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Tipo documento: Dissertação
Título: Diagnóstico do potencial olímpico de alunos de 15 a 17 anos da rede estadual de ensino de Cuiabá-MT
Autor(es): Fontes, José Henrique de Queiróz
Orientador(a): Fett, Carlos Alexandre
Coorientador: Zavala, Arturo Alejandro Zavala
Membro da Banca: Fett, Carlos Alexandre
Membro da Banca: Rinaldi, Wilson
Membro da Banca: Ravagnani, Fabricio Cesar de Paula
Resumo : Introdução: O esporte escolar favorece a socialização e processo de educação integral de cidadãos. Objetivo: Este estudo objetivou diagnosticar o potencial olímpico de escolares de 15 a 17 anos nas escolas públicas de Cuiabá-MT. Método: Trata-se de um estudo transversal descritivo de caráter exploratório, representativo da população de 28 escolas em um total de 11.006 escolares (414 escolares: 229 meninos e 185 meninas de 25 escolas). Foram aplicados testes físicos de agilidade, velocidade de deslocamento, força explosiva de membros superiores, força explosiva de membros inferiores, força abdominal e resistência geral, classificados pelo PROESP-BR. Os dados foram categorizados e distribuídos em percentuais. Resultados: Para a amostra toda, os melhores desempenhos foram obtidos nos testes de velocidade de deslocamento e força explosiva dos membros inferiores. Com exceção do teste de velocidade de deslocamento a maioria dos alunos teve desempenho em torno de razoável e fraco nos outros cinco testes. A amostra teve os piores resultados com desempenho fraco para agilidade (55,6%), resistência abdominal (54,4%) e resistência geral (36,7%). Considerando a soma dos testes os meninos tiveram 24,0% e as meninas 18,5% classificados como muito bom ou excelente. Conclusão: O fraco desempenho motor relacionado ao baixo nível esportivo é associado também a maior exposição a problemas de saúde. Aparentemente estes escolares podem estar expostos a baixos níveis de atividades físicas no ambiente escolar, carecendo investigar o quantitativo e qualitativo das aulas de Educação Física a fim de combater esta situação.
Resumo em lingua estrangeira: Introduction: The school promotes the sport socialization process and integral education of citizens. Objective: This study aimed to diagnose potential Olympic schoolchildren from 15 to 17 years in the public schools of Cuiaba-MT. Method: This was a cross-sectional descriptive and exploratory, representative of the population of 28 schools with a total of 11.006 students (414 students: 229 boys and 185 girls from 25 schools). We applied tests of physical agility, speed, explosive strength of upper limbs, lower limbs explosive strength, abdominal strength and endurance generally classified by PROESP-BR. Data were categorized and distributed in percentages. Results: For the entire sample, the best results were obtained in tests of forward speed and explosive power of the lower limbs. Except for the speed test displacement most students had around reasonable performance and weak in the other five tests. The sample had the worst results in poor performance for agility (55.6%), abdominal strength (54.4%) and overall resistance (36.7%). Considering the sum of the tests had 24.0% boys and 18.5% girls classified as very good or excellent. Conclusion: The poor performance related to low-level motor sport is also associated with greater exposure to health problems. Apparently these students should be exposed to low levels of physical activity in the school environment, lacking investigate the quantity and quality of physical education classes in order to combat this.
Palavra-chave: Desempenho físico
Adolescentes
Testes físicos
PROESP-BR
Palavra-chave em lingua estrangeira: Performance
Teenage
Physical tests
PROESP-BR
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Nutrição (FANUT)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Nutrição, Alimentos e Metabolismo
Referência: FONTES, José Henrique de Queiróz. Diagnóstico do potencial olímpico de alunos de 15 a 17 anos da rede estadual de ensino de Cuiabá-MT. 2013. 49 f. Dissertação (Mestrado em Biociências) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Nutrição, Cuiabá, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/1761
Data defesa documento: 26-Apr-2013
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FANUT - PPGNAM - Dissertações de mestrado

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