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Tipo documento: Tese
Título: Usina Itaicí – Mato Grosso : história, trabalho e educação (1897-1930)
Autor(es): Oliveira, Emilene Fontes de
Orientador(a): Sá, Elizabeth Figueiredo de
Coorientador: Felgueiras, Margarida Louro
Membro da Banca: Sá, Elizabeth Figueiredo de
Membro da Banca: Caetano, Edson
Membro da Banca: Aleixo, Lucia Helena Gaeta
Membro da Banca: Furtado, Alessandra Cristina
Membro da Banca: Ribeiro, Betania de Oliveira Laterza
Resumo : Esta tese tem como objeto de estudo a Usina Itaicí, uma usina de produção de açúcar criada no final do século XIX no município de Santo Antonio de Leverger – MT. Esta investigação foi desenvolvida por meio do Grupo de Pesquisa História da Educação e Memória da Universidade Federal de Mato Grosso. O ponto central desta pesquisa é analisar a educação de maneira mais ampla, pontuando os elementos presentes no âmbito da educação escolar e não escolar. Para isso, optou-se por utilizar as categorias espaço, escolarização e trabalho, por permitirem olhar para educação na sua pluralidade. Isso foi possível por meio da operação historiográfica que envolve ações como localizar, selecionar, reunir, cotejar, analisar, enfim, apropriar de um corpus documental que contêm informações importantes acerca das ações de cunho educativo fabricadas no contexto da Usina Itaicí. No campo da educação escolar, a ênfase foi dada na escolarização das crianças, buscando evidenciar a criação, organização e funcionamento da Escola de Itaicí enquanto uma instituição de ensino primário, fomentada a priore pela iniciativa privada empresarial, e mais tarde pela administração pública. Também; voltamos o olhar para alguns aspectos da cultura escolar da Instituição. Este estudo busca também refletir acerca das perspectivas da história da educação para além da escola com base nos compartilhamentos de saberes e fazeres direcionados à educabilidade de homens, mulheres e crianças para a convivência nos moldes hierárquicos da sociedade coronelística, que atuavam com base nas práticas clientelísticas pensando na adequação das famílias para o trabalho na produção do açúcar de forma industrial e para o modo de vida na usina. Tomam se como referência nessa investigação os anos de 1897 a 1930 que se explica por serem os anos do auge do funcionamento da usina, sem desconsiderar que o referido recorte trata-se do limiar da República, momento de muita tensão política no estado. Esse cenário certamente influenciou a formação da sociedade que tinha que conviver com a implantação dos ideários republicanos diante de práticas fortemente oligárquicas. A tese, ao tratar da educação dentro e fora da escola, partiu do olhar da história cultural com foco nos conceitos de representações e apropriações no sentido de compreender a dimensão educativa produzida na usina de forma plural, observando como se deu a formação de valores, hábitos, costumes e comportamentos. Recorremos ao conceito de práticas considerando as maneiras como as pessoas faziam uso das práticas e dos lugares de poder. A partir da operação historiográfica, a narrativa histórica aponta a variedade de representações, apropriações e práticas que configuraram as maneiras de compreender a educação no contexto da primeira república no estado de Mato Grosso, e especificamente, no universo da Usina Itaicí. Nessa construção, constatou-se que o contexto histórico pautado na cultura coronelística delineou princípios, padrões e condutas que influenciaram na formação dos atores sociais por meio das práticas culturais presentes na usina, observáveis na produção do espaço, na cultura do trabalho, nas práticas de punição e resistência, como também na escolarização das crianças.
Resumo em lingua estrangeira: This research has as object of study the Usina Itaicí, a sugar production plant created at the end of the 19th century in the municipality of Santo Antonio de Leverger - MT. This research was developed through the research group history of education and memory at the Federal University of Mato Grosso.The central point of this thesis is to analyze education in a broader way, punctuating the elements present in the scope of school and non-school education. For this, we chose to use the categories space, schooling and work, for allowing look at education in its plurality. This was possible through the historiographic operation that allowed to locate, select, gather, collate, analyze, finally, appropriate a corpus of documents that contain important information about educational actions made in the context of the Itaici plant. In the field of school education, emphasis was placed on the schooling of children, seeking to highlight the creation, organization and functioning of the Itaicí School as a primary education institution, priored by private enterprise and later by public administration, as well as , we look back at some aspects of their school culture. This study also seeks to reflect on the perspectives of the history of education beyond school based on the sharing of knowledges and actions directed to the educability of men, women and children for the coexistence in the hierarchical molds of the clientelistic society, that acted on the basis of the clientelistic practices thinking about the adequacy of families to work on sugar production in an industrial way and the way of life in the plant. It is taken as reference in this investigation the years from 1897 to 1930, which explains why it is the peak of the operation of the plant, without disregarding that this cut is the threshold of the Republic, moment of much political tension in the state. This scenario certainly influenced the formation of society that had to coexist with the implantation of Republican ideas in the face of strongly oligarchic practices. The thesis on education within and outside school started from the perspective of cultural history with a focus on the concepts of representations and appropriations in order to understand the educational dimension produced in the plant in a plural form, observing how the formation took place values, habits, customs and behaviors. We turn to the concept of practices considering the ways in which people used practices and places of power. From the historiographical operation, the historical narrative points out the variety of representations, appropriations and practices that shaped the ways of understanding education in the context of the first republic in the state of Mato Grosso, and specifically, in the universe of Itaicí Power Plant. In this construction, it was observed that the historical context based on the coronel culture delineated principles, standards and behaviors that influenced the formation of social actors through the cultural practices present in the plant, observable in the production of space, in the culture of work, in the practices of punishment and resistance, as well as in schooling of children.
Palavra-chave: Educação escolar e não escolar
Primeira República
Usina Itaicí
Palavra-chave em lingua estrangeira: School education and school no
First Republic
Itaicí plant
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: OLIVEIRA, Emilene Fontes de. Usina Itaicí – Mato Grosso: história, trabalho e educação (1897-1930). 2019. 225 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/1898
Data defesa documento: 23-Abr-2019
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado

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