Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/1921
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Leite, Daniela Correa | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-04T16:36:17Z | - |
dc.date.available | 2017-03-29 | - |
dc.date.available | 2020-03-04T16:36:17Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-05 | - |
dc.identifier.citation | LEITE, Daniela Correa. Corpo ex-posto: disparador de possibilidades na obra de Elisa Ohtake. 2015. 77 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/1921 | - |
dc.description.abstract | What moves the actor/performer to create and re-create a body with vitality on the scene? This concern gave direction to the research, suggesting the existence of the body as something to be experienced, more than explained, the body while power generation in performative theater. To watch the show Take My Breath and False Entertainment, both directed by the artist Elisa Ohtake, Deleuze and Guattari were references, because they see the body as a becoming a becoming, something in the process. From the survey of literature and audiovisual material, thematic interviews with the director and two performers about their creative processes were performed. It could be observed , then, that the actor/performer may, in practice, try other possibilities, beyond any pre-established form and in that sense, blurring the boundaries between artistic languages, making theater an event, or rather a trigger experiences. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2020-03-04T14:44:31Z No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Daniela Correa Leite.pdf: 2845499 bytes, checksum: 003fa6c82e220acbe576bf90e7922d32 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2020-03-04T16:36:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Daniela Correa Leite.pdf: 2845499 bytes, checksum: 003fa6c82e220acbe576bf90e7922d32 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-03-04T16:36:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Daniela Correa Leite.pdf: 2845499 bytes, checksum: 003fa6c82e220acbe576bf90e7922d32 (MD5) Previous issue date: 2015-03-05 | en |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Corpo ex-posto : disparador de possibilidades na obra de Elisa Ohtake | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Corpo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Experiência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro performativo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Elisa Ohtake | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Azevedo, Maria Thereza de Oliveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8345268053922687 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Maria Thereza de Oliveira Azevedo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8345268053922687 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Gushiken, Yuji | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4697447223916653 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3597392851411558 | pt_BR |
dc.description.resumo | O que move o ator/performer a criar e re-criar um corpo com vitalidade em cena? Essa inquietação deu rumo à pesquisa, por sugerir a existência do corpo como algo a ser experimentado, muito mais do que explicado, o corpo enquanto potência de criação no teatro performativo. Para observar os espetáculos Tira Meu Fôlego e Falso Espetáculo, ambos dirigidos pela artista Elisa Ohtake, Deleuze e Guattari foram referências, por verem o corpo como um devir, um vir a ser, algo em processo. A partir do levantamento de material bibliográfico e audiovisual, foram realizadas entrevistas temáticas com a diretora e dois performers sobre seus processos criativos. Foi possível perceber, então, que o ator/performer pode, na sua prática, experimentar possibilidades outras, para além de toda e qualquer forma pré-estabelecida e, nesse sentido, borrar as fronteiras entre as linguagens artísticas, fazendo do teatro um acontecimento, ou melhor, um disparador de experiências. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Linguagens (IL) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Body | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Experience | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Performative theater | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Elisa Ohtake | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Ferracini, Renato | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0044553371898324 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2015_Daniela Correa Leite.pdf | 2.78 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.