Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/146
Tipo documento: Dissertação
Título: Professora Hermínia Torquato da Silva : inserção e percurso profissional (1918/1956)
Autor(es): Godoi, Nilma da Cunha
Orientador(a): Müller, Maria Lúcia Rodrigues
Membro da Banca: Müller, Maria Lúcia Rodrigues
Membro da Banca: Siqueira, Elizabeth Madureira
Membro da Banca: Silva, Acildo Leite da
Resumo : Esta pesquisa, de caráter biográfico, trata da reconstituição da trajetória de vida da professora Hermínia Torquato da Silva. Utilizou-se a biografia como método de investigação na perspectiva de captar a história de vida dessa professora, considerando as suas ações e também as de seu pai e grupo de trabalho, como um testemunho vivo de épocas e períodos históricos. Alinhada ao entendimento de Bourdieu (1986), em A Ilusão biográfica, compreendo ser indispensável reconstruir o contexto, considerando a “superfície social”. O objetivo principal da pesquisa foi o de constatar se questões raciais e de gênero interferiram na carreira profissional da professora primária Hermínia Torquato da Silva (1918/1956). Ao descrever sua trajetória de vida, por meio de seu perfil biográfico, encontrei suporte no quadro de abordagens da História Cultural (BURKE, 2008; DARNTON, 2010). Os anseios de modernidade, progresso e civilização que se buscava, segundo Theodoro (2008, p. 43) não comportava enxergar o pobre, sobretudo o pobre negro. Esse desejo de se modernizar, de se tornar civilizado, encontraria na instrução pública o caminho certo para sua realização. Busco, pois, reconstruir sua trajetória à luz dos ideais da época, no intuito de compreender o percurso e a figura da professora, moldada pela Escola Normal, ou seja, aquela que espelharia disciplina e civilidade, educando e formando o futuro cidadão. A história de vida de Hermínia se destaca pelo embate que se desencadeou diante dos entraves enfrentados por ela no exercício do magistério, sem se abater. Ela requereu, questionou, protestou, recorreu e persistiu no direito de exercer sua carreira como professora efetiva. Acredito ser possível que sua origem familiar e suas características fenotípicas possibilitaram discutir a questão racial do Brasil.
Resumo em lingua estrangeira: This research is biographical. This is the reconstitution of the life trajectory of Professor Hermínia Torquato da Silva. The biography is used as a research method with a view to capture the history of life considering the actions of an individual or a group in the social space as a living testimony of times and historical periods. In line with the understanding of Bourdieu (1986 ), in biographical illusion, I understand that it is essential to reconstruct the context, considering the "social surface ". Guides me, therefore, the main research aims to verify if racial and gender issues interfered in the professional career of primary school teacher Hermínia Torquato da Silva (1918/1956). In describing the life trajectory of Hermínia, through his biographical profile, found support in approaches framework of Cultural History (Burke, 2008; Darnton, 2010). The modernity of desires, progress and civilization that sought, according to Theodore ( 2008, p. 43) did not involve seeing the poor, especially poor black. This desire to modernize, to become civilized, meet in public education the right way to its realization. Busco therefore rebuild his career in the light of the ideals of the time, in order to understand the route and the figure of the teacher, shaped by the Normal School, that is, one that would mirror discipline and civility, educating and shaping the future citizen. The Hermínia 's life story stands out by the shock that was unleashed on the barriers to the practice of teaching, facing her, not kill. She sought, questioned, protested, appealed and persisted in the right to exercise his career as an effective teacher. I believe it is possible that their descent and their phenotypic characteristics allow discuss the issue of race in Brazil.
Palavra-chave: Educação
Hermínia Torquato da Silva - Biografia
Gênero
Relações Raciais
Palavra-chave em lingua estrangeira: Education
Hermínia Torquato da Silva - Biography
Gender
Race relations
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: GODOI, Nilma da Cunha. Professora Hermínia Torquato da Silva: inserção e percurso profissional (1918/1956). 2015. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/146
Data defesa documento: 9-Mar-2015
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2015_Nilma da Cunha Godoi.pdf2.67 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.