Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1420
Tipo documento: Dissertação
Título: Infância e cidadania : o que dizem as crianças?
Autor(es): Seganfredo, Nágila de Moura Brandão
Orientador(a): Salgado, Raquel Gonçalves
Membro da Banca: Salgado, Raquel Gonçalves
Membro da Banca: Souza, Leonardo Lemos de
Membro da Banca: Souza, Solange Jobim e
Membro da Banca: Cardoso, Cancionila Janzkovski
Resumo : Esta dissertação de mestrado tem como temática principal o entrecruzamento dos fenômenos “infância” e “cidadania”, no sentido de analisar suas aproximações e afastamentos por meio da história do Brasil, de documentos, legislações e estudos sobre o tema. Para tanto, busca-se compreender o que as crianças têm a dizer sobre suas experiências de cidadania e os significados que atribuem a este conceito. Como referências teóricas, tem-se estudos da sociologia da infância sobre o protagonismo infantil no cenário social e também o conceito de reprodução interpretativa, cunhado por William Corsaro. A pesquisa de campo, com oito meses de duração, realizou-se na cidade de Rondonópolis, Mato Grosso, Brasil, em um bairro de classe média baixa, e contou com a participação de seis crianças, entre 5 e 11 anos, sendo quatro meninas e dois meninos. Para a condução desta pesquisa, optou-se por realizar entrevistas coletivas, no próprio bairro onde vivem as crianças, gravadas com câmera digital para a análise de comportamentos, gestos, olhares, compreendidos também como elementos importantes na produção discursiva. Os temas que nortearam os encontros com as crianças foram: família, cidade, consumo, mídia, justiça, segurança, direitos e deveres. Os discursos produzidos nas interações estabelecidas entre a pesquisadora e as crianças são analisados a partir dos conceitos de dialogismo e alteridade, cunhados por Mikhail Bakhtin. Os resultados apontam para distinções quanto ao gênero, no que tange aos modos de valorar a participação na vida pública, em destaque quando os meninos depreciam algum mérito ou direito das mulheres, sobretudo quando estas ocupam posições sociais de status e poder, bem como de circulação na cidade. O resultado da pesquisa demonstrou que as crianças conhecem seus direitos e deveres e sabem a importância da educação/civilização, o que pode ser observado nos momentos em que as crianças, no tocante ao gênero, se uniram para defender seus direitos; quando significam a cidade como espaço impregnado de violência e, por isso, não deve ser frequentada por crianças; e ao entenderem que a violência, assistida no próprio bairro e através da televisão, impõe um cenário de desesperança e pessimismo em relação ao futuro
Resumo em lingua estrangeira: This dissertation has as its main theme the intersection of phenomena "childhood" and "citizenship" in order to analyze their approaches and departures through Brazil's history, documents, legislation and studies on the subject. To this end, we seek to understand what children have to say about their experiences of citizenship and the meanings they attribute to this concept. As theoretical references, has studies the sociology of childhood about the child role in the social scene and also the concept of interpretive reproduction, coined by William Corsaro. The Field research, with eight months in duration, held in the city of Rondonopolis, Mato Grosso, Brazil, in a lower middle-class neighborhood, and with the participation of six children, between 5 and 11 years, with four girls and two boys. To conduct this research, we chose to hold press conferences in the very neighborhood where children live, recorded with digital camera for analysis of behaviors, gestures, looks, also understood as important elements in the discursive production. The themes that guided encounters with children were: family, city, consumer, media, justice, security, rights and duties. The discourses produced in the interactions established between the researcher and the kids are analyzed based on the concepts of dialogism and alterity, coined by Mikhail Bakhtin. The results point to distinctions as to gender, in relation to the ways of valuing participation in public life, highlighted when the boys disparage any merit or right of women, especially when they occupy positions of social status and power, as well as movement in the city. The survey results showed that children know their rights and duties and know the importance of education / civilization, which can be seen at times when children with regard to gender, united to defend their rights, when mean city as a space steeped in violence and therefore should not be frequented by children, and to understand that violence, assisted in the neighborhood and through the television, imposes a scenario of hopelessness and pessimism in relation to the future.
Palavra-chave: Infância
Cidadania
Sociologia da Infância
Palavra-chave em lingua estrangeira: Childhood
Citizenship
Sociology of Childhood
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis
Referência: SEGANFREDO, Nágila de Moura Brandão. Infância e cidadania: o que dizem as crianças? 2012. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2012
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/1420
Data defesa documento: 26-Jul-2012
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

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