Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1387
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGuimarães, Jozy Mary Nogueira Souza-
dc.date.accessioned2019-09-04T07:41:22Z-
dc.date.available2014-05-20-
dc.date.available2019-09-04T07:41:22Z-
dc.date.issued2013-04-24-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Jozy Mary Nogueira Souza. O ensino religioso sem religião: individualismo, consumo cultural e a transfiguração da experiência religiosa em escolas de Mato Grosso (1990-2012). 2013. 104 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/1387-
dc.description.abstractThis work is stimulated by reflecting on the need to think about the present configuration of Religious , given the changes that the religious field has experienced in this century. The study focuses on the discourse of religious education teachers, representatives of public space that is the school. The assumptions of the study believe that teachers are central elements that streamline the process of curriculum change and the role of teachers as agents of change depends fundamentally on the attitudes they develop in relation to the process. Before the rearrangement mode of cultural production, based on the exercise of cultural consumption, we observe that the teacher has as reference the traditional model of religious education or classroom practice falls within the realm of science of religion - study area that claims characteristics of science - ends up weakening the ecclesiastical identity. For this, we use the theoretical framework of Gianni Vattimo and Gilles Lipovetsky, which will help us to think about the plurality and religious fragmentation and standardization of current consumer experience.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2019-08-27T09:30:02Z No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Josy Mary Nogueira Souza Guimaraes.pdf: 857101 bytes, checksum: 730c5c08a25eb88a9cdd96e46e4a033f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2019-09-04T07:41:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Josy Mary Nogueira Souza Guimaraes.pdf: 857101 bytes, checksum: 730c5c08a25eb88a9cdd96e46e4a033f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-04T07:41:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Josy Mary Nogueira Souza Guimaraes.pdf: 857101 bytes, checksum: 730c5c08a25eb88a9cdd96e46e4a033f (MD5) Previous issue date: 2013-04-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO ensino religioso sem religião : individualismo, consumo cultural e a transfiguração da experiência religiosa em escolas de Mato Grosso (1990-2012)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino religiosopt_BR
dc.subject.keywordModernidadept_BR
dc.subject.keywordConsumopt_BR
dc.subject.keywordVattimopt_BR
dc.subject.keywordLipovetskypt_BR
dc.contributor.advisor1Rust, Leandro Duarte-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2003089985913278pt_BR
dc.contributor.referee1Rust, Leandro Duarte-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2003089985913278pt_BR
dc.contributor.referee2Brandão, Ludmila de Lima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3912278759228410pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5251334911732413pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é estimulado pela reflexão sobre a necessidade de se pensar a presente configuração da Religião no espaço público, dadasàs mudanças pelas quais o campo religioso tem passado no presente século. O estudo tem como foco o discurso dos professores de ensino religioso, representantes do espaço público que é a escola. Os pressupostos do estudo consideram que os professores são elementos centrais que dinamizam o processo de mudança curricular e que a atuação dos professores como agentes de mudança depende, fundamentalmente, das atitudes que eles desenvolvem em relação ao processo. Diante do rearranjo do modo de produção cultural, baseado no exercício do consumo cultural, procuramos observar se o professor tem como referencial o modelo tradicional de ensino religioso ou se sua prática em sala insere-se no universo das ciências da religião - área de estudo que reivindica características de ciência - acaba enfraquecendo a identidade eclesiástica. Para tal, utilizaremos o aporte teórico de Gianni Vattimo e Gilles Lipovetsky, que nos auxiliarão a pensar a pluralidade e fragmentação religiosa atualmente e a padronização da experiencia de consumo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keyword2Religious educationpt_BR
dc.subject.keyword2Modernitypt_BR
dc.subject.keyword2Consumptionpt_BR
dc.subject.keyword2Vattimopt_BR
dc.subject.keyword2Lipovetskypt_BR
dc.contributor.referee3Rodrigues, Cândido Moreira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1367734788905163pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICHS - PPGHis - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2013_Josy Mary Nogueira Souza Guimaraes.pdf837.01 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.