Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1400
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMachado Junior, Sérgio da Silva-
dc.date.accessioned2019-09-04T10:23:29Z-
dc.date.available2017-07-10-
dc.date.available2019-09-04T10:23:29Z-
dc.date.issued2016-12-09-
dc.identifier.citationMACHADO JUNIOR, Sérgio da Silva. Políticas públicas sobre sexualidade e educação em Mato Grosso: os casos de Primavera do Leste e Ribeirão Cascalheiras (1990-2015). 2016. 218 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/1400-
dc.description.abstractTrae por objetivo esta labor analizar procesos de formación y efectivación en normativas de políticas de educación pública sobre sexualidad en la Provincia de Mato Grosso. Retado en la educación pública de estea provincia, la investigación ha intencionado analizar algunos de los procesos de formación de dichas políticas hasta su efectiva transformación en normativas en las unidades escolares. La propuesta se define en el análisis de las transformaciones que han sufrido desde el instante en el que se ha presentado como proyecto hasta su implantación final en las unidades escolares. Se incluye como parte de la tarea identificar discursos y polos de poder atuantes en tales procesos, en el análisis de dos casos en las ciudades de Primavera do Leste y Ribeirão Cascalheiras. El recorte temporal propuesto abarca desde los años 1990 hasta 2015 y, por la amplitud temática, el objeto de estudio fui restringido a la política de uso del nombre social y del uso del baño, en acuerdo con la identidad de género en instituciones de enseñanza. Partiendo del ámbito nacional, bajo la Resolución no. 12, de enero de 2015, del CNDC/LGBT (Consejo Nacional en Contra la Discriminación LGBT), la investigación brindó actores involucrados en su construcción y, a través de entrevistas y análisis de documentos rastreó los trámites, embates discursivos, éxitos, oposiciones, acciones y luchas que colmaron o no en dichas políticas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2019-08-29T09:13:21Z No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Sérgio da Silva Machado Junior.pdf: 5756905 bytes, checksum: d757343e9a5594e1f175a281d87977a9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2019-09-04T10:23:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Sérgio da Silva Machado Junior.pdf: 5756905 bytes, checksum: d757343e9a5594e1f175a281d87977a9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-04T10:23:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Sérgio da Silva Machado Junior.pdf: 5756905 bytes, checksum: d757343e9a5594e1f175a281d87977a9 (MD5) Previous issue date: 2016-12-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePolíticas públicas sobre sexualidade e educação em Mato Grosso : os casos de Primavera do Leste e Ribeirão Cascalheiras (1990-2015)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordGêneropt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.keywordSexualidadept_BR
dc.contributor.advisor1Marques, Ana Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3982340840178047pt_BR
dc.contributor.referee1Marques, Ana Maria-
dc.contributor.referee1LattesAna Maria Marquespt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Renilson Rosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4919452710416508pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1076426466823586pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar processos de formação e efetivação em normativas de políticas de educação pública sobre sexualidade no Estado de Mato Grosso. Com foco na educação pública deste estado, a pesquisa pretende analisar alguns dos processos de formação dessas políticas até sua efetiva transformação em normativas nas unidades escolares. A proposta define-se na análise das transformações que sofreram do momento em que se apresentaram como projetos até sua implantação final nas unidades escolares. Ainda como parte da empreitada, pretende-se identificar discursos e polos de poder atuantes nestes processos na análise de dois casos nas cidades de Primavera do Leste e Ribeirão Cascalheiras. O recorte temporal proposto vai dos anos 1990 até 2015 e, pela amplitude do tema, o objeto foi restringido à política de uso do nome social e uso do banheiro de acordo com a identidade de gênero em instituições de ensino. Partindo do âmbito nacional, com a Resolução nº 12, de janeiro de 2015, do CNDC/LGBT (Conselho Nacional Contra da Discriminação LGBT) a pesquisa buscou os atores envolvidos em sua construção e, através de entrevistas e análise de documentos rastreou os trâmites, embates discursivos, sucessos, oposições, ações e lutas que culminaram ou não em tais políticas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keyword2Educaciónpt_BR
dc.subject.keyword2Géneropt_BR
dc.subject.keyword2Políticas públicaspt_BR
dc.subject.keyword2Sexualidadpt_BR
dc.contributor.referee3Lopes, Moisés Alessandro de Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7283665644270921pt_BR
dc.contributor.referee4Fronza, Marcelo-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0732803418759032pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICHS - PPGHis - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2016_Sérgio da Silva Machado Junior.pdf5.62 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.