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Tipo documento: Dissertação
Título: O gesto musical do baterista na música de concerto : um estudo da obra Chronos X de Roberto Victorio
Autor(es): Schwarz, Ricardo Kalan
Orientador(a): Palhares, Taís Helena
Membro da Banca: Palhares, Taís Helena
Membro da Banca: Soares, Teresinha Rodrigues Prada
Membro da Banca: Gianesella, Eduardo Flores
Resumo : O presente trabalho tem como objetivo geral verificar de que forma o gesto musical contribui para a execução expressiva da obra Chronos X do compositor brasileiro Roberto Victorio, com enfoque na gestualidade produzida pelo intérprete na execução da bateria desta obra, composta para bateria e flauta transversal. Teve-se, como ponto de partida, o processo de maturação do gesto do intérprete que de início geralmente é rudimentar e desprovido de expressividade, mas que com o passar do tempo conforme os ensaios, estudos e planejamentos realizados, vai se desenvolvendo até a execução mais aperfeiçoada. Mesmo imanente do fazer musical, o gesto musical somente há algum tempo tornou-se objeto de pesquisa de cunho musicológico, composicional ou interpretativo. Em se tratando de gesto, não é somente um simples movimento mecânico que um indivíduo possa fazer, mas sim, movimento dotado de significado e intenção que busca exprimir ideias, pensamentos, estados anímicos, sentimentos, etc. A metodologia desenvolvida neste trabalho baseou-se, primeiramente, na busca por um maior entendimento da palavra gesto e suas várias formas de utilização na vida cotidiana. Posteriormente, a pretensão foi discutir sobre sua manifestação no contexto musical e especificamente no âmbito dos instrumentos de percussão, com atenção especial à bateria. Num segundo momento, foi realizada a discussão a respeito das transformações pelas quais a música passou no século XX, onde surgiram novas formas de criação e composição inovadoras que foram denominadas por Música de Vanguarda. Em seguida, tem-se a apresentação de alguns aspectos relacionados ao pensamento musicalcomposicional de Roberto Victorio e sua vertente própria denominada Música Ritual, termo oriundo da etnomusicologia. E por último a descrição sobre as características de sua obra Chronos X que tem como temática a multiplicidade do tempo expressada através da escrita da partitura. No último momento deste trabalho tem-se a descrição de todo o percurso do processo de construção da performance de Chronos X realizada pelo intérprete, que se inicia a partir da primeira leitura da partitura, passando pelo processo de memorização da obra através dos ensaios individuais, até o procedimento de elaboração e obtenção de gestos capazes de outorgarem-lhe um caráter performativo expressivo. Para cada etapa desta construção performativa foram gravados vídeos que serviram de ferramentas de análise dos resultados obtidos, uma vez que da primeira leitura para o final do estudo foram verificadas mudanças significativas em relação aos gestos, que inicialmente eram rudimentares e com o passar do tempo tornaram-se expressivos.
Resumo em lingua estrangeira: The present work has as general objective to verify that forms the musical gesture contributes for the expressive execution of the work the Brazilian composer‟s Roberto Victorio Chronos X, with focus in the gestualidade produced by the interpreter in the execution of the drums of this work, composite for drums and traverse flute. It was had, as starting point, the process of maturation of the interpreter‟s gesture that at the beginning is usually rudimentary and without expressiveness, but that in the course of time according to the rehearsals, studies and accomplished plannings, it goes if developing until the execution more improved. Same immanent of doing musical, the musical gesture there is only some time became object of research of stamp musicological, compositional or interpretative. In if treating of gesture, it is not only a simple mechanical movement that a individual can do, but, I move endowed with meaning and intention that it looks for to express ideas, thoughts, psychic states, feelings, etc. The methodology developed in this work was based, firstly, in the search for a larger understanding of the word gesture and their several use forms in the daily life. Later, the pretension was to discuss about its manifestation, in the musical context and specifically in the extent of the percussion instruments, with special attention to the drums. In a second moment, the discussion was accomplished regarding the transformations by the which the music passed in the century XX, where new creation forms and composition innovators that were denominated by Music of Vanguard appeared. Soon afterwards, the presentation of some aspects related to the thought is had musical-compositional of Roberto Victorio and his slope denominated own Ritual Music, term originating from of the etnomusicologia. It is last the description on the characteristics of his work Chronos X that has as theme the multiplicity of the time expressed through the writing of the score. In the last time of this work the description of the whole course of the process of construction of the performance of Chronos X is had accomplished by the interpreter, that begins starting from the first Reading of the score, going by the process of memorization of the work through the individual rehearsals, until the elaboration procedure and obtaining of gestures capable of grant it a character expressive performative. For each stage of this performative construction they were recorded video that served as tools of analysis of the obtained results, once of the first reading for the end of the study significant changes were verified in relation to the gestures, that initially were rudimentary and in the course of time they became expressive.
Palavra-chave: Gesto musical
Bateria
Chronos X
Roberto Victorio
Palavra-chave em lingua estrangeira: Musical gesture
Drums
Chronos X
Roberto Victorio
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea
Referência: SCHWARZ, Ricardo Kalan. O gesto musical do baterista na música de concerto: um estudo da obra Chronos X de Roberto Victorio. 2017. 104 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/1600
Data defesa documento: 4-Apr-2017
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado

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