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http://ri.ufmt.br/handle/1/1393
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Memórias da cidade : modernidade, sociabilidades e práticas educativas em Cáceres/MT (1909-1948) |
Autor(es): | Silva, Giuslane Francisca da |
Orientador(a): | Silva, Alexandra Lima da |
Membro da Banca: | Silva, Alexandra Lima da |
Membro da Banca: | Fronza, Marcelo |
Membro da Banca: | Monti, Ednardo Monteiro Gonzaga do |
Membro da Banca: | Dourado, Nileide Souza |
Resumo : | Esse trabalho objetiva pensar alguns aspectos da história de Cáceres/MT (1909-1948). Embora tenha se apoiado em outras fontes como os periódicos e códigos de postura, a principal fonte explorada foram as narrativas orais, de uma parcela de citadinos de Cáceres/MT, na qual grande parte, compõe as elites da cidade. Procura-se compreender como os moradores da urbe, especialmente as elites e os administradores públicos interpretaram os discursos de modernização/modernidade presentes no Brasil nesse período, e a partir desse momento, tanto essa categoria social que em sua maioria ocupava também os cargos da administração pública como os poderes administrativos local, procuraram na medida do possível criar medidas que possibilitassem Cáceres aproximar-se do modelo de “cidade urbanizada e civilizada”. O segundo movimento se deu no intuito de analisar as mais diversas sociabilidades tecidas entre os citadinos, apontando também os jogos de interesses embutidos nessas interações, assim além de demonstrar a “segregação cultural” e social das categorias menos favorecidas economicamente, através de várias medidas de exclusão social instituídas pelas elites. E por fim, apresento algumas práticas educativas e do processo de escolarização em Cáceres, tomando por base a memória de ex-alunos. Para tanto, busca-se dar visibilidades as falas dos sujeitos que narraram sobre suas histórias de vida, procurando construir uma versão plausível sobre a histórica cidade de Cáceres/MT. |
Resumo em lingua estrangeira: | This Project aims to observe some aspects of the history os Cáceres/MT (1909-1948). Although it has been based in another sources as the periodicals and the posture codes, the main explored source was the oral narrative of a portion of townspeople of Cáceres/MT, in which the most part, composes the elites of the city. It seeks to comprise how the county‟s inhabitants, especially the elites and the public administrators construed the speeches of modernization/modernity that were a constant presence in Brazil at this period, and from this moment, both this social category, that in its majority used to occupy also the public management positions as the local administrative powers, sought, as far as possible, to create measures that would enable Cáceres to approach of the “urbanized and civilized city” model. The second movement was given in order to analyze the various sociabilities woven among the townspeople, pointing also the interests games that were embeeded in these interactions, so in addition to demonstrate the social and cultural segregation of the less economically favored categories, through various measures of social exclusion established by the elites. And lastly, I present some educational practices and from the schooling process in Caceres, taking as a basis the former students‟ memory. To do so, it‟s sought to give visibility to the speeches of the subject Who narrated about their life stories, seeking to build a plausible version of the historic city of Cáceres/MT. |
Palavra-chave: | Memória Fronteira Modernização Sociabilidade História da Educação |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Memory Boundary Modernization Sociabilty Education history |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
Referência: | SILVA, Giuslane Francisca da. Memórias da cidade: modernidade, sociabilidades e práticas educativas em Cáceres/MT (1909-1948). 2016. 175 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/1393 |
Data defesa documento: | 7-Apr-2016 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICHS - PPGHis - Dissertações de mestrado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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