Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/2019
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Leite, Carmen Cinira Siqueira | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-13T16:56:28Z | - |
dc.date.available | 2016-06-27 | - |
dc.date.available | 2020-03-13T16:56:28Z | - |
dc.date.issued | 2006-09-04 | - |
dc.identifier.citation | LEITE, Carmen Cinira Siqueira. Trajetórias de professoras negras: vida escolar e profissão. 2006. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2006. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/2019 | - |
dc.description.abstract | This study is about the life stories of black teacher women. The objective is concerned with school and family background of black teachers from Cuiabá Education Secretariat. It was necessary to understand what they have been living since they started their school life until they have become teachers. The challenges these teachers faced reveal what it is to be a black teacher in a racist, sexist society and the way they have constructed their racial, feminine, professional identity and achieved their goals. It was used qualitative methodology and to collect data, it was adopted the technique of life story. Although there are different stories, at a particular point, the stories reveal that the black teachers had persistence and self-determination to overcome the difficulties during school process until becoming teachers. The narratives provide clues about the existence of autonomy at workplace. On the other hand, it´s possible to notice the strategies found to avoid situations with racial and gender discrimination. To achieve the project of beeing a teacher; family appears in the reports as one that provides moral, emotional, symbolic and financial support. therefore, giving black women the opportunity to speak out, implies giving visibility to this people who were silent by history. The number of black women who have achieved visibility and social mobility through education is still very low. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Simone Souza (simonecgsouza@hotmail.com) on 2020-03-13T15:00:10Z No. of bitstreams: 1 DISS_2006_Carmen Cinira Siqueira Leite.pdf: 4364934 bytes, checksum: 3fb1db08539962b31160f2b41c7542c1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2020-03-13T16:56:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2006_Carmen Cinira Siqueira Leite.pdf: 4364934 bytes, checksum: 3fb1db08539962b31160f2b41c7542c1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-03-13T16:56:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2006_Carmen Cinira Siqueira Leite.pdf: 4364934 bytes, checksum: 3fb1db08539962b31160f2b41c7542c1 (MD5) Previous issue date: 2006-09-04 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Trajetórias de professoras negras : vida escolar e profissão | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professoras negras | pt_BR |
dc.subject.keyword | Identidade racial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ascensão social | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Muller, Maria Lúcia Rodrigues | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7282537478159035 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Teixeira, Moema de Poli | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0803950971595274 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Passos, Luiz Augusto | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5248678282985273 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4500298479273602 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo é sobre historias de vida de professoras negras. O objetivo foi investigar as trajetórias de vida escolar e profissional de professoras negras da Rede Municipal de Educação de Cuiabá. Buscou-se entender qual o processo vivenciado por elas desde o inicio da escolarização até assumir a docência. Suas trajetórias revelam o que é ser professora negra numa sociedade racista e sexista bem como a forma como construíram suas identidades racial, feminina e profissional e realizaram seus projetos de vida. Utilizouse metodologia qualitativa e para a coleta de depoimentos adotou-se a técnica de historia de vida. Apesar de serem historias diferentes, em determinados momentos revelam persistência e autodeterminação para sobrepor as dificuldades na trajetória escolar até assumir a docência. As narrativas fornecem pistas sobre a existência da autonomia no local de trabalho. Por outro lado, veem-se as estratégias encontradas para driblar situações com a discriminação racial e de gênero. Para a concretização do projeto de vida tendo em vista a docência; a família aparece nos relatos como aquela que oferece apoio moral, afetivo, simbólico e financeiro. Portanto, dar voz às mulheres negras, implica em dar visibilidade a esse sujeito silenciado pela história. Constata-se que ainda é pouco o número de mulheres negras que tem obtido visibilidade e a ascensão social através da educação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Educação (IE) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Black teachers | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Identities racial | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Social ascension | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Müller, Maria Lúcia Rodrigues | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7282537478159035 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2006_Carmen Cinira Siqueira Leite.pdf | 4.26 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.