Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1593
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreitas, Priscila Lima-
dc.date.accessioned2019-11-21T14:02:26Z-
dc.date.available2018-06-22-
dc.date.available2019-11-21T14:02:26Z-
dc.date.issued2016-12-19-
dc.identifier.citationFREITAS, Priscila Lima. A fotografia como representação da cultura mato-grossense. 2016. 109 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/1593-
dc.description.abstractThis masters research has as its theme the study of photography as a cultural representation of the State of Mato Grosso. It seeks a plausible explanation for the inherent issues in the representative capacity of photography. Wonder if a photo is able to represent the culture of a state? Any photo is capable to represent the culture of Mato Grosso. If yes, how? In order to do so, we seek to understand, through bibliographical sources, the importance of photography from its origin to the present day, its degree of cultural representativeness with the population of the state through the history traced by photography in the territory of Mato Grosso, until the mid-nineteenth century. In addition to the influences between traditional versus contemporary theoretical debates on what photography itself is and its role in society. It is proposed a methodological model of analysis applied in five representative photographs of Mato Grosso culture, based on the concepts of first and second reality of Boris Kossoy (2002), and on the spaces concepts of Ana Maria Mauad (1996). The photographs were selected according to the items in the celebratory books, buildings, form of expression, places and knowledge present in the Documentary Inventory of Material and Intangible Heritage of Mato Grosso.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2019-11-11T16:22:33Z No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Priscila Lima Freitas.pdf: 3141287 bytes, checksum: 24011c6edc889a64965a5700821b3a7f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2019-11-21T14:02:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Priscila Lima Freitas.pdf: 3141287 bytes, checksum: 24011c6edc889a64965a5700821b3a7f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-21T14:02:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Priscila Lima Freitas.pdf: 3141287 bytes, checksum: 24011c6edc889a64965a5700821b3a7f (MD5) Previous issue date: 2016-12-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA fotografia como representação da cultura mato-grossensept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCulturapt_BR
dc.subject.keywordFotografiapt_BR
dc.subject.keywordSemióticapt_BR
dc.contributor.advisor1Fernandez, Andréa Ferraz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3187083520316584pt_BR
dc.contributor.referee1Fernandez, Andréa Ferraz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3187083520316584pt_BR
dc.contributor.referee2Bertoloto, José Serafim-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4937833975814371pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6924133329087506pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa de mestrado tem como temática o estudo da fotografia como representação cultural do Estado de Mato Grosso. Busca uma explicação plausível para as questões inerentes à capacidade representativa da fotografia. Pergunta-se uma foto é capaz de representar a cultura de um estado? Qualquer foto é capaz de representar a cultura de Mato Grosso. Se sim, como? Para tal, procura-se entender, por fontes bibliográficas, a importância da fotografia desde a sua origem até os dias atuais, o seu grau de representatividade cultural junto à população do estado através da história trilhada pela fotografia em território matogrossense, dos primórdios até meados do século XIX. Além das influências entre os debates teóricos tradicionais versus os contemporâneos sobre o que é a fotografia propriamente dita e o seu papel perante a sociedade. É proposto um modelo metodológico de análise aplicado em cinco fotografias representativas da cultura mato-grossense, baseadas nos conceitos de primeira e segunda realidade de Boris Kossoy (2002), e nos conceitos de espaços de Ana Maria Mauad (1996). As fotografias foram selecionadas de acordo com os itens constantes livros das celebrações, edificações, forma de expressão, lugares e saberes presentes no Inventário Documental do Patrimônio Material e Imaterial de Mato Grosso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação e Artes (FCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporâneapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.keyword2Culturept_BR
dc.subject.keyword2Photographypt_BR
dc.subject.keyword2Semioticspt_BR
dc.contributor.referee3Quadros, Imara Pizzato-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2908573133487675pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2016_Priscila Lima Freitas.pdf3.07 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.