Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1921
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLeite, Daniela Correa-
dc.date.accessioned2020-03-04T16:36:17Z-
dc.date.available2017-03-29-
dc.date.available2020-03-04T16:36:17Z-
dc.date.issued2015-03-05-
dc.identifier.citationLEITE, Daniela Correa. Corpo ex-posto: disparador de possibilidades na obra de Elisa Ohtake. 2015. 77 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/1921-
dc.description.abstractWhat moves the actor/performer to create and re-create a body with vitality on the scene? This concern gave direction to the research, suggesting the existence of the body as something to be experienced, more than explained, the body while power generation in performative theater. To watch the show Take My Breath and False Entertainment, both directed by the artist Elisa Ohtake, Deleuze and Guattari were references, because they see the body as a becoming a becoming, something in the process. From the survey of literature and audiovisual material, thematic interviews with the director and two performers about their creative processes were performed. It could be observed , then, that the actor/performer may, in practice, try other possibilities, beyond any pre-established form and in that sense, blurring the boundaries between artistic languages, making theater an event, or rather a trigger experiences.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2020-03-04T14:44:31Z No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Daniela Correa Leite.pdf: 2845499 bytes, checksum: 003fa6c82e220acbe576bf90e7922d32 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2020-03-04T16:36:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Daniela Correa Leite.pdf: 2845499 bytes, checksum: 003fa6c82e220acbe576bf90e7922d32 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-04T16:36:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Daniela Correa Leite.pdf: 2845499 bytes, checksum: 003fa6c82e220acbe576bf90e7922d32 (MD5) Previous issue date: 2015-03-05en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCorpo ex-posto : disparador de possibilidades na obra de Elisa Ohtakept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCorpopt_BR
dc.subject.keywordExperiênciapt_BR
dc.subject.keywordTeatro performativopt_BR
dc.subject.keywordElisa Ohtakept_BR
dc.contributor.advisor1Azevedo, Maria Thereza de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8345268053922687pt_BR
dc.contributor.referee1Maria Thereza de Oliveira Azevedo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8345268053922687pt_BR
dc.contributor.referee2Gushiken, Yuji-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4697447223916653pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3597392851411558pt_BR
dc.description.resumoO que move o ator/performer a criar e re-criar um corpo com vitalidade em cena? Essa inquietação deu rumo à pesquisa, por sugerir a existência do corpo como algo a ser experimentado, muito mais do que explicado, o corpo enquanto potência de criação no teatro performativo. Para observar os espetáculos Tira Meu Fôlego e Falso Espetáculo, ambos dirigidos pela artista Elisa Ohtake, Deleuze e Guattari foram referências, por verem o corpo como um devir, um vir a ser, algo em processo. A partir do levantamento de material bibliográfico e audiovisual, foram realizadas entrevistas temáticas com a diretora e dois performers sobre seus processos criativos. Foi possível perceber, então, que o ator/performer pode, na sua prática, experimentar possibilidades outras, para além de toda e qualquer forma pré-estabelecida e, nesse sentido, borrar as fronteiras entre as linguagens artísticas, fazendo do teatro um acontecimento, ou melhor, um disparador de experiências.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Linguagens (IL)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporâneapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.keyword2Bodypt_BR
dc.subject.keyword2Experiencept_BR
dc.subject.keyword2Performative theaterpt_BR
dc.subject.keyword2Elisa Ohtakept_BR
dc.contributor.referee3Ferracini, Renato-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0044553371898324pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2015_Daniela Correa Leite.pdf2.78 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.