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http://ri.ufmt.br/handle/1/1982
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Gestão pública e política curricular : a materialidade da educação das relações étnico-raciais na educação básica do estado de Mato Grosso |
Autor(es): | Ribeiro, Cândida Cespedes |
Orientador(a): | Costa, Candida Soares da |
Membro da Banca: | Costa, Candida Soares da |
Membro da Banca: | Oliveira, Ozerina Victor de |
Membro da Banca: | Cordeiro, Maria Jose de Jesus Alves |
Resumo : | A presente pesquisa analisa a relação institucional da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) com o processo de construção e condução da Política Curricular de Educação das Relações Étnico-Raciais, preconizada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, decorrentes das alterações trazidas pela Lei nº 10.639/2003 à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9.394/1996). A partir da visão de gestores públicos em exercício na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Gestão 2015-2018), objetiva-se compreender o processo de materialidade dessa política na Educação Básica do estado. De modo específico, buscou-se recuperar o debate presente em textos oficiais estaduais e, posteriormente, por meio da realização de entrevistas com administradores públicos que se encontravam na Gestão no ano 2015, refletir sobre a atuação da Seduc-MT no que se refere à gestão pública da Política Curricular de Educação para as Relações Étnico-Raciais, bem como seus possíveis desdobramentos no campo do Currículo Escolar e da Formação Continuada dos Profissionais da Educação Básica do Estado de Mato Grosso. A investigação se desenvolve sob a abordagem qualitativa, fazendo uso de procedimentos metodológicos que abarcam a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental, bem como a entrevista como técnica de coleta de dados. O método adotado envolve, então, a exploração, a descrição e a avaliação do objeto de pesquisa, que é a construção e a administração pública desta Política Curricular na Educação Básica de Mato Grosso. A metodologia se fundamenta na dialética, uma vez que segundo Severino (2007), o conhecimento não pode ser compreendido isoladamente em relação à prática política dos homens, pois, nunca é questão apenas de saber, mas, também de poder. Os sujeitos da pesquisa são gestores públicos, sendo quatro os sujeitos entrevistados: o Secretário de Estado de Educação; o Secretário Adjunto de Políticas Educacionais; a Superintendente de Formação dos Profissionais da Educação Básica e a Superintendente de Diversidades Educacionais. Empregamos o referencial metodológico analítico do “Ciclo de Políticas”, formulado por Bowe e Ball (1992), pois, por meio dele, revisitamos, contextualizamos e analisamos as políticas públicas para a Educação das Relações Étnico-Raciais constantes nos textos oficiais e nos discursos dos/das entrevistados/as. Os dados analisados revelam por meio de textos que há um distanciamento entre a materialidade formal (discussão/definição/apresentação) da Política Curricular de Educação das Relações Étnico-Raciais e os discursos sobre sua interpretação e exercitação na Educação Básica do Estado de Mato Grosso, especialmente no que se refere à produção e divulgação de conhecimentos que alimentem atitudes, posturas e valores que educam cidadãos quanto à pluralidade étnico-racial, demonstrando que a gestão pública dessa política afirmativa dirigida pela Seduc-MT ainda não foi capaz de assegurar sua materialidade plena na educação básica local. |
Resumo em lingua estrangeira: | The present study analyzes the institutional relationship of the State Department of Education of Mato Grosso (Seduc-MT) with the process of construction and conduction of the Curricular Policy of Ethnic-Racial Relations Education, as recommended by the National Curricular Guidelines for Ethnic Relations Education -Racial and for the Teaching of AfroBrazilian and African History and Culture, arising from the changes brought by Law 10.639 / 2003 to the Law on Guidelines and Bases of National Education (LDB nº 9.394 / 1996). From the perspective of public managers in the State of Education of Mato Grosso (Management 2015-2018), aims to understand the process of materiality of this policy in the State Basic Education. Specifically, it was sought to recover the debate present in state official texts and, later, by conducting interviews with public administrators who were in Management in the year 2015, reflect on the performance of Seduc-MT with regard to the Public management of the Education Curricular Policy for Ethnic-Racial Relations, as well as its possible developments in the field of School Curriculum and Continuing Education of Professionals of Basic Education in the State of Mato Grosso. The research is developed under the qualitative approach, making use of methodological procedures that include bibliographic research and documentary research, as well as the interview as data collection technique. The method adopted then involves exploring, describing and evaluating the research object, which is the construction and public administration of this Curricular Policy in Basic Education in Mato Grosso. The methodology is based on the dialectic, since according to Severino (2007), knowledge can not be understood in isolation from the political practice of men, because it is never a question of knowing only, but also of power. The research subjects are public managers, four of whom are interviewed: the Secretary of State for Education; The Assistant Secretary for Educational Policies; The Superintendent of Vocational Training of the Basic Education Professionals and the Superintendent of Educational Diversities. We use the analytical methodological framework of the "Policy Cycle" formulated by Bowe and Ball (1992), because through it we revisit, contextualize and analyze public policies for the Education of Ethnic-Racial Relations contained in official texts and in speeches of the interviewees. The analyzed data reveals through texts that there is a distance between the formal materiality (discussion / definition / presentation) of the Education Curricular Policy of Ethnic-Racial Relations and the speeches about its interpretation and exercise in the Basic Education of the State of Mato Grosso, Especially with regard to the production and dissemination of knowledge that fosters attitudes, attitudes and values that educate citizens regarding ethnic-racial plurality, demonstrating that the public management of this affirmative policy managed by Seduc-MT has not yet been able to assure its full materiality In local basic education. |
Palavra-chave: | Lei nº 10.639/2003 Política curricular Educação das relações ÉtnicoRaciais Formação docente |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Law 10.639/2003 Curriculum policy Education of racial-ethnic relations Teacher training |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | RIBEIRO, Cândida Cespedes. Gestão pública e política curricular: a materialidade da educação das relações étnico-raciais na educação básica do estado de Mato Grosso. 2016. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/1982 |
Data defesa documento: | 29-Jul-2016 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
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