Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1395
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Dorit Kolling de-
dc.date.accessioned2019-09-04T08:59:50Z-
dc.date.available2016-08-08-
dc.date.available2019-09-04T08:59:50Z-
dc.date.issued2016-05-06-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Dorit Kolling de. Grupo Musical Sarã: a canção cuiabana como documento histórico (1971-2001). 2016. 218 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/1395-
dc.description.abstractThis dissertation is the result of a research that investigated the musical trajectory of the Grupo Musical Sarã, from Cuiabá-MT, active since 1971 and developed a work of creation and dissemination of the music from Mato Grosso. Led by the artists Zuleica Arruda and Vera Baggetti, composers and singers that participated the life and the cultural movements in Cuiabá. The possess a fairly significant productions of songs, having one LP and two CDs recorded, plus countless concerts, shows and tours performed over the 45 years of existence of the group. Through the analysis of the recorded songs, we sought to investigate how it relates to the social and cultural context and thus reveal important references in building regional representations contained in their songs. Understanding the songs as documentmonument, the analysis was elaborated from an interdisciplinary approach between History and Music, in order to discuss the popular song as historical document which articulates the musical text and the verbal text inserted in a creation, production and performance context.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2019-08-28T08:48:46Z No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Dorit Kolling de Oliveira.pdf: 10821131 bytes, checksum: b294136424228d66693b766b81a45cde (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2019-09-04T08:59:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Dorit Kolling de Oliveira.pdf: 10821131 bytes, checksum: b294136424228d66693b766b81a45cde (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-04T08:59:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Dorit Kolling de Oliveira.pdf: 10821131 bytes, checksum: b294136424228d66693b766b81a45cde (MD5) Previous issue date: 2016-05-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleGrupo Musical Sarã : a canção cuiabana como documento histórico (1971-2001)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCanção cuiabanapt_BR
dc.subject.keywordGrupo Musical Sarãpt_BR
dc.subject.keywordHistóriapt_BR
dc.contributor.advisor1Marques, Ana Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3982340840178047pt_BR
dc.contributor.referee1Marques, Ana Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3982340840178047pt_BR
dc.contributor.referee2Vieira, Thaís Leão-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4604071943987756pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1225223420033463pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação resulta de pesquisa que investigou a trajetória musical do Grupo Musical Sarã, de Cuiabá-MT, em atividade desde 1971 e que desenvolve um trabalho de criação e divulgação da música mato-grossense, lideradas pelas artistas Zuleica Arruda e Vera Baggetti, compositoras e cantoras que participam da vida e dos movimentos culturais de Cuiabá. Elas possuem uma produção bastante significativa de canções, entre outros trabalhos, contam com um LP e dois CDs gravados, além de inúmeros shows, viagens artísticas e espetáculos realizados ao longo dos 45 anos de existência do grupo. Por meio da análise das canções gravadas, buscou-se investigar o como elas se articulam com o contexto social e cultural e, assim, revelam importantes referências na construção de representações regionais contidas nas suas canções. Entendendo as canções como documento-monumento, a análise foi elaborada a partir de uma abordagem interdisciplinar entre História e Música, no sentido de discutir a canção popular enquanto documento histórico que articula o texto musical e o texto verbal, inseridos num contexto de criação, produção e performance.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keyword2Song from Cuiabápt_BR
dc.subject.keyword2Sarã Musical Grouppt_BR
dc.subject.keyword2Historypt_BR
dc.contributor.referee3Matos, Maria Izilda Santos de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3818957885297532pt_BR
dc.contributor.referee4Petroni, Maria Rosa-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5376263419595115pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICHS - PPGHis - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2016_Dorit Kolling de Oliveira.pdf10.57 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.