Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1870
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Marcelo Luiz da-
dc.date.accessioned2020-03-02T14:09:50Z-
dc.date.available2012-11-30-
dc.date.available2020-03-02T14:09:50Z-
dc.date.issued2012-10-13-
dc.identifier.citationSILVA, Marcelo Luiz da. Paródia: uma estratégia metodológica no ensino de física sobre trabalho e energia. 2012. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/1870-
dc.description.abstractThis study investigated whether it was feasible to stimulate parodies as a methodological tool for science teaching. Two classes of first year of high school from a private school in Alta Floresta – MT were selected for this task. This is a qualitative research where theories of meaningful learning served as theoretical support. Students were divided into groups and classes lasted about a month. They were encouraged to consult other materials beyond their textbook for producing parodies. During this process the teacher transited by groups discussing and debating these concepts. The learners discovered information through problem solving. Students were evaluated through discursive evidence before the beginning of the research and during the school year. They also conducted a group interview. It was clear the students' motivation to carry out the proposed activities and there was a large commitment of them during the presentations. Overall, students showed a significant evolution and assimilation of new concepts, demonstrating that the tool was efficient for the purposes intended.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2020-02-12T15:48:31Z No. of bitstreams: 2 Produto_Profmarceloluizdasilva.pdf: 7192254 bytes, checksum: fd4277f62370a49b4cebb1c33022bf66 (MD5) DISS_2012_Marcelo Luiz da Silva.pdf: 1370908 bytes, checksum: ec20247cb843a574be0991f9666e38db (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2020-03-02T14:09:50Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Produto_Profmarceloluizdasilva.pdf: 7192254 bytes, checksum: fd4277f62370a49b4cebb1c33022bf66 (MD5) DISS_2012_Marcelo Luiz da Silva.pdf: 1370908 bytes, checksum: ec20247cb843a574be0991f9666e38db (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-02T14:09:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Produto_Profmarceloluizdasilva.pdf: 7192254 bytes, checksum: fd4277f62370a49b4cebb1c33022bf66 (MD5) DISS_2012_Marcelo Luiz da Silva.pdf: 1370908 bytes, checksum: ec20247cb843a574be0991f9666e38db (MD5) Previous issue date: 2012-10-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleParódia : uma estratégia metodológica no ensino de física sobre trabalho e energiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keyword.pt_BR
dc.contributor.advisor1Paulo, Sérgio Roberto de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4267460859773462pt_BR
dc.contributor.referee1Paulo, Sérgio Roberto de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4267460859773462pt_BR
dc.contributor.referee2Toigo, Adriana Marques-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7297599991561957pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0592809012833356pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho investigou a viabilidade da utilização de paródias como uma ferramenta metodológica para o ensino de ciências. Para tal foram selecionadas duas turmas do 1°Ano do Ensino Médio de uma escola particular do Município de Alta Floresta – MT. Trata-se de uma pesquisa qualitativa onde as teorias de aprendizagem significativa e significativa crítica serviram como suporte teórico. Os alunos foram divididos em grupos e as aulas tiveram a duração de aproximadamente um mês onde os mesmos eram incentivados a consultar outros materiais além do seu livro texto para a produção das paródias. Durante esse processo o professor transitava pelos grupos conversando sobre os conceitos e debatendo as dúvidas apresentadas. Os alunos foram avaliados através de provas discursivas antes do inicio da pesquisa, ao final das aulas e no ano seguinte, além de realizarem uma entrevista em grupo. Foi nítida a motivação dos alunos para realização das atividades propostas e observou-se um grande empenho dos mesmos durante as apresentações. De maneira geral, os alunos apresentaram uma evolução conceitual e assimilação significativa de novos conceitos, demonstrando que a ferramenta atende aos propósitos desejados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.subject.keyword2.pt_BR
dc.contributor.referee3Curvo, Eduardo Augusto Campos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8170800329568830pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Produto_Profmarceloluizdasilva.pdf7.02 MBAdobe PDFVer/Abrir
DISS_2012_Marcelo Luiz da Silva.pdf1.34 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.