Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/1866
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Hiller, Edemar | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-02T14:04:25Z | - |
dc.date.available | 2013-12-19 | - |
dc.date.available | 2020-03-02T14:04:25Z | - |
dc.date.issued | 2013-11-25 | - |
dc.identifier.citation | HILLER, Edemar. Vídeos didáticos: uma estratégia metodológica para ensinar conceitos de termodinâmica. 2013. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/1866 | - |
dc.description.abstract | Embedded technology to teaching can help in scientific training of students and encourage meaningful learning. This study sought to analyze the feasibility of use of videos that feature models and simulations of physical phenomena to teach physics contents of Thermodynamics. This strategy was applied to students of 2nd year of high school, a public school, observing the meaningful learning of David Paul Ausubel and the use of facilitators of Learning Theory Principles Significant criticism of Dr. Marco Antonio Moreira. The studies here seek to analyze data obtained through pre-event and post-event tests, of notes during the presentation of videos and mainly an interview conducted three months after the application of the methodological strategy. The methodological design for analysis of the data obtained in this research was in the light of the interpretative qualitative analysis with very personal views corroborated with quantitative analysis, because the data are loaded with numeric values. In the implementation of the strategy were used videos following the Product Educational criteria that were based on the guidelines of Dr. José Manuel Morán. The results indicate a significant learning of the concepts discussed and related to everyday experiences pointing positively to its use as a methodological strategy to teach physics concepts. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2020-02-11T15:50:00Z No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Edemar Hiller.pdf: 3173370 bytes, checksum: c907e1f3da3183cd783c234213846cf5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2020-03-02T14:04:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Edemar Hiller.pdf: 3173370 bytes, checksum: c907e1f3da3183cd783c234213846cf5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-03-02T14:04:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Edemar Hiller.pdf: 3173370 bytes, checksum: c907e1f3da3183cd783c234213846cf5 (MD5) Previous issue date: 2013-11-25 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Vídeos didáticos : uma estratégia metodológica para ensinar conceitos de termodinâmica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Subsunçores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Vídeo-aula | pt_BR |
dc.subject.keyword | Simulações | pt_BR |
dc.subject.keyword | Modelos em web | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rinaldi, Carlos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5080147590223202 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rinaldi, Carlos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5080147590223202 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Curvo, Eduardo Augusto Campos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8170800329568830 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | . | pt_BR |
dc.description.resumo | A tecnologia incorporada ao ensino pode auxiliar na formação cientifica dos estudantes e favorecer a aprendizagem significativa. Este trabalho buscou analisar a viabilidade da utilização de vídeos didáticos que apresentam modelos e simulações de fenômenos físicos para ensinar conteúdos de física de Termodinâmica. Utilizando-se desta estratégia foi trabalhado com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Cuiabá, observando-se a Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel e a utilização dos Princípios Facilitadores da Teoria de Aprendizagem Significativa Crítica de Marco Antônio Moreira. Os estudos buscam analisar dados obtidos através de testes pré e pós-evento, durante a apresentação dos vídeos e, principalmente de uma entrevista realizada três meses após a aplicação da estratégia metodológica. O delineamento metodológico para análise dos dados foi à luz da análise qualitativa interpretativa com pontos de vista de interpretações pessoais, corroborada com a análise quantitativa, pois os dados estão carregados de valores numéricos. Na aplicação da estratégia foram usados vídeos seguindo os critérios do Produto Educacional que se baseou nas orientações do Dr. José Manuel Morán em comum acordo com os Princípios Facilitadores do Dr. Marco Antônio Moreira. Os resultados apontam indícios de aprendizagem significativa que tange aos conceitos relacionados ao tema abordado neste trabalho. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física (IF) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Meaningful learning | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Subsunçores | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Instructional video | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Simulations | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Models on the web | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Barbosa, Joaquim de Oliveira | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7488521222740343 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2013_Edemar Hiller.pdf | 3.1 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.