Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1596
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Raquel Mützenberg-
dc.date.accessioned2019-11-21T15:33:51Z-
dc.date.available2018-
dc.date.available2019-11-21T15:33:51Z-
dc.date.issued2017-03-27-
dc.identifier.citationANDRADE, Raquel Mützenberg. (D)obras da pele: processo maiêutica e a presença do corpo do ator no teatro de animação contemporâneo. 2017. 93 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/1596-
dc.description.abstractThis work intends to discuss contemporary manifestations of the theater of animation, in which are registered several productions in which the actor offers movements, voice and breathing to a puppet or object, and also to parts of his own body to constitute structurally the object to be animated. In these manifestations appears poetics that are characterized by the creation of "folds" in the relation actor-puppet and in the function of the bodies of the actor and the puppet. The new relationships between the creative bloke and the created object, predominating the demystification in the animation of puppet, are understood as triggers of processes of singularization and, in this research, will be analyzed from the experience, from the feeling with the own skin. Based on the notion of Deleuze's folding and discussions about subjectivity, we will reflect on the creative process of the "Maiêutica" performance, created during this reasearch in a workshop with the puppeteer Natacha Belova, and performed with a puppet that unfolds from the body of the actor-animator.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2019-11-12T12:47:52Z No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Raquel Mützenberg Andrade.pdf: 7487090 bytes, checksum: 08bda4bd1fb1b3a984314a8334d8bb0f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2019-11-21T15:33:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Raquel Mützenberg Andrade.pdf: 7487090 bytes, checksum: 08bda4bd1fb1b3a984314a8334d8bb0f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-21T15:33:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Raquel Mützenberg Andrade.pdf: 7487090 bytes, checksum: 08bda4bd1fb1b3a984314a8334d8bb0f (MD5) Previous issue date: 2017-03-27en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDobras da pele: processo maiêutica e a presença do corpo do ator no teatro de animação contemporâneopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordDobrapt_BR
dc.subject.keywordTeatro de animaçãopt_BR
dc.subject.keywordCorpopt_BR
dc.subject.keywordMaiêuticapt_BR
dc.subject.keywordPelept_BR
dc.contributor.advisor1Azevedo, Maria Thereza de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8345268053922687pt_BR
dc.contributor.referee1Azevedo, Maria Thereza de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8345268053922687pt_BR
dc.contributor.referee2Soares, Teresinha Rodrigues Prada-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5500175848640333pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0030303888137044pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho pretende discutir manifestações contemporâneas do teatro de animação, nas quais registram-se diversas produções em que o ator-animador oferece movimentos, voz e respiração a um boneco ou objeto, e também partes do seu corpo para constituir estruturalmente o objeto a ser animado. Nestas manifestações aparecem poéticas que se caracterizam pela criação de "dobras" na relação cênica ator-boneco e na função dos corpos do ator e do boneco. As novas relações entre o sujeito criador e o objeto criado, predominando a desmistificação na animação de bonecos, são compreendidas como disparadoras de processos de singularização e, nesta pesquisa, serão analisados a partir da experiência, do sentir com a própria pele. Partindo, também, da noção de dobra de Deleuze e discussões sobre subjetividade, refletiremos sobre o processo criativo da performance "Maiêutica", criada durante a pesquisa de mestrado em workshop com a bonequeira Natacha Belova, e realizada com um boneco que se desdobra do corpo do ator-animador.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação e Artes (FCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporâneapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.keyword2Foldpt_BR
dc.subject.keyword2Theater of animationpt_BR
dc.subject.keyword2Bodypt_BR
dc.subject.keyword2Maieuticapt_BR
dc.subject.keyword2Skinpt_BR
dc.contributor.referee3Borges, Paulo César Balardim-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9137483053075236pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2017_Raquel Mützenberg Andrade.pdf7.31 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.