Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/148
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFonseca, Christiany Regina-
dc.date.accessioned2017-01-19T15:12:56Z-
dc.date.available2015-04-10-
dc.date.available2017-01-19T15:12:56Z-
dc.date.issued2015-03-20-
dc.identifier.citationFONSECA, Christiany Regina. Trabalho e educação: um olhar na perspectiva da economia popular. 2015. 241 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/148-
dc.description.abstractThis paper aims at discussing about the vendors and their relationship with work and education from the perspective of experience and knowledge production, trying to understand the "survival" of the Popular Economy opposite order of that capital from the productive restructuring has become increasingly precarious wage labor and is forcing many workers to find alternatives to survive and ensure material production and immaterial life. The theoretical and methodological framework relies on the national literature on the topics: Work, Education, Popular Economics, Productive Restructuring, Experience and Knowledge Production. It is a qualitative research, literature review, fieldwork through participant observation and interviews were the main methods and techniques being used. It is understood that the pedagogical processes also constitute itself as an element of the culture of work, mediating the objective and subjective conditions of the production process, and the dynamics of labor supply of knowledge acquired and produced the work process itself, in which the vendors and vendors are included in this perspective. To achieve the research objective, it was necessary to study the networks of relationships between "modes operandi" of peddlers, work and education. The seizure of these dimensions is essential for analyzing the strategies developed by them, in addition to knowledge of elements that allow the understanding of the social organization of the group. It is also intended through this study contribute to the debate on the issue of welfare, which the identification of this type of activity would be of paramount importance for a better understanding of how the interface work and education happen at this from the understanding that by through work man builds knowledge and so it also is formed and builds.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Igor Matos (igoryure.rm@gmail.com) on 2017-01-19T12:54:45Z No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Christiany Regina Fonseca.pdf: 5827077 bytes, checksum: 61c335c50c2c17ab5283020cb2511a77 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2017-01-19T15:12:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Christiany Regina Fonseca.pdf: 5827077 bytes, checksum: 61c335c50c2c17ab5283020cb2511a77 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-01-19T15:12:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Christiany Regina Fonseca.pdf: 5827077 bytes, checksum: 61c335c50c2c17ab5283020cb2511a77 (MD5) Previous issue date: 2015-03-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTrabalho e educação : um olhar na perspectiva da economia popularpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCamelôspt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Caetano, Edson-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0586786960992214pt_BR
dc.contributor.referee1Caetano, Edson-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0586786960992214pt_BR
dc.contributor.referee2Monteiro, Silas Borges-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1235153651563231pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6287757695933494pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo discutir o papel dos camelôs e sua relação com o trabalho e a educação na perspectiva da experiência e da produção de saberes. Busca compreender a “sobrevivência” da economia popular diante da ordem do capital, que, alicerçado na reestruturação produtiva, tem tornado cada vez mais precarizado o trabalho assalariado. Bem por isso, vem obrigando muitos trabalhadores a buscar alternativas para sobreviver e assegurar a produção material e imaterial da vida. O referencial teórico-metodológico se apoia na literatura nacional no atinente a estes temas: Trabalho, Educação, Economia Popular, Reestruturação Produtiva, Experiência e Produção de Saberes. Trata-se de pesquisa qualitativa, lançando mão de revisão bibliográfica, pesquisa de campo por meio de observação participante e entrevistas, que constituíram os métodos e as principais técnicas utilizadas. Entende-se que os processos educativos também constituem elemento da cultura do trabalho, mediando as condições objetivas e subjetivas do processo produtivo. A dinâmica do trabalho se revela fonte de saberes adquiridos e produzidos no próprio processo de trabalho, no qual os camelôs e os ambulantes estão inseridos nesta perspectiva. Para atingir o cerne da pesquisa, fez-se necessário estudar as redes de relação entre o modus operandi dos camelôs, associado ao trabalho e à educação. A apreensão dessas dimensões é essencial para a análise das estratégias desenvolvidas por eles, agregadas ao conhecimento de elementos que permitem a compreensão da organização social desse grupo. Pretende-se também, com este estudo, contribuir para o debate sobre a questão da economia popular, do qual a identificação deste tipo de atividade seria de suma importância para melhor compreensão de como a interface trabalho e educação aí ocorre, fundada na convicção de que, por meio do trabalho, o homem constrói saberes, e assim, também se forma e se constrói.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Peddlerspt_BR
dc.subject.keyword2Educationpt_BR
dc.contributor.referee3Batista, Eraldo Leme-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6978434647568779pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2015_Christiany Regina Fonseca.pdf5.69 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.