Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/190
Tipo documento: Dissertação
Título: Arquitetura escolar e democracia : da disciplina ao marketing
Autor(es): Lima, Fernando Birello de
Orientador(a): Brandão, Ludmila de Lima
Membro da Banca: Brandão, Ludmila de Lima
Membro da Banca: Gomes, Icléia Rodrigues de Lima e
Membro da Banca: Albuquerque, Judite Gonçalves de
Resumo : O que aconteceu com arquitetura escolar? No Aglomerado Urbano Cuiabá-Várzea Grande, a partir da Redemocratização brasileira, em 1985, o alarde (ou marketing negativo) da classe média de que o Brasil não investe na educação e que, por isso, as escolas públicas são todas ruins, feias, inadequadas, apóia-se na imagem de que alguns modelos arquitetônicos do passado republicano (de governos conservadores e ditatoriais) se sustentam historicamente sobre a ação institucional do Estado e da Sociedade, de uma maneira geral, graças à sua sobrevivência material e comunicacional, comparada a algumas experiências de gestões políticas e seus artefatos arquitetônicos deste período político recente. Essa pesquisa pretende identificar os plurais, múltiplos e complexos métodos, ideologias e práxis políticas prescritores de certas arquiteturas, e como essas arquiteturas conseguem nos iconografar e comunicar seu concernente momento histórico-político.
Resumo em lingua estrangeira: Qu’est s’arrivé avec l’architecture écolier? En l’Agglomération Urbaine du Cuiabá-Várzea Grande, en partir de la redemocratisation brésilienne, en 1985, le rumeur (ou le marketing negative) de la classe moyenne, dans lequel le Brésil ne pas investe en l’éducation et que, par conséquece, les écoles publiques sont tous en mauvais état, laides, gauches, se support en l’image que certains modeles architetoniques du passé républicain (de gouvernements conservateurs et dictatoriaux) se soutiant historiquement sur l’action institutional de l’Était et de la Société, du manière general, grace à sa materiel e communicational survivance, comparée à des experiences de politiques gestions e leurs artifacts architectoniques de cette période de politique récente. Cette recherche vise à identifier les plurieles, multiples et complexes méthodes, idéologies et praxis politiques prescripteurs du certaines architectures, et comment ces architectures peuvent nous marquer iconiquement e communiquer son concernant moment historique.
Palavra-chave: Arquitetura escolar
Democracia
Comunicação social
Palavra-chave em lingua estrangeira: L’Architecture ecolier
Democracie
Communication sociale
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Linguagens (IL)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea
Referência: LIMA, Fernando Birello de. Arquitetura escolar e democracia: da disciplina ao marketing. 2012. 140 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/190
Data defesa documento: 4-Abr-2012
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2012_Fernando Birello de Lima.PDF19.9 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.