc.date.available2012-11-30-
dc.date.available2019-09-02T11:55:48Z-
dc.date.issued2012-02-29-
dc.identifier.citationGOMES, Maria Henriqueta dos Santos. Um grande ateliê: a arte a serviço da missão (1977-2001). 2012. 188 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/1371-
dc.description.abstractIn this research, we propose an appreciation of Murals Liberation of the Prelature of São Félix do Araguaia / MT, and investigate the militant action of the Catholic Church, during the occupation policy employed by the Government Civil-Military in northeastern Mato Grosso, in region of the Prelature, we analyze the relationship between public power, civil society and the Catholic Church and to identify socio-historical trajectory of the most vulnerable segments of society. Featuring the collection of works of art that embodies the history of the social strata on the fringes of society, linking an entire trajectory of the population. Among a set of functions that can exert the murals, it should highlight the constitution of identity as Church of the Prelature of the oppressed: the images are a consolidation of the process of re-signification of religious conflicts and stories do Araguaia, acting as a form of social criticism and denounces the situation prevailing at that time. We prioritize the figure of Don Pedro Casaldáliga, bishop militant Liberation Theology, who served significantly in the region.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2019-08-23T07:35:48Z No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Maria Henriqueta dos Santos Gomes.pdf: 3528950 bytes, checksum: 912c2b9b581fa10552d524a49ca5c1b0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2019-09-02T11:55:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Maria Henriqueta dos Santos Gomes.pdf: 3528950 bytes, checksum: 912c2b9b581fa10552d524a49ca5c1b0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-02T11:55:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Maria Henriqueta dos Santos Gomes.pdf: 3528950 bytes, checksum: 912c2b9b581fa10552d524a49ca5c1b0 (MD5) Previous issue date: 2012-02-29en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUm grande ateliê : a arte a serviço da missão (1977-2001)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordArtept_BR
dc.subject.keywordResistênciapt_BR
dc.subject.keywordOpressãopt_BR
dc.contributor.advisor1Joanoni Neto, Vitale-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4250602422299416pt_BR
dc.contributor.referee1Joanoni Neto, Vitale-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4250602422299416pt_BR
dc.contributor.referee2Barrozo, João Carlos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5192435606588846pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4095201643123088pt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa, propomos uma apreciação dos Murais da Libertação da Prelazia de São Félix do Araguaia/MT, além de investigarmos a ação militante da Igreja Católica, durante a política de ocupação empregada pelo Governo Civil-Militar no Nordeste do Estado de Mato Grosso, na região da Prelazia; analisamos a relação entre poder Público, sociedade civil organizada e a Igreja Católica e identificamos a trajetória sócio-histórica dos segmentos sociais mais vulneráveis. Destacamos o conjunto de obras de arte, que materializa a história dos estratos sociais à margem da sociedade, vinculando toda uma trajetória da população. Dentre um conjunto de funções que podem exercer os murais, cumpre destacamos a constituição da identidade da Prelazia como Igreja dos oprimidos: as imagens são uma consolidação do processo de re-significação religiosa dos conflitos e histórias do Araguaia, funcionando como uma forma de critica social e denuncia à situação vigente àquela época. Priorizamos a figura de Dom Pedro Casaldáliga, bispo militante da Teologia da Libertação, que atuou de forma significativa na região.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keyword2Artpt_BR
dc.subject.keyword2Resistancept_BR
dc.subject.keyword2Oppressionpt_BR
dc.contributor.referee3Figueira, Ricardo Rezende-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5802970761304615pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICHS - PPGHis - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2012_Maria Henriqueta dos Santos Gomes.pdf3.45 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.