Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1868
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Juliana Araujo do Carmo Sales-
dc.date.accessioned2020-03-02T14:06:56Z-
dc.date.available2014-03-11-
dc.date.available2020-03-02T14:06:56Z-
dc.date.issued2013-11-25-
dc.identifier.citationBARBOSA, Juliana Araujo do Carmo Sales. A aula de campo como alternativa metodológica para o ensino de Ciências visando uma aprendizagem significativa. 2013. 75 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/1868-
dc.description.abstractThe class field is an important issue in the teaching of Natural Sciences; despite this importance such methodology is not widely used, or wrongly applied by the teachers who use it. Based on this premise this paper studied the methodologies used by teachers of Natural Sciences State School Joaquim Augusto da Costa Marques municipality of Denise MT; systematizing the practice of field classes. We work from the perspective of conceptual construction focused on meaningful learning, critical and reflective. From reflections emerged ace new contributions to teaching and learning, presenting an alternative school that is opposed to traditional teaching. This study used a qualitative methodology, and data collection was carried out through interviews with ten school teachers mentioned above. From these data it was proposed didactic material on the practice field classes (manual of procedures and theory of teaching and learning, focusing on significant critical theory and reflexive). With the results that can be seen is that teachers do not feel comfortable in using new methodologies. From this evidence constituted a study group in which teachers would gather once a week to undertake the study of the teaching material, and from the discussions were made notes on how to use the methodology of field class. From the results obtained it has evidence that the teaching material prepared on field classes was able to encourage teachers to redesign their teaching practices with a view to a more effective teaching and learning more meaningful for the student, together with the context, criticality, reflection, autonomy and taste for school and science.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2020-02-12T13:14:30Z No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Juliana Araujo do Carmo Sales Barbosa.pdf: 963812 bytes, checksum: 35f9da2d54b9aeefabe58142373f9dcd (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2020-03-02T14:06:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Juliana Araujo do Carmo Sales Barbosa.pdf: 963812 bytes, checksum: 35f9da2d54b9aeefabe58142373f9dcd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-02T14:06:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Juliana Araujo do Carmo Sales Barbosa.pdf: 963812 bytes, checksum: 35f9da2d54b9aeefabe58142373f9dcd (MD5) Previous issue date: 2013-11-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA aula de campo como alternativa metodológica para o ensino de Ciências visando uma aprendizagem significativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAula de campopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem significativapt_BR
dc.contributor.advisor1Rinaldi, Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5080147590223202pt_BR
dc.contributor.referee1Rinaldi, Carlos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5080147590223202pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Maria Saleti Ferraz Dias-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7509657429371843pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0654079839354610pt_BR
dc.description.resumoA aula de campo é um tema relevante no ensino de Ciências Naturais, apesar dessa importância tal metodologia ainda é pouco utilizada ou aplicada de forma equivocada pelos professores que a utilizam. A partir dessa constatação nessa pesquisa identificou-se quais metodologias são utilizadas pelos professores de Ciências Naturais da Escola Estadual Joaquim Augusto da Costa Marques do município de Denise MT, sistematizando a prática de aulas de campo. Trabalhamos na perspectiva da construção conceitual focada na aprendizagem significativa, crítica e reflexiva. A partir de reflexões surgiram novas contribuições para o ensino aprendizagem, apresentando-se uma alternativa de ensino que se contrapõe ao ensino tradicional. Nesse estudo utilizou-se a metodologia qualitativa e a coleta de dados foi realizada através de entrevistas com dez professores da referida escola. A partir desses dados foi proposto um material didático sobre a prática de aulas de campo (manual de procedimentos e teoria de ensino e aprendizagem, com foco na teoria da aprendizagem significativa crítica e reflexiva). Com os resultados obtidos foi possível perceber que os professores ainda não se sentem à vontade em utilizar novas metodologias. Por meio dessa constatação constituiu-se um grupo de estudos, no qual os professores reuniam-se uma vez por semana para realizar o estudo do material didático, e a partir das discussões eram feitos apontamentos sobre a forma de utilização da metodologia da aula de campo. A partir dos resultados pode–se perceber que o material didático elaborado sobre aulas de campo foi capaz de incentivar os professores a reelaborar suas práticas pedagógicas com vista a um ensino mais efetivo e uma aprendizagem mais significativa para o estudante, aliado ao contexto, a criticidade, a reflexão, a autonomia e ao gosto pela escola e pela Ciência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.subject.keyword2Lecture fieldpt_BR
dc.subject.keyword2Science educationpt_BR
dc.subject.keyword2Meaningful learningpt_BR
dc.contributor.referee3Barbosa, Joaquim de Oliveira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7488521222740343pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2013_Juliana Araujo do Carmo Sales Barbosa.pdf941.22 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.