Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1386
Tipo documento: Dissertação
Título: A atuação do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (SINTEP/MT) : uma análise sócio-histórica (1988-2012)
Autor(es): Alencar, Jaqueline da Silva
Orientador(a): Mourad, Leonice Aparecida de Fatima Alves Pereira
Membro da Banca: Mourad, Leonice Aparecida de Fatima Alves Pereira
Membro da Banca: Rodrigues, Cândido Moreira
Membro da Banca: Souza, Hellen Cristina de
Resumo : A presente pesquisa centra-se na análise da atuação do sindicato dos trabalhadores em educação de Mato Grosso- SINTEP/MT. Para tanto buscamos compreender conceitos que consideramos fundamentais para subsidiar nossas análises, tais como Movimento Sindical, Estado e Trabalho. Subsidiamos nossa pesquisa também utilizando um amplo contexto do movimento de trabalhadores não só no que diz respeito ao clássico sindicalismo, sua origem e tendências, tendo como cenário o contexto nacional. Também consideramos importante a discussão sobre os sindicatos do setor público, nosso caso de análise. A história de luta dos trabalhadores do ensino público de Mato Grosso pode ser identificada, ainda na década de 1960, quando os professores do Estado de associaram com o objetivo de melhorar suas condições de trabalho e discutir uma educação melhor para Mato Grosso. A partir de 1988, com promulgação da Constituição, os servidores públicos conquistaram o direito de sindicalizar e, a partir de então, os trabalhadores da educação pública de Mato Grosso, reunidos em uma associação, que já existia há mais de duas décadas, decidiram transformar-se em sindicato criando dessa forma o SINTEP/MT. Nosso recorte temporal é marcado, portanto, a partir do momento de institucionalização (1988) até o ano de 2012, ano que marca a última gestão que elencamos para as entrevistas. No que se refere ao recorte espacial optamos por analisar a entidade sede, ou seja, o sindicato em todo estado de Mato Grosso, visto que é um sindicato único organizado em sub sedes espalhadas por todo Estado. Esse trabalho teve suporte bibliográfico; documental utilizando as atas de Assembleias Gerais da categoria, além de entrevistas realizadas com dirigentes e ex- dirigentes do SINTEP/MT. Buscamos, a partir de todas as estratégias mencionadas, analisar e compreender a história de luta dos trabalhadores do ensino público de Mato Grosso, identificando os momentos de recuos e avanços nas conquistas da categoria, além de procurar entender a atual lógica de funcionamento da entidade (SINTEP/MT) na conjuntura denominada por muitos teóricos de crise do sindicalismo.
Resumo em lingua estrangeira: This research focuses on the analysis of the performance of the labor movement in education Mato Grosso. Therefore we seek to understand the concepts that we consider fundamental to support our analysis, such as the Trade Union Movement, State, Labor. Fundamentamos our research also using a broad context of the movement of workers not only in respect to the classic trade unionism, its origins and trends, especially as in the national context. Also consider important discussion about public sector unions, our case analysis. The story of the struggle of the workers of public education of Mato Grosso can be identified even in the 1960s when teachers joined the state in order to improve their work and discuss a better education for Mato Grosso. From 1988 the new Constitution civil servants earned the right to unionize and from then workers of public education of Mato Grosso that has existed for over two decades decided to become union thus creating the SINTEP / MT. Our time frame is marked, so from that point of institutionalization (1988) going up to the year 2012, the year that marks the last administration that we list for interviews. With regard to the spatial area we chose to analyze the organization headquarters, ie, the union throughout the state of Mato Grosso, since it is a single union organized in branch offices scattered throughout the state. This work has character, both bibliographic as documentary. The documentation used to support the research it is the minutes of the General Meetings of the category as well as interviews with former officers and directors of SINTEP / MT. We tried from all the mentioned strategies seek to analyze and understand the history of struggle of workers of public education of Mato Grosso, including redeeming moments of ebbs and flows in the achievements of the class still looking to understand the current logic of functioning of the entity (SINTEP / MT) in the current conjuncture called by many theoretical crisis of unionism.
Palavra-chave: Sindicato
Educação
SINTEP/MT
Ensino público
Palavra-chave em lingua estrangeira: Union
Education
SINTEP / MT
Public education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Referência: ALENCAR, Jaqueline da Silva. A atuação do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (SINTEP/MT): uma análise sócio-histórica (1988-2012). 2013. 231 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/1386
Data defesa documento: 30-Abr-2013
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICHS - PPGHis - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2013_Jaqueline da Silva Alencar.pdf5.31 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.