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dc.creatorQuerino, Juliane Kayse Albuquerque da Silva-
dc.date.accessioned2020-03-13T16:51:27Z-
dc.date.available2017-06-26-
dc.date.available2020-03-13T16:51:27Z-
dc.date.issued2017-06-26-
dc.identifier.citationQUERINO, Juliane Kayse Albuquerque da Silva. Caracterização termohigrométrica e de conforto térmico em Porto Velho no período de transição seco-chuvoso. 2017. 58 f. Tese (Doutorado em Física Ambiental) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/2014-
dc.description.abstractThe Porto Velho municipality is in a constant development since your foundation until nowadays and this expansion modify the natural landscape, and consequently the microclimate. The main aim of this study was to study the pattern of the air temperature and humidity Porto Velho – RO throughout pre-determined points in the urban configuration by a mobile transect methodology. The period of measurement was between September and December of 2015 at 8h, 14h and 20h local time. The sensor was attached outside of a vehicle protected in the meteorological shelter. The entire route had 15 points of measurements. It was calculated comfort and discomfort index and also was applied ANOVA statistical analyses to testify the differences between the month and hour. To compare the averaged values was used Scott-Knott test with 5% of significance. The air temperature and humidity have shown differences between the points by mobile transect. It was observed that according to the landscape the air temperature increase next to the downtown and it was lower close to the areas with more vegetation. The air humidity values have showed that the vegetation had influenced in its pattern increasing the values in the points where vegetation are present. Due the urban influence, the values of temperature in the downtown have shown a 3C difference among its points and surrounding points even at night time. The comfort and discomfort index was classified like “comfort degrees varying” and “stress by the heat”.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2020-03-13T12:30:30Z No. of bitstreams: 1 TESE_2017_Juliane Kayse Albuquerque da Silva Querino.pdf: 1595711 bytes, checksum: 996a08a2440698d14a5e060c73bf30b4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2020-03-13T16:51:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_2017_Juliane Kayse Albuquerque da Silva Querino.pdf: 1595711 bytes, checksum: 996a08a2440698d14a5e060c73bf30b4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-13T16:51:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE_2017_Juliane Kayse Albuquerque da Silva Querino.pdf: 1595711 bytes, checksum: 996a08a2440698d14a5e060c73bf30b4 (MD5) Previous issue date: 2017-06-26en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCaracterização termohigrométrica e de conforto térmico em Porto Velho no período de transição seco-chuvosopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordUrbanizaçãopt_BR
dc.subject.keywordIlha de calorpt_BR
dc.subject.keywordTransecto móvelpt_BR
dc.contributor.advisor1Nogueira, Marta Cristina de Jesus Albuquerque-
dc.contributor.advisor-co1Machado, Nadja Gomes-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9058690473723423pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8280601583280522pt_BR
dc.contributor.referee1Nogueira, Marta Cristina de Jesus Albuquerque-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8280601583280522pt_BR
dc.contributor.referee2Machado, Nadja Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9058690473723423pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2063124025919871pt_BR
dc.description.resumoA cidade Porto Velho, desde sua fundação até os dias atuais, vem passando por ciclos de expansão que modificam sua paisagem natural, e consequentemente o microclima local. Este trabalho teve como objetivo principal, estudar o comportamento da temperatura e da umidade relativa do ar na cidade de Porto Velho-RO, em pontos pré-estabelecidos, conforme a malha urbana através de transecto móvel. Foram coletados os dados de temperatura e umidade relativa do ar no período de setembro a dezembro de 2015, as 8h, 14h e 20h local. Utilizou-se um termohigrômetro instalado em um abrigo meteorológico, qual foi acoplado no carro, e percorreu um trajeto de 15 pontos de coletas. Após a coleta dos dados foram calculados os Índices de Conforto Térmico e Desconforto Humano. Os dados foram submetidos à Análise de variância (ANOVA) para testar diferenças entre as médias de ICH entre os meses e os períodos. Para comparação entre as médias, foi utilizado o teste de Scott-Knott ao nível de 5% de significância. A temperatura média do ar e a umidade relativa variou tanto espacialmente como sazonalmente ao longo do trajeto. Foi observado que conforme a configuração do espaço de cada ponto, a temperatura foi maior, em relação aos pontos mais próximos ao centro da cidade e menor em áreas mais arborizadas A umidade relativa do ar também mostrou sofrer influência da vegetação, ou seja, nos pontos onde havia maior presença da vegetação a umidade também foi maior. Devido a configuração urbana da cidade de Porto Velho os pontos mais próximos ao centro demonstraram valores de temperatura aproximadamente 3C acima dos pontos próximo as áreas com vegetação. Ou seja, apesar de ser, ainda, uma cidade horizontal, essa característica demonstra indícios de ilha de calor, uma vez que a diferença encontrada entre os pontos ainda permanece no período noturno. Os índices de conforto térmico e desconforto humano mostraram-se dentro da faixa de grau de conforto variando a estresse devido ao calor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Física Ambientalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keyword2Urbanizationpt_BR
dc.subject.keyword2Heat islandpt_BR
dc.subject.keyword2Mobile transectpt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Flávia Maria de Moura-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4000857814123856pt_BR
dc.contributor.referee4Leão, Marlon-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8029228126244943pt_BR
dc.contributor.referee5Danelichen, Victor Hugo de Morais-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/3461595808977435pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGFA - Teses de doutorado

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