Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1866
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHiller, Edemar-
dc.date.accessioned2020-03-02T14:04:25Z-
dc.date.available2013-12-19-
dc.date.available2020-03-02T14:04:25Z-
dc.date.issued2013-11-25-
dc.identifier.citationHILLER, Edemar. Vídeos didáticos: uma estratégia metodológica para ensinar conceitos de termodinâmica. 2013. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/1866-
dc.description.abstractEmbedded technology to teaching can help in scientific training of students and encourage meaningful learning. This study sought to analyze the feasibility of use of videos that feature models and simulations of physical phenomena to teach physics contents of Thermodynamics. This strategy was applied to students of 2nd year of high school, a public school, observing the meaningful learning of David Paul Ausubel and the use of facilitators of Learning Theory Principles Significant criticism of Dr. Marco Antonio Moreira. The studies here seek to analyze data obtained through pre-event and post-event tests, of notes during the presentation of videos and mainly an interview conducted three months after the application of the methodological strategy. The methodological design for analysis of the data obtained in this research was in the light of the interpretative qualitative analysis with very personal views corroborated with quantitative analysis, because the data are loaded with numeric values. In the implementation of the strategy were used videos following the Product Educational criteria that were based on the guidelines of Dr. José Manuel Morán. The results indicate a significant learning of the concepts discussed and related to everyday experiences pointing positively to its use as a methodological strategy to teach physics concepts.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2020-02-11T15:50:00Z No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Edemar Hiller.pdf: 3173370 bytes, checksum: c907e1f3da3183cd783c234213846cf5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2020-03-02T14:04:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Edemar Hiller.pdf: 3173370 bytes, checksum: c907e1f3da3183cd783c234213846cf5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-02T14:04:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Edemar Hiller.pdf: 3173370 bytes, checksum: c907e1f3da3183cd783c234213846cf5 (MD5) Previous issue date: 2013-11-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleVídeos didáticos : uma estratégia metodológica para ensinar conceitos de termodinâmicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem significativapt_BR
dc.subject.keywordSubsunçorespt_BR
dc.subject.keywordVídeo-aulapt_BR
dc.subject.keywordSimulaçõespt_BR
dc.subject.keywordModelos em webpt_BR
dc.contributor.advisor1Rinaldi, Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5080147590223202pt_BR
dc.contributor.referee1Rinaldi, Carlos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5080147590223202pt_BR
dc.contributor.referee2Curvo, Eduardo Augusto Campos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8170800329568830pt_BR
dc.creator.Lattes.pt_BR
dc.description.resumoA tecnologia incorporada ao ensino pode auxiliar na formação cientifica dos estudantes e favorecer a aprendizagem significativa. Este trabalho buscou analisar a viabilidade da utilização de vídeos didáticos que apresentam modelos e simulações de fenômenos físicos para ensinar conteúdos de física de Termodinâmica. Utilizando-se desta estratégia foi trabalhado com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Cuiabá, observando-se a Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel e a utilização dos Princípios Facilitadores da Teoria de Aprendizagem Significativa Crítica de Marco Antônio Moreira. Os estudos buscam analisar dados obtidos através de testes pré e pós-evento, durante a apresentação dos vídeos e, principalmente de uma entrevista realizada três meses após a aplicação da estratégia metodológica. O delineamento metodológico para análise dos dados foi à luz da análise qualitativa interpretativa com pontos de vista de interpretações pessoais, corroborada com a análise quantitativa, pois os dados estão carregados de valores numéricos. Na aplicação da estratégia foram usados vídeos seguindo os critérios do Produto Educacional que se baseou nas orientações do Dr. José Manuel Morán em comum acordo com os Princípios Facilitadores do Dr. Marco Antônio Moreira. Os resultados apontam indícios de aprendizagem significativa que tange aos conceitos relacionados ao tema abordado neste trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.subject.keyword2Meaningful learningpt_BR
dc.subject.keyword2Subsunçorespt_BR
dc.subject.keyword2Instructional videopt_BR
dc.subject.keyword2Simulationspt_BR
dc.subject.keyword2Models on the webpt_BR
dc.contributor.referee3Barbosa, Joaquim de Oliveira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7488521222740343pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2013_Edemar Hiller.pdf3.1 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.