Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1869
Tipo documento: Dissertação
Título: Hipermídia TermoQuim : uma estratégia pedagógica para o ensino de Química
Autor(es): Cardoso, Mônica Santana
Orientador(a): Mello, Irene Cristina de
Membro da Banca: Mello, Irene Cristina de
Membro da Banca: Hardoim, Edna Lopes
Membro da Banca: Ferreira, Maria Saleti Ferraz Dias
Resumo : As hipermídias tendem a funcionar como uma ferramenta que auxilia o professor no processo de ensino-aprendizagem, pois apresenta várias possibilidades para que o indivíduo construa conceitos, interagindo com simulações, animações, acessando textos, vídeos, imagens, sons e links que contribuirão para seu aprendizado. Ao fazer uso de diferentes formas de linguagem, as hipermídias permitem a utilização de diferentes metodologias e auxilia o professor a atender as diferenças de cada aluno. Diagnosticamos, em levantamentos prévios, que já existem algumas hipermídias voltadas para o ensino de Química, no entanto, não foi encontrada nenhuma sobre o ensino de Termoquímica. Em um levantamento realizado com professores de Química da rede pública estadual de Mato Grosso, a Termoquímica foi citada como um dos conteúdos mais difíceis de trabalhar no Ensino Médio. Assim, o presente estudo apresenta como temática as Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, sendo o seu objeto de pesquisa um produto educacional, uma hipermídia. Investigamos a contribuição da hipermídia TermoQuim sobre Termoquímica no ensino de Química para estudantes do Ensino Médio, desenvolvida durante o processo desta investigação mediante análise dos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do subprojeto de Química da UFMT, campus Cuiabá (Edital 2011). A pesquisa foi realizada utilizando uma metodologia de pesquisa de cunho qualitativa com características de estudo de caso e pesquisa documental, além de tratar-se de uma pesquisa exploratória, pois tem como objeto de estudo uma hipermídia, que é um assunto ainda pouco conhecido e explorado no ensino de Química. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram dois questionários, um estudo dirigido, análise de livros didáticos e revisão de literatura científica. A Hipermídia TermoQuim apresenta os seguintes componentes: Apresentação, Curiosidades, Calor e Temperatura, Reações Exotérmicas e Endotérmicas, Calorímetro, Entalpia, Atividades, Créditos e Tutoria. Este trabalho permitiu-nos constatar que o uso de hipermídias no Ensino de Química contribui de forma positiva no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que poderá propiciar aos alunos o acesso a diferentes mídias, além de permitir que atuem ativamente no processo. Assim, o produto educacional proposto evidenciou-se capaz de auxiliar os professores de Química no ensino de Termoquímica, podendo ser utilizado no Ensino Médio e, também, com alunos de licenciatura em Química para abordar a produção de materiais didáticos. Os resultados da pesquisa demonstram, ainda, que a utilização de hipermídias pode contribuir de forma efetiva para o ensino de Química, uma vez que essa ferramenta permite ao professor fazer uso de diferentes recursos (vídeos, textos, som, imagem, animação, simulação, experimentos) para abordar um mesmo conteúdo, podendo oportunizar uma aprendizagem significativa.
Resumo em lingua estrangeira: The hypermedia tend to function as a tool that assists the teacher in the teaching-learning process, it presents several possibilities for the individual to build concepts, interacting with simulations, animations, accessing texts, videos, pictures, sounds and links that will contribute to their learning. By making use of different forms of language, hypermedia allow the use of different methodologies and assists the teacher to meet the differences of each student. Diagnosed in previous studies, there are already some hypermedia facing the teaching of chemistry, however, was not found on teaching Thermochemistry. Considering that in a survey of chemistry teachers in public schools to Thermochemistry of Mato Grosso was cited as one of the most difficult content to work in high school. Thus, this study shows how the theme of Information and Communication Technologies in Education, being the object of his search an educational product, a hypermedia. We investigated the contribution of hypermedia TermoQuim on Thermochemistry in teaching chemistry to high school students, developed during this research by analyzing the participants Institutional Scholarship Program Initiation to Teaching (Pibid) subproject of Chemistry UFMT campus Cuiabá (Proclamation 2011). The survey was conducted using a survey methodology die qualitative characteristics of case study and documentary research, and that this is an exploratory research, it has as its object of study, a hypermedia, subject still little known and exploited in teaching Chemistry. The data collection instruments used were two questionnaires, one directed study, analysis of textbooks and scientific literature review. The Hypermedia TermoQuim the following components: Presentation, Trivia, Heat and Temperature, endothermic and exothermic reactions, Calorimeter, Enthalpy, Activities, Credit and tutoring. This work allowed us to conclude that the use of hypermedia in the Teaching of Chemistry contributes positively in the teaching-learning process, because it can provide students access to different media, and allow them to act actively in the process. Thus, the proposed educational product showed himself able to assist teachers in teaching Chemistry Thermochemistry and can be used in high school and also with undergraduate students in chemistry to address the production of teaching materials. The survey results show further that the use of hypermedia can contribute effectively to the teaching of Chemistry, since this tool allows teachers to make use of various resources (video, text, sound, image, animation, simulation, experiments) to address the same content, which may oportunizar meaningful learning.
Palavra-chave: Termoquímica
Hipermídia
Ensino de química
Palavra-chave em lingua estrangeira: Thermochemistry
Hypermedia
Chemistry teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Física (IF)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais
Referência: CARDOSO, Mônica Santana. Hipermídia TermoQuim: uma estratégia pedagógica para o ensino de Química. 2013. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/1869
Data defesa documento: 8-Mar-2013
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2013_Mônica Santana Cardoso.pdf2.86 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.