Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1859
Tipo documento: Dissertação
Título: A metodologia de ensino de Marie Curie como uma proposta subjacente para a aprendizagem significativa de conceitos físicos nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Autor(es): Cezar, Derli Cleria da Silva
Orientador(a): Paulo, Iramaia Jorge Cabral de
Membro da Banca: Paulo, Iramaia Jorge Cabral de
Membro da Banca: Paulo, Sérgio Roberto de
Membro da Banca: Silva, Elvis Lira da
Resumo : O presente trabalho, feito de uma pesquisa teórica e prática, sobre o ensino de Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola privada de Cuiabá – MT, tem por base a pedagogia de Marie Curie que, ao seu tempo, preocupou-se com a formação integral do cidadão como ser pensante, atuante e corresponsável pelo destino da sociedade. É uma pesquisa que comprovadamente contribuirá para o processo ensino-aprendizagem, uma vez que o ensino de Ciências Naturais (Física) porta de grande relevância no que diz respeito à formação do cidadão, inclusive referindo-se à alfabetização, que nos tempos atuais não se reduz apenas no ler e escrever, mas sim numa “alfabetização científica”, que envolve todas as faces do processo de alfabetização. Diante de tal fato, propomos o uso de experimentos no Ensino Fundamental, segundo a metodologia de Marie Curie, a fim de que se possa aproveitar a natural curiosidade dos alunos para trabalhar os conceitos físicos presentes no cotidiano com introdução da linguagem científica na sua estrutura cognitiva. A ausência dessa linguagem pode ser uma das dificuldades no aprendizado do aluno quando se encontra cursando o Ensino Médio, ou até mesmo o Ensino Superior. Provavelmente o empecilho de aprender a Física tenha por motivo fatores que surgem nos anos iniciais, quando se apresenta formalmente a concepção de ciências. A abordagem dos temas de Física pode favorecer a compreensão da dinâmica e do processo de ensino em sala de aula e no laboratório. Nesse sentido, foram desenvolvidas aulas práticas no laboratório de Física da escola citada, com participação dos alunos do 5° ano e dos seus respectivos professores. No decorrer dessas aulas levou-se em consideração o conhecimento espontâneo de cada criança adquirido em seu mundo real e vivencial, junto ao processo de ensino-aprendizagem de Física. Diante da inquietação das crianças em busca de respostas e explicações lógicas para a solução da problemática apresentada em cada aula, trouxe a convicção de que o trabalho prático com aulas no laboratório é inquestionável para que o ensino de Ciências Naturais (Física) atinja o efeito esperado na formulação de conceitos, que, consequentemente, resultará na construção gradativa do saber.
Resumo em lingua estrangeira: This present work, made from a theoretical and practical research about the teaching of Physics in the earlier years of the Primary Education at a private school in Cuiabá – MT, focused in the pedagogy of Marie Curie whom, in her own time, preoccupied with the integral formation of the citizen as a thinking creature, acting and co-responsible by the destiny of the society. It’s a research that surely will contribute to the teaching-learning process, once that the learning of Natural Sciences (Physics) bears great prominence on the formation of the citizen, inclusively referring to the alphabetization, that, nowadays, does not only is reduced in skills such as reading and writing, but in a “scientific alphabetization”, which covers all the faces of the alphabetization process. Facing this fact, we propose the using of experimentations in Primary Education, in conformity to the methodology of Marie Curie, making good use of the natural curiosity of the students to work the physics concepts that are present in the daily lives, with the insertion of the scientific language in their cognitive structure. The absence of such language may be one of the existent difficulties in the learning when the scholar is studying the High School, or even the Higher Education. Probably the difficulty on learning Physics have as reasons agents which come to sight in the earlier years, when the concepts of sciences are formally presented. The boarding of the physic themes can to favor the comprehension of the dynamics and the process of teaching in the classroom and in the laboratory. According this way, practical classes have been developed in the laboratory of Physics of the summoned school, with the participation of the 5th year students and their respective professors. Throughout these classes, have been considerated each child’s spontaneous knowledge, acquired in their actual and experiential worlds, together with the teaching-learning process in Physics. Facing the inquietude of the children on the pursuit of answers and logical interpretations in order to solve the proposition presented in each class, a conviction is brought that the practical work with laboratory classes is unquestionable for the obtainment of the expected effects in the teaching of Natural Sciences (Physics) which, consequently, will result on the gradual construction of the knowledge.
Palavra-chave: Ensino de física
Ensino fundamental (anos iniciais)
Laboratório
Aprendizagem significada
Marie Curie
Palavra-chave em lingua estrangeira: Teaching of physics
Primary education (earlier years)
Laboratory
Meaningful learning
Marie Curie
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Física (IF)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais
Referência: CEZAR, Derli Cleria da Silva. A metodologia de ensino de Marie Curie como uma proposta subjacente para a aprendizagem significativa de conceitos físicos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2012. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/1859
Data defesa documento: 19-Dec-2012
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2012_Derli Cléria da Silva Cézar.pdf4.72 MBAdobe PDFVer/Abrir
A Pedagogia de Marie Curie - Principais Construtos.pdf1.35 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.