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dc.creatorFerreira, Lurnio Antonio Dias-
dc.date.accessioned2020-03-02T11:36:47Z-
dc.date.available2012-10-12-
dc.date.available2020-03-02T11:36:47Z-
dc.date.issued2012-06-29-
dc.identifier.citationFERREIRA, Lurnio Antonio Dias. Instrumentalizando o ensino de ciências: inclusão de alunos com deficiência visual por meio de conteúdos botânicos. 2012. 60 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/1863-
dc.description.abstractInclusive education in regular educational system, advocated and implemented by the governments of the three spheres, federal, state and municipal, has been hampered due to that part of the actors responsible for the effective action of the teaching-learning process, in this case teachers, are not fully qualified to work with students with a disability, enrolled in regular classrooms, as noted in a study conducted in two public schools located in the city of Cuiabá-MT. This survey shows that the participants teachers, responsible for the sciences subject of the elementary school, are licenced in biology, physics or chemistry, and these courses, not predicted in their curriculum structures, activities or disciplines that prepare them adequately for the exercise of teaching from the perspective of inclusive education. In order to favor these teachers to promote the inclusion of students with visual impairments in regular classes, from botanical contents provided in the curricular structure of science education, it was developed an educational material applicable for both students with normal vision as for those with disabilities visual, enrolled in the same class. Such material is anchored mainly on botanical resources employed more frequently in the daily lives of these students, in the school or home.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2020-02-11T12:27:19Z No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Lurnio Antonio Dias Ferreira.pdf: 898276 bytes, checksum: b28642b4fc5f661bcdb54372fee756da (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2020-03-02T11:36:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Lurnio Antonio Dias Ferreira.pdf: 898276 bytes, checksum: b28642b4fc5f661bcdb54372fee756da (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-02T11:36:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Lurnio Antonio Dias Ferreira.pdf: 898276 bytes, checksum: b28642b4fc5f661bcdb54372fee756da (MD5) Previous issue date: 2012-06-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleInstrumentalizando o ensino de ciências : inclusão de alunos com deficiência visual por meio de conteúdos botânicospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordMaterial didáticopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de botânicapt_BR
dc.contributor.advisor1Hardoim, Edna Lopes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7813077353342953pt_BR
dc.contributor.referee1Hardoim, Edna Lopes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7813077353342953pt_BR
dc.contributor.referee2Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7018286591963865pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3983029598758327pt_BR
dc.description.resumoA educação inclusiva no sistema regular de ensino, defendida e implementada pelos poderes públicos das três esferas, federal, estadual e municipal, tem sido dificultada em função de que parte dos atores responsáveis pela ação efetiva do processo ensino-aprendizagem, no caso os docentes, não estão plenamente habilitados para trabalhar com alunos portadores de algum tipo de deficiência, matriculados em salas regulares, conforme observado numa pesquisa realizada em duas escolas públicas estaduais localizadas no município de Cuiabá-MT. Essa pesquisa mostra que os professores participantes, responsáveis pela disciplina de ciências do ensino fundamental, são licenciados em biologia, física ou química, e estes cursos, não previam em suas estruturas curriculares, atividades ou disciplinas que os preparassem adequadamente para o exercício da docência na perspectiva de uma educação inclusiva. Com o propósito de favorecer esse docente na promoção de inclusão de alunos com deficiência visual em classes regulares, a partir de conteúdos botânicos previstos na estrutura curricular do ensino de ciências, foi elaborado um material didático de aplicabilidade tanto para alunos videntes como para aqueles com deficiência visual, matriculados na mesma classe. O referido material se ancora principalmente nos recursos botânicos empregados com mais frequência no cotidiano desses alunos, no âmbito escolar ou doméstico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.subject.keyword2Inclusive educationpt_BR
dc.subject.keyword2Coursewarept_BR
dc.subject.keyword2Teaching of botanypt_BR
dc.contributor.referee3Guarim Neto, Germano-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8969553047461469pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

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