Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1914
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorWurzler, Denise-
dc.date.accessioned2020-03-04T12:44:52Z-
dc.date.available2017-09-15-
dc.date.available2020-03-04T12:44:52Z-
dc.date.issued2017-08-09-
dc.identifier.citationWURZLER, Denise. Diálogo e linguagem: subsídios teóricos de Paulo Freire e Lev Vygotski para aprendizagem dialógica. 2017. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/1914-
dc.description.abstractWe present the research of Master in Education developed in the PPGEDU of UFMT - Campus of Rondonópolis with the theme: Dialogue and Language: Theoretical subsidies of Paulo Freire and Lev Vygotski for the dialogical learning". In this dissertation we analyze the articulation between the concepts of Freire's dialogue and the language of Vygotski, understood in the elaboration of Dialogic Learning, as a possible answer to the educational challenges of the Information Society. In order to verify the concepts of dialogue (in Freire) and language (in Vygotsky) that contributed to the construction of the theoretical bases of the Dialogic Learning. We analyze in the works of the two authors the articulation of these concepts of Language in Vygotski and Dialogue in Freire. The methodology used for this research is qualitative bibliographical in nature and we use to analyze the data, the Content Analysis. Therefore, we bring in our research the importance of dialogue and language through social interaction, for the construction of Dialogic Learning. The research aims to contribute to the educational scenario by reflecting on dialogue and language as the center of social interactions in Contemporaneity.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Souza (simonecgsouza@hotmail.com) on 2020-03-03T14:18:33Z No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Denise Wurzler.pdf: 1892646 bytes, checksum: a7af0049ac5fe84f671661b7ebf3ae94 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2020-03-04T12:44:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Denise Wurzler.pdf: 1892646 bytes, checksum: a7af0049ac5fe84f671661b7ebf3ae94 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-04T12:44:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Denise Wurzler.pdf: 1892646 bytes, checksum: a7af0049ac5fe84f671661b7ebf3ae94 (MD5) Previous issue date: 2017-08-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDiálogo e linguagem : subsídios teóricos de Paulo Freire e Lev Vygotski para a aprendizagem dialógicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordDiálogopt_BR
dc.subject.keywordLinguagempt_BR
dc.subject.keywordInteração socialpt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem dialógicapt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Eglen Sílvia Pipi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3996413567500385pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Eglen Silvia Pipi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3996413567500385pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Ademar de Lima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6926944750460343pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6135573033090661pt_BR
dc.description.resumoApresentamos a pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvido no PPGEDU da UFMT – Campus de Rondonópolis com o tema: Diálogo e Linguagem: Subsídios teóricos de Paulo Freire e Lev Vygotski para a aprendizagem dialógica. Nesta dissertação analisamos a articulação entre os conceitos de diálogo de Freire e o de linguagem de Vygotski, compreendida na elaboração da Aprendizagem Dialógica, como possível resposta aos desafios educacionais da Sociedade da Informação. Com o objetivo de verificar os conceitos de diálogo (em Freire) e linguagem (em Vygotsky) que contribuíram para a construção das bases teóricas da Aprendizagem Dialógica. Analisamos nas obras dos dois autores a articulação destes conceitos de Linguagem em Vygotski e Diálogo em Freire. A metodologia utilizada para essa pesquisa é de natureza bibliográfica de abordagem qualitativa e utilizamos para analisar os dados, a Análise de Conteúdo. Portanto, trazemos em nossa pesquisa a importância do diálogo e da linguagem por intermédio da interação social, para a construção da Aprendizagem Dialógica. A investigação pretende contribuir com o cenário educacional refletindo sobre o diálogo e a linguagem como centro das interações sociais na Contemporaneidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolispt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUR - Rondonópolispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Dialoguept_BR
dc.subject.keyword2Languagept_BR
dc.subject.keyword2Social interactionpt_BR
dc.subject.keyword2Dialogic learningpt_BR
dc.contributor.referee3Marigo, Adriana Fernandes Coimbra-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4014738511373573pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2017_Denise Wurzler.pdf1.85 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.