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dc.creatorCampos, Denise Pereira de Araújo-
dc.date.accessioned2019-09-23T08:39:36Z-
dc.date.available2012-10-02-
dc.date.available2019-09-23T08:39:36Z-
dc.date.issued2012-06-18-
dc.identifier.citationCAMPOS, Denise Pereira de Araújo. Assistência estudantil na UFMT: trajetória e desafios. 2012. 116 f. Dissertação (Mestrado em Política Social) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/1481-
dc.description.abstractThe present study aims to reconstruct the trajectory of student assistance at the Universidade Federal de Mato Grosso, in the period of 1970 to 2010. With a technicalspecific administration for this purpose, the UFMT assists the college students, especially those socioeconomically vulnerable, with scholarship programs. The student assistance aims to provide necessary conditions to minimize the difficulties faced by students during the academic formation, in order to prevent repetition, retention and dropout. Although permeate the entire life of the institution, the student assistance is a little explored field of study, so the importance of rebuilding its trajectory. To develop the study were consulted documental and oral sources. The management reports, regulations, resolutions, newspaper reports and newsletters collected in the collections of the institution have formed the documental sources. The interviews with managers responsible for the actions and programs of student assistance in the different administrations of the Rectory compose the oral sources. The interviews were intended to complement the information gathered in the examined documentation. Through the documents, could be seen that scholarships and trainee programs are implemented in the institution since 1972. At first, the assistance actions were limited to paid scholarships and intra-institutional taxes exemptions. Subsequently, were created the Restaurante Universitário, the Casa do Estudante Universitário, the aid programs for food, events, among others, to support the academic experience and completion of university course. With the implementation of the Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) in 2008, were extended the possibilities of the programs due the availability of funds from the Ministry of Education for this purpose within Federal Institutions of Superior Education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2019-09-17T09:00:05Z No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Denise Pereira de Araujo Campos.pdf: 520696 bytes, checksum: 8936c9ca6d6c3f12b490bf750647581d (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-23T08:39:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Denise Pereira de Araujo Campos.pdf: 520696 bytes, checksum: 8936c9ca6d6c3f12b490bf750647581d (MD5) Previous issue date: 2012-06-18en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAssistência estudantil na UFMT : trajetória e desafiospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAssistência estudantilpt_BR
dc.subject.keywordEstudante vulnerável socioeconomicamentept_BR
dc.subject.keywordPermanênciapt_BR
dc.subject.keywordUniversidadept_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Tânia Maria Santana dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1943636360314353pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Tânia Maria Santana dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1943636360314353pt_BR
dc.contributor.referee2Freitas, Leana Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1967610483616761pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6067530914087851pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo se propõe a reconstruir a trajetória da assistência estudantil na Universidade Federal de Mato Grosso, no período de 1970 a 2010. Com uma estrutura técnico-administrativa específica para o fim, a UFMT assiste com programas de bolsas, alimentação e moradia aos universitários, em especial os vulneráveis socioeconomicamente. A assistência estudantil visa prover condições necessárias para minimizar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes durante a formação acadêmica, no intuito de prevenir a repetência, retenção e evasão. Apesar de permear toda a vida da instituição, a assistência ao estudante é um campo de estudo pouco explorado, por isso a importância de reconstruir sua trajetória. Para o desenvolvimento do estudo, recorreu-se às fontes documentais e orais. Os relatórios de gestão, normativas, resoluções, matérias de jornais e informativos coletados nos acervos da instituição constituíram-se em fontes documentais. As entrevistas realizadas com pessoas que estiveram à frente do setor responsável pelas ações e programas de apoio ao estudante nas diferentes gestões da Administração Superior compõem as fontes orais. As entrevistas tiveram por finalidade complementar as informações coletadas por meio da documentação analisada. Através dos documentos, pôde se constatar que programas de bolsas e estágios são implementados na instituição desde 1972. A princípio, as ações de assistência se limitavam às bolsas remuneradas e isenções de taxas intrainstitucionais. Posteriormente, foram criados o Restaurante Universitário, a Casa do Estudante Universitário, os programas de auxílio à alimentação, à participação em eventos, dentre outros, para dar suporte à vivência acadêmica e à conclusão do curso universitário. Com a implementação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), em 2008, foram ampliadas as possibilidades de execução dos programas em decorrência da disponibilização de recursos do Ministério da Educação para este fim dentro das Instituições Federais de Educação Superior.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Política Socialpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.subject.keyword2Student assistancept_BR
dc.subject.keyword2Socioeconomically vulnerable studentpt_BR
dc.subject.keyword2Sojournpt_BR
dc.subject.keyword2Universitypt_BR
dc.contributor.referee3Giolo, Jaime-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6481846779381796pt_BR
dc.contributor.referee4Velasco, Erivã Garcia-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0809532943829262pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – PPGPS – Dissertações de mestrado

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