Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1958
Tipo documento: Tese
Título: Texaco de Patrick Chamoiseau y Um Defeito de Cor de Ana Maria Gonçalves : una lectura desde el cimarronaje cultural
Autor(es): Filipich, Cristina Elena Álvarez
Orientador(a): Leite, Mário Cezar Silva
Membro da Banca: Leite, Mário Cezar Silva
Membro da Banca: Costa, Candida Soares da
Membro da Banca: Souza, Marinete Luzia Francisca de
Membro da Banca: Pimentel, Paulo Sesar
Membro da Banca: Serra, Edilson Floriano Souza
Resumo : A presente pesquisa tem o objetivo de analisar comparativamente as obras Texaco (1992) do escritor da Martinica Patrick Chamoiseau e Um defeito de cor (2006), da escritora brasileira Ana Maria Gonçalves. Os romances presentam a reescrita da história e a memória como principal motor que reconstrói um longo período de tempo, cobrindo mais de 100 anos no Texaco e pouco mais de 80 em Um defeito de cor no meio do período colonial escravagista. Os dois romances são narrados em primeira pessoa por mulheres negras, pelo que a Teoria da Interseccionalidade serve como ponto de referência na medida que visibiliza a situação de exclusão dessas mulheres. Por outro lado, a Literatura Comparada é o marco metodológico e ideológico que permite a análise comparativo. O principal interesse é realizar um trabalho comparativo abordando as noções de malungaje e cimarronaje cultural (proposto por Jerome Branche, 2008 e Franklin Miranda, 2011, respectivamente). A hipótese da pesquisa é que o romance de Gonçalves apresenta um malungaje truncado que não se torna cimarronaje cultural, por sua vez, o romance de Chamoiseau não apresenta traços malungos, mas sim de cimarronaje cultural. Para acompanhar dita hipótese os romances são analisados em torno da ideia da identidade diaspórica e como ela se constrói em base a negociações e deslocamentos.
Resumo em lingua estrangeira: La presente investigación tiene por objeto analizar comparativamente las obras Texaco (1992) del escritor martiniqueño Patrick Chamoiseau y Um defeito de cor (2006) de la escritora brasilera Ana Maria Gonçalves. En ambas se reescribe la historia oficial, accionando una memoria familiar que reconstruye un largo periodo de tiempo, abarcando más de 100 años en Texaco y poco más de 80 en Um defeito de cor en pleno periodo colonial esclavista. Ambas novelas son narradas en primera persona por mujeres negras por lo que la Teoría de la Interseccionalidad sirve como marco referencial en la medida que expone la situación de exclusión de estas mujeres. Por su parte, la Literatura Comparada sirve como marco metodológico e ideológico que permite poner en contrapunto ambos textos. El interés principal es rastrear las nociones de malungaje y, cimarronaje cultural (propuestas por Jerome Branche, 2008 y Franklin Miranda, 2011, respectivamente). La hipótesis de trabajo es que la novela de Gonçalves presenta un malungaje trunco que no deviene cimarronaje, por su parte, la novela de Chamoiseau no presentaría rasgos malungos, pero sí de cimarronaje cultural. Para avanzar en esa hipótesis, se analizan las obras en torno a la idea de identidad diaspórica y como estas se construyen en base a negociaciones, disidencias y desvíos.
Palavra-chave: Um defeito de cor
Ana Maria Gonçalves
Texaco
Patrick Chamoiseau
Malungaje
Cimarronaje cultural
Palavra-chave em lingua estrangeira: Um defeito de cor
Ana Maria Gonçalves
Texaco
Patrick Chamoiseau
Malungaje
Cimarronaje cultural
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea
Referência: FILIPICH, Cristina Elena Álvarez. Texaco de Patrick Chamoiseau y Um Defeito de Cor de Ana Maria Gonçalves: una lectura desde el cimarronaje cultural. 2019. 161 f. Tese (Doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/1958
Data defesa documento: 11-Mar-2019
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2019_Cristina Elena Álvarez Filipich.pdf1.7 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.