Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/141
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Raquel Furtunato da | - |
dc.date.accessioned | 2017-01-19T12:30:20Z | - |
dc.date.available | 2015-10-06 | - |
dc.date.available | 2017-01-19T12:30:20Z | - |
dc.date.issued | 2015-06-18 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Raquel Furtunato da. A presença do aluno negro no colégio Liceu Cuiabano: formandos de 1945. 2015. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/141 | - |
dc.description.abstract | The goal of the research was to identify, through documentary sources available in the school archives of Liceu Cuiabano and in the Public Archives of Mato Grosso, information about the presence of black students on school benches in the 1940s. We will limit it to the newcomer high school class of 1942 (the graduates of 1945) of Liceu Cuiabano. This class was the first one to graduate in the new school building, installed in 1944. The integration of black students in public education of Mato Grosso is evident, however, it does not characterize the school as a democratic institution or as anti-racist. The research is supported by the culturalhistorical perspective and, as methodology, it was held documentary and bibliographical research and it also had contributions of individual and collective memory. The testimonies of the families of black students were of paramount importance to understand how that historical period was lived and the path taken by those students when they joined the institution and when they left it to launch themselves in a life of better conditions. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2017-01-18T14:38:55Z No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Raquel Furtunato da Silva.pdf: 5798025 bytes, checksum: 0b9f4ce15943bfc885b3254566c3817e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2017-01-19T12:30:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Raquel Furtunato da Silva.pdf: 5798025 bytes, checksum: 0b9f4ce15943bfc885b3254566c3817e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-01-19T12:30:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Raquel Furtunato da Silva.pdf: 5798025 bytes, checksum: 0b9f4ce15943bfc885b3254566c3817e (MD5) Previous issue date: 2015-06-18 | en |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A presença do aluno negro no colégio Liceu Cuiabano: formandos de 1945 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Relações raciais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino secundário | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Müller, Maria Lúcia Rodrigues | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7282537478159035 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Müller, Maria Lúcia Rodrigues | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7282537478159035 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Costa, Candida Soares da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4333588038026474 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0804161905152343 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa teve por objetivo identificar, por meio de fontes documentais, disponibilizadas no arquivo da Escola, Liceu Cuiabano, informações sobre a presença de alunos negros nos bancos escolares na década de 40. A investigação recaiu sobre a turma ingressante no ano de 1942 (os formandos de 1945), do curso Ginasial do Liceu Cuiabano. Essa turma foi a primeira turma a se licenciar no novo prédio de ensino, instalado no ano de 1944. A pesquisa é respaldada na perspectiva histórica cultural e teve como instrumentos metodológicos o estudo documental das fontes, a pesquisa bibliográfica e as contribuições da memória individual e coletiva. Os depoimentos das famílias dos alunos negros foram de suma importância para compreender o período histórico vivido e o caminho percorrido por esses alunos ao ingressarem na instituição e após sair dela ao lançar-se a vida, em melhores condições. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Educação (IE) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Education | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Ethnic relations | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Secondary education | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Silva, Acildo Leite da | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8319209685636448 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2015_Raquel Furtunato da Silva.pdf | 5.66 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.