Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1604
Tipo documento: Dissertação
Título: A vinheta de abertura da Copa FIFA de 2014 : produto de espetacularização ou referencial de identidade cultural?
Autor(es): Guimarães, Ivana Auxiliadora Gonçalves
Orientador(a): Rodrigues, Francisco Xavier Freire
Membro da Banca: Siqueira, Aline Wendpap Nunes de
Membro da Banca: Santos, Giordanna Laura da Silva
Membro da Banca: Bezerra, Sílvia Ramos
Resumo : Esta dissertação tem o intuito de analisar os elementos de identidade cultural/nacional brasileira presentes no objeto de pesquisa “Vinheta de Abertura da Copa do Mundo FIFA 2014”. A proposta geral consistiu em compreender em que medida tal produção contribuiu para um possível reforço aos referenciais de cultura e identidade vigentes ou se a produção se tratou unicamente de um desdobramento do processo de espetacularização do esporte. Buscou-se, portanto, entender se há a influência da mídia na difusão e/ou solidificação de tais elementos culturais/nacionais, além de apresentar concepções e ideias outras, que foram descobertas no exercício da análise dos dados. Para tanto, alguns autores e conceitos foram utilizados como bases teóricas neste trabalho: o conceito de cultura de Clifford Geertz, de identidade de Stuart Hall, a noção de comunidades imaginadas de Benedict Anderson, as interpretações de brasilidade de Gilberto Freyre, de Roberto Damatta e de José Carlos Reis, além das noções de mercantilização e de espetacularização do esporte, presentes em Pierre Bourdieu e em outros autores. Esta pesquisa consistiu numa análise qualitativa, que contou com a aplicação de entrevistas pessoais, por meio do instrumento de coleta conhecido como teste de associação de palavras. Em termos gerais, o respondente era convidado a relacionar palavras, após contato com o que se chama de estímulo indutor (no caso, a vinheta). Sobre os resultados alcançados, destaca-se o tamanho deslumbramento e impacto emocional da produção nos sujeitos entrevistados. Entretanto, as análises demonstram não haver compromisso central da entidade promotora do evento com a difusão ou manutenção das identidades nacionais do país-sede, mas com o espetáculo esportivo e sua lógica.
Resumo em lingua estrangeira: This dissertation intends to analyze the elements of Brazilian cultural / national identity present in the research object - Opening Voucher of the 2014 FIFA World Cup. The general proposal was to understand to what extent this production contributed to a possible reinforcement to the references of culture and identity or whether the production was only a development of the spectacular process of sport. Therefore, it was sought to understand if there is the influence of the media in the diffusion and / or solidification of such cultural / national elements, besides presenting other conceptions and ideas that were discovered in the exercise of data analysis. To that end, some authors and concepts were used as theoretical bases in this work: Clifford Geertz's concept of culture, Stuart Hall's identity, Benedict Anderson's notion of imagined communities, Gilberto Freyre's interpretations of Brazil, Roberto Damatta, José Carlos Reis, besides the notions of mercantilization and spectacularization of the sport, present in Pierre Bourdieu and other authors. This research, regarding the objective, consisted of a qualitative analysis, that counted on the application of personal interviews, through the instrument of collection known as test of association of words. In general terms, the respondent was invited to relate words, after contact with what is called an inducer stimulus (in this case, the vignette). Regarding the results achieved, it is worth noting the sheer size and emotional impact of the production in the subjects interviewed. However, the analysis shows that there is no central commitment of the entity that promotes the event with the diffusion or maintenance of the national identities of the host country, but with the sporting spectacle and its logic.
Palavra-chave: Esporte
Identidade brasileira
Copa
Palavra-chave em lingua estrangeira: Sport
Brazilian identity
Cup
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea
Referência: GUIMARÃES, Ivana Auxiliadora Gonçalves. A vinheta de abertura da Copa FIFA de 2014: produto de espetacularização ou referencial de identidade cultural? 2018. 124 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/1604
Data defesa documento: 25-Abr-2018
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado

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