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Campo DCValorIdioma
dc.creatorVieira, Adinil Carlos da Silva-
dc.date.accessioned2020-03-13T16:43:00Z-
dc.date.available2018-02-09-
dc.date.available2020-03-13T16:43:00Z-
dc.date.issued2017-12-13-
dc.identifier.citationVIEIRA, Adinil Carlos da Silva. Poéticas nacionalistas na música brasileira de concerto: proposições de Camargo Guarnieri e Cláudio Santoro. 2017. 94 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/2010-
dc.description.abstractFrom the examination of historical data, and paying attention to the different poetic lines of two composers who are part of the framework of Brazilian nationalist composers, Camargo Guarnieri and Cláudio Santoro, try this research highlight the particularities and nuances of Brazilian nationalist music, so that refute the idea of a nationalism with a single and cohesive version. For this, studies on aesthetics, history, and mainly music were used. We also cite some of the major Brazilian composers who were in evidence in the first half of the twentieth century, as well as musical critics, punctuating questions about nationalist ideology in concert music. Considering the trajectories of Cláudio Santoro and Guarnieri, especially the nationalist music developed by them, we found some proposals for development of a national music, and we pay attention to the outcomes of the same. The particularities of these proposals as well as their outcome is thus the focus of this research. Taking into account two works for solo piano, Dansa Negra (Guarnieri) and Dansa Brasileira nº 02 (Santoro), this research found that the endings of the stylistic paths of both Guarnieri and Santoro gradually distance themselves from the main objective of nationalism, that is , to make the composers speak the national musical language as their mother tongue, to reflect the aspirations of a people, and to be assimilated by it.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2020-03-13T15:39:39Z No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Adinil Carlos da Silva Vieira.pdf: 6209516 bytes, checksum: f1881974c5017f3dae0be97fe7c254d3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2020-03-13T16:43:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Adinil Carlos da Silva Vieira.pdf: 6209516 bytes, checksum: f1881974c5017f3dae0be97fe7c254d3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-13T16:43:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Adinil Carlos da Silva Vieira.pdf: 6209516 bytes, checksum: f1881974c5017f3dae0be97fe7c254d3 (MD5) Previous issue date: 2017-12-13en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePoéticas nacionalistas na música brasileira de concerto : proposições de Camargo Guarnieri e Cláudio Santoropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordNacionalismopt_BR
dc.subject.keywordMúsica de concertopt_BR
dc.subject.keywordCláudio Santoropt_BR
dc.subject.keywordCamargo Guarnieript_BR
dc.contributor.advisor1Palhares, Taís Helena-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2765912623076079pt_BR
dc.contributor.referee1Palhares, Taís Helena-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2765912623076079pt_BR
dc.contributor.referee2Soares, Teresinha Rodrigues Prada-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5500175848640333pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0643024363935556pt_BR
dc.description.resumoPartindo do exame de dados históricos, e atentando para as distintas linhas poéticas de dois compositores que fazem parte do quadro dos compositores nacionalistas brasileiros, Camargo Guarnieri e Cláudio Santoro, procuramos nesta pesquisa evidenciar as particularidades e nuances da música nacionalista brasileira, de maneira que refute a ideia de um nacionalismo com versão única e coesa. Para tal, foram utilizados estudos sobre estética, história, e principalmente da música. Também citamos alguns dos principais compositores brasileiros que estiveram em evidência na primeira metade do século XX, bem como críticos musicais, pontuando questões sobre a ideologia nacionalista na música de concerto. Considerando as trajetórias de Cláudio Santoro e Guarnieri, especialmente a música nacionalista desenvolvida pelos mesmos, constatamos algumas propostas para elaboração de uma música nacional, e atentamos para os desfechos das mesmas. As particularidades destas propostas bem como seu desfecho é assim o centro desta pesquisa. Tomando para observação duas obras para piano solo, Dansa Negra (Guarnieri) e Dansa Brasileira nº 02 (Santoro), esta pesquisa constatou que os desfechos dos percursos estilísticos tanto de Guarnieri quanto de Santoro distanciamse gradativamente do principal objetivo do nacionalismo, isto é, fazer com que os compositores falassem a linguagem musical nacional como sua língua materna, que refletisse os anseios de um povo, e que fosse assimilável pelo mesmo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação e Artes (FCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporâneapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.keyword2Nationalismpt_BR
dc.subject.keyword2Concert musicpt_BR
dc.subject.keyword2Cláudio Santoropt_BR
dc.subject.keyword2Camargo Guarnieript_BR
dc.contributor.referee3Campos, Nilceia da Silveira Protásio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9035006977831813pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado

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