Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1854
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCruz, Luiz Thiago Castilho-
dc.date.accessioned2020-02-28T15:36:54Z-
dc.date.available2012-04-10-
dc.date.available2020-02-28T15:36:54Z-
dc.date.issued2012-03-23-
dc.identifier.citationCRUZ, Luiz Thiago Castilho. Avaliação técnica e econômica de trator autocarregável no transporte principal de madeira de Tectona grandis L.f. em Mato Grosso. 2012. 41 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais e Ambientais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Engenharia Florestal, Cuiabá, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/1854-
dc.description.abstractThe objective of this study was to analyze technical and economic activity of the main transport of wood in plantations of Tectona grandis L.f in the State of Mato Grosso, using the self - loading tractor. The analysis included a study of motion and time, the economic analysis calculating the operating cost of transport. The study was conducted in Campina Farm, owned by the company Teak in Brazil located in the district of Pirizal, City of Nossa Senhora do Livramento (MT). Adopted the simple random sampling, was conducted a pilot study of the operating cycle of the main transport of wood to set the number of observations required to provide a maximum sampling error of 5% and a confidence level of 95%. The results showed that the element consumed most of the total cycle time was operating loading, with 58% with an average operating efficiency found from 20.77 m³ / hour. The cost of fuel was the item that most contributed to the formation of total operating costs with 22% and the value of the total operating cost was estimated at R $ 57.72 / hour.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2020-02-06T14:37:46Z No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Luiz Thiago Castilho Cruz.pdf: 1329078 bytes, checksum: 50349776bb90a1679b56fe2e5f967a4a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2020-02-28T15:36:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Luiz Thiago Castilho Cruz.pdf: 1329078 bytes, checksum: 50349776bb90a1679b56fe2e5f967a4a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-28T15:36:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Luiz Thiago Castilho Cruz.pdf: 1329078 bytes, checksum: 50349776bb90a1679b56fe2e5f967a4a (MD5) Previous issue date: 2012-03-23en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAvaliação técnica e econômica de trator autocarregável no transporte principal de madeira de Tectona grandis L.f. em Mato Grossopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordColheita florestalpt_BR
dc.subject.keywordTrator autocarregávelpt_BR
dc.subject.keywordCustos de transportept_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Roberto Antonio Ticle de Melo e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1231916898342557pt_BR
dc.contributor.referee1Sousa, Roberto Antonio Ticle de Melo e-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1231916898342557pt_BR
dc.contributor.referee2Acosta, Fidel Cándano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3518376880493801pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8771524802871165pt_BR
dc.description.resumoObjetivou-se com este estudo fazer uma análise técnica e econômica da atividade de transporte principal de madeira de Tectona grandis L.f., de uma empresa florestal localizada no Estado de Mato Grosso, utilizando o trator autocarregável. A análise técnica englobou um estudo de tempos e movimentos e a análise econômica o cálculo do custo operacional de transporte. A pesquisa foi realizada na Fazenda Campina, de propriedade da empresa Teca do Brasil, localizada no distrito de Pirizal, Município de Nossa Senhora do Livramento (MT). Adotou-se a amostragem casual simples, tendo sido realizado um estudo-piloto do ciclo operacional do transporte principal da madeira visando definir o número de observações necessárias para proporcionar um erro de amostragem máximo de 5%, a um nível de confiança de 95% de probabilidade. Os resultados demonstraram que o elemento que consumiu a maior parte do tempo total do ciclo operacional de transporte foi o carregamento, com 58%, com o autocarregável apresentando um rendimento operacional médio de 20,77 m³/hora. O item que mais contribuiu na formação dos custos operacionais totais foi o gasto com combustível (22%), sendo o valor do custo operacional total estimado de R$ 57,72/hora.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenharia Florestal (FENF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Florestais e Ambientaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTALpt_BR
dc.subject.keyword2Timber harvestingpt_BR
dc.subject.keyword2Farm tractor autocarregávelpt_BR
dc.subject.keyword2Transport costspt_BR
dc.contributor.referee3Costa, Reginaldo Brito da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5482602985686580pt_BR
dc.contributor.referee4Leite, Angelo Márcio Pinto-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6259579330358182pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – FENF – PPGCFA – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2012_Luiz Thiago Castilho Cruz.pdf1.3 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.