Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1871
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBotan, Everton-
dc.date.accessioned2020-03-02T14:23:17Z-
dc.date.available2012-11-01-
dc.date.available2020-03-02T14:23:17Z-
dc.date.issued2012-10-03-
dc.identifier.citationBOTAN, Everton. Ensino de Física para surdos: três estudos de casos da implementação de uma ferramenta didática para o ensino de cinemática. 2012. 250 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/1871-
dc.description.abstractHaving an inclusive education on the agenda of socio-political discussions is an inherent condition to a more equalitarian, fair and democratic society; starting from the assumption that scientific knowledge plays an important role in the empowerment of people, in this work we discuss the inclusion of deaf students from the perspective of Physics Teaching. Through a case study, we sought to investigate if the teaching tool, built with features to be potentially meaningful, contributed to the learning of physics and to the effective inclusion of deaf students. In this process we developed and implemented a didactic material for teaching topics of Kinematics with a group of three deaf students at a public school in the city of Sinop/MT, based on the theories of Meaningful Learning and Critical Learning, as well as the principles of Inclusive Education and Education of the Deaf in a Bilingual perspective. We also investigated and sought to infer the inclusion of deaf students at the school. From the results we found that the inclusion of deaf people didn’t meet minimum conditions regarding cultural and linguistic differences. Students also demonstrated an enormous linguistic deficiency in the written form of the Portuguese language. From the implementation of teaching material we verified some evidences of learning the concept of speed; however, we could infer little about learning the concept of acceleration. In this sense, we recommend that these difficulties are faced on two fronts: in the school ambient, focusing in the interaction and adaptation of the hearing community with the deaf students, and looking for effective alphabetization that could lead to mastery of the Portuguese language in specific teaching situations for the deaf.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2020-02-17T14:43:19Z No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Everton Botan.pdf: 11090530 bytes, checksum: c010cd10a9542ca860641b2c6aad5ff1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2020-03-02T14:23:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Everton Botan.pdf: 11090530 bytes, checksum: c010cd10a9542ca860641b2c6aad5ff1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-02T14:23:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Everton Botan.pdf: 11090530 bytes, checksum: c010cd10a9542ca860641b2c6aad5ff1 (MD5) Previous issue date: 2012-10-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEnsino de Física para surdos : três estudos de casos da implementação de uma ferramenta didática para o ensino de cinemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de físicapt_BR
dc.subject.keywordEnsino de cinemáticapt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordSurdezpt_BR
dc.subject.keywordLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.contributor.advisor1Paulo, Iramaia Jorge Cabral de-
dc.contributor.advisor-co1Cardoso, Fabiano César-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2147102563474596pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4357894521892427pt_BR
dc.contributor.referee1Paulo, Iramaia Jorge Cabral de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4357894521892427pt_BR
dc.contributor.referee2Cardoso, Fabiano César-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2147102563474596pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2500224616031473pt_BR
dc.description.resumoEstando a educação inclusiva na pauta das discussões sócio-políticas como condição inerente a uma sociedade mais igualitária, justa e democrática e partindo-se do pressuposto de que o conhecimento científico tem papel importante na construção da autonomia das pessoas, discutimos neste trabalho o tema inclusão de estudantes surdos sob a perspectiva do Ensino de Física. Através de um estudo de caso, pretendeu-se investigar se a ferramenta didática, construída com características para ser potencialmente significativa, contribuiu para a aprendizagem de conteúdos de Física e para a efetiva inclusão de estudantes surdos. Neste processo elaboramos e implementamos um material didático para o ensino de tópicos de Cinemática com um grupo de três estudantes surdos de uma escola pública da cidade de Sinop/MT, orientado-nos pela Teoria da Aprendizagem Significativa e Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica, bem como pelos princípios da Educação Inclusiva e Ensino de Surdos numa perspectiva Bilíngue. Ainda investigamos e buscamos inferir sobre a inclusão de surdos desenvolvida na escola onde realizamos a pesquisa. Dos resultados da pesquisa verificamos que a inclusão de surdos é desenvolvida sem o atendimento às condições mínimas relativas às diferenças culturais e linguísticas. Inferimos ainda que os estudantes demonstram uma enorme deficiência linguística a respeito da Língua Portuguesa na modalidade escrita. Da implementação do material didático foi possível verificar indícios de aprendizagem do conceito de velocidade, contudo pouco pudemos inferir sobre a aprendizagem do conceito de aceleração. Neste sentido, recomendamos que estas dificuldades sejam enfrentadas em duas frentes: na ambiência escolar, enfocando a interação e adequação da comunidade ouvinte com a dos surdos; e na buscar meios de alfabetização eficazes que possam levar ao domínio da Língua Portuguesa em situações de ensino específicas para surdos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.subject.keyword2Physics teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Teaching kinematicspt_BR
dc.subject.keyword2Inclusive educationpt_BR
dc.subject.keyword2Deafnesspt_BR
dc.subject.keyword2Brazilian sign languagept_BR
dc.contributor.referee3Paulo, Sérgio Roberto de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4267460859773462pt_BR
dc.contributor.referee4Moreira, Marco Antonio-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5078954333145104pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2012_Everton Botan.pdf10.83 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.