Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1964
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Sandro Luis Costa da-
dc.date.accessioned2020-03-10T12:24:49Z-
dc.date.available2019-05-24-
dc.date.available2020-03-10T12:24:49Z-
dc.date.issued2019-02-25-
dc.identifier.citationSILVA, Sandro Luis Costa da. DramaturgiaS a partir de criATORES: desmontagens de percursos criativos nas artes da cena. 2019. 154 f. Tese (Doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/1964-
dc.description.abstractThis research treats about the poetics of theatrical construction in presente time focusing in dramaturgy from creatACTORS, The work noted artistic Productions in diferentes contexts with artists of grupo Luna Lunera in Brasil and grupo Yuyachkani in Perú to study methodology about creation’s process, that are mixed with creatACTORS’s biographies. The research noted the practices like “real theater” and “sel-fiction” in this poetics may be to express like a “decolonial resistence”. I have a hypothesis that some latin american dramaturgy, created by procedures of self-fiction or self-biographie, from the actors and actrices, when they bring yours life’s histories and histories his social groupes to the creation’s moment, every all can beeing expressing a decolonial resistence. Concomitant with the cartographie about the artistic process observed, i proposed my self-contamination with this estetics and dramaturgies observed. After this influence, i undertoook my own creative act, that resulted in the cenic experiment created with the dramaturgies from creatactor. This research was origeneted in the interior discussion on the Grupo de Pesquisa Artes Hibridas: intersecções, contaminações e transversalidades of PPGECCO-UFMT, beeing here estructured with formate cenic disassembly, that consist in to demonstret in details the principal stepes and creatives routs on the arts of cene.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2020-03-09T14:32:35Z No. of bitstreams: 1 TESE_2019_Sandro Luis Costa da Silva.pdf: 6061561 bytes, checksum: ad4da30c07fd068c9034df73ac58eb7f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2020-03-10T12:24:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_2019_Sandro Luis Costa da Silva.pdf: 6061561 bytes, checksum: ad4da30c07fd068c9034df73ac58eb7f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-10T12:24:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE_2019_Sandro Luis Costa da Silva.pdf: 6061561 bytes, checksum: ad4da30c07fd068c9034df73ac58eb7f (MD5) Previous issue date: 2019-02-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDramaturgiaS a partir de criATORES : desmontagens de percursos criativos nas artes da cenapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordDramaturgiaS a partir de criATORESpt_BR
dc.subject.keywordProcessos criativospt_BR
dc.subject.keywordTeatro do realpt_BR
dc.subject.keywordDecolonialidadept_BR
dc.contributor.advisor1Azevedo, Maria Thereza de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8345268053922687pt_BR
dc.contributor.referee1Soares, Teresinha Rodrigues Prada-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5500175848640333pt_BR
dc.contributor.referee2Azevedo, Maria Thereza de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8345268053922687pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7189741364085283pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa trata de poéticas de construção teatral no tempo presente com o foco em dramaturgias a partir de criATORES. O trabalho consistiu em observar a produção de artistas da cena em contextos distintos: grupo Luna Lunera no Brasil e grupo Yuyachkani no Peru, para estudar metodologias de processos de criação que estão embrenhadas com as biografias dos seus criATORES. A pesquisa percebeu que as práticas denominadas "teatro do real" e "autoficção", nessas poéticas, podem estar relacionadas a uma “resistência decolonial”. Parto da hipótese de que algumas dramaturgias latino-americanas, criadas por procedimentos de autoficção ou autobiografia, a partir de atores e atrizes, ao trazerem à tona suas histórias de vida e histórias dos seus grupos sociais, expressam uma resistência decolonial. Concomitante à cartografia dos processos artísticos observados, propus também deixar-me contaminar por essas estéticas e dramaturgias, a fim de empreender o meu próprio ato criativo, que resultou na produção de um experimento cênico criado com dramaturgias a partir do criator. Esta pesquisa é oriunda dos debates ocorridos no Grupo de Pesquisa Artes Híbridas: intersecções, contaminações e transversalidades do PPGECCO-UFMT, estando aqui estruturada e apresentada no formato de desmontagem cênica, que consiste em demonstrar detalhadamente os principais passos e etapas de percursos criativos nas artes da cena.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação e Artes (FCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporâneapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.keyword2Dramaturgies from creatACTORSpt_BR
dc.subject.keyword2Creative processpt_BR
dc.subject.keyword2Real´s theatrept_BR
dc.subject.keyword2Decolonialitypt_BR
dc.contributor.referee3Brandão, Ludmila de Lima-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3912278759228410pt_BR
dc.contributor.referee4Carreira, André Luiz Antunes Netto-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4224540229202107pt_BR
dc.contributor.referee5Silva, Narciso Larangeira Telles da-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/7159513683604358pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2019_Sandro Luis Costa da Silva.pdf5.92 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.