Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1988
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOurives, Mariel de Souza-
dc.date.accessioned2020-03-11T13:17:31Z-
dc.date.available2017-01-23-
dc.date.available2020-03-11T13:17:31Z-
dc.date.issued2016-11-24-
dc.identifier.citationOURIVES, Mariel de Souza. Escola pública de Cuiabá: colonialidade do saber no ensino da arte, na política educacional e livro pedagógico de arte. 2016. 138 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/1988-
dc.description.abstractThe education in Brazil, which keeps the influence from colonization process, concerning about Art’s History, narrated from european paradigms, it built and legitimated for centuries which the argentinean theorist Walter Mingolo understands as epistemic hegemony. To dismantle that "universal naturalization” built from european and north american hegemonic epistemology, which constitutes the core of the theoretical framework Modernity/Coloniality that we adopt on this qualitative research to make reflections about the incidence of Coloniality of Knowledge at Art’s basic teaching education at Cuiabá’s public state schools between the years from 2014 to 2015. And we base upon this theoretical approach and we intend to give evidence and to argue about the legitimated and hegemonic discourses at brazilian and matogrossense educational and pedagogical work, and as well as its appropriation in the curriculum and in the practices which choose this universal canon as the basis from what it ought to be taught at Arts. Therefore, the present scientific work makes a proposal to see and to highlight the visual production from local artists and the academic and critical reflection of an effective local plastic arts movement with the aim to make both of them a possible pedagogical and didactic resource to be incorporate in the curriculum at Mato Grosso´s state public schools. The present sci-entific work is inserted on the research field “Poéticas Contemporâneas”, in the stricto sensu master's course “Estudos de Cultura Contemporânea”.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2020-03-10T16:13:48Z No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Mariel de Souza Ourives.pdf: 3022557 bytes, checksum: ae67dea783e4793d983cc98e4cc56c4d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2020-03-11T13:17:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Mariel de Souza Ourives.pdf: 3022557 bytes, checksum: ae67dea783e4793d983cc98e4cc56c4d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-11T13:17:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Mariel de Souza Ourives.pdf: 3022557 bytes, checksum: ae67dea783e4793d983cc98e4cc56c4d (MD5) Previous issue date: 2016-11-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEscola pública de Cuiabá : colonialidade do saber no ensino da arte, na política educacional e livro pedagógico de artept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordColonialidade do saberpt_BR
dc.subject.keywordArtes plásticas localpt_BR
dc.subject.keywordEnsino básico estadualpt_BR
dc.contributor.advisor1Guimarães, Suzana Cristina Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7075723983590568pt_BR
dc.contributor.referee1Guimarães, Suzana Cristina Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7075723983590568pt_BR
dc.contributor.referee2Menendez, Larissa Lacerda-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8070939322802687pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3994465765664545pt_BR
dc.description.resumoA educação no Brasil, que guarda a influência do processo colonizador, no que concerne à história da arte, narrada a partir dos paradigmas europeus, construiu e legitimou ao longo dos séculos o que o teórico argentino Walter Mignolo entende como sendo um modelo epistêmico hegemônico. Desmontar essa “naturalização universal” construída a partir da epistemologia hegemônica europeia e estadunidense constitui o cerne da vertente teórica modernidade/colonialidade que adotamos – a partir de uma pesquisa qualitativa – para refletir como incide a colonialidade do saber no ensino básico da arte nas escolas estaduais de Cuiabá nos anos de 2014 e 2015. Ao assumir essa abordagem teórica, pretendemos demonstrar e argumentar discursos legitimadores do fazer pedagógico educacional brasileiro e, por extensão, mato-grossense, na formação curricular e nas práticas que elegem nas artes esse cânone universal como base do que se deve ensinar. Portanto, trata-se de ver e destacar a produção visual dos artistas e a reflexão acadêmico-crítica de um movimento artístico plástico local vigente, com o intuito de transformá- los em recurso pedagógico-didático possível a ser incorporado no currículo das escolas públicas do estado de Mato Grosso. Este trabalho se insere na linha de pesquisa “poéticas contemporâneas”, do programa de mestrado "estudos de cultura contemporânea”.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação e Artes (FCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporâneapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.keyword2Coloniality of knowledgept_BR
dc.subject.keyword2Local plastic artspt_BR
dc.subject.keyword2State basic educationpt_BR
dc.contributor.referee3Almeida, Marli Auxiliadora de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3978657072506492pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2016_Mariel de Souza Ourives.pdf2.95 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.