Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/205
Tipo documento: Dissertação
Título: Um estudo crítico entre instituições públicas e a Escola Estadual Meninos do Futuro : entrelaçando poder e saber
Outros títulos: Um estudo crítico das instituições públicas e a Escola Meninos do Futuro : entrelaçando poder e saber
Autor(es): Carvalho, Aparecida Borralho Dias de
Orientador(a): Barros, Solange Maria de
Membro da Banca: Barros, Solange Maria de
Membro da Banca: Assis-Peterson, Ana Antônia de
Membro da Banca: Silva, Denize Elena Garcia da
Resumo : Esta dissertação investiga as articulações existentes entre duas instituições públicas de Cuiabá, Mato Grosso, Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) e Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), ambas voltadas para a garantia da educação e do direito à integridade dos jovens adolescentes que se encontram privados de liberdade –, e a Escola Estadual Meninos do Futuro, a qual integra o Centro Socioeducativo Pomeri, instância maior responsável pela manutenção das unidades que acolhem jovens e adolescentes que cometem infrações. O estudo fundamenta-se nos pressupostos da Teoria das Representações de Atores Sociais (Van Leeuwen, 1997; 2008) e da Análise Crítica do Discurso (ACD) de Fairclough (1989, 2001, 2003) e na filosofia do Realismo Crítico de Bhaskar (1989, 2002). Trata-se de um trabalho de pesquisa balizado por uma triangulação teórica de natureza crítica, o que permite descrever e interpretar dados qualitativos colhidos no ambiente escolar, mediante entrevistas com atores sociais, desde gestores até a equipe socioeducativa. A pesquisa norteia-se pelas seguintes perguntas: (1) De que maneira ocorrem as relações da SEDUC com a SEJUDH, na organização, planejamento e gestão da Escola Estadual Menino do Futuro de Cuiabá? (2) Como a SEJUDH vê a SEDUC, o Centro Socioeducativo Pomeri e a Escola Estadual Menino do Futuro”(3) Como a SEDUC percebe a Escola Estadual “Menino do Futuro” e como se organiza no atendimento às demandas de alunos? (4) Que estruturas são necessárias para assegurar uma política de atendimento ao jovem privado de liberdade? Os resultados apontam a falta de uma integração institucional efetiva entre as instituições SEDUC e SEJUDH, na sua organização, planejamento e gestão escolar. Os dados evidenciaram que SEJUDH e SEDUC se vêem de forma equivocada, com responsabilidades distintas, contrariando as orientações do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE).
Resumo em lingua estrangeira: This study examines the relations between two public institutions of Cuiabá, Mato Grosso: State Department of Education (SEDUC) and Department of Justice and Human Rights (SEJUDH) – both geared at the warranty of education and at the right to justice of young adolescents who are deprived of freedom –, and the State School Meninos do Futuro that is part of Pomeri Social Educational Center, a higher division that is in charge of the units that receive the adolescents who commit infractions. The study is based on the assumptions of the Theory of Representations of Social Actors (Van LEEUWEN, 1997; 2008), Critical Discourse Analysis of Fairclough (1989, 2001, 2003) and the philosophy of Critical Realism of Baskar (1989, 2002). It is a research study marked by a theoretical triangulation of critical nature that makes it possible to describe and interpret qualitative data collected in the school environment by means of interviews with social actors from administrators to the social and educational team. The guiding research questions are: 1) How are the relations between SEDUC and SEJUDH regarding organization, planning and the management of the State School Meninos do Futuro? 2) How does SEJUDH view SEDUC, Pomeri Social Educational Center, and the State School Meninos do Futuro? 3) How does SEDUC view the State School Meninos do Futuro and how is organized to attend the demands of the students? 4) What structures are necessary to guarantee a policy of proper assistance to the young adolescents deprived of freedom? Results show a lack of a proper institutional integration between SEDUC and SEJUDH in its organization, planning and school management. Data demonstrated that relations between SEJUDH and SEDUC are not well articulated in that they view each other with distinct responsibilities, and as a result of that they contradict the guidelines of National System of Social Educational Assistance (SINASE).
Palavra-chave: SEJUDH MT
SEDUC MT
Centro Socioeducativo Pomeri
Escola Estadual Meninos do Futuro
Jovens e adolescentes
Palavra-chave em lingua estrangeira: SEJUDH MT
SEDUC MT
Pomeri Social Educational Center
State School Meninos do Futuro
Young and adolescents
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Linguagens (IL)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
Referência: CARVALHO, Aparecida Borralho Dias de. Um estudo crítico entre instituições públicas e a Escola Estadual Meninos do Futuro: entrelaçando poder e saber. 2015. 120 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/205
Data defesa documento: 7-Dec-2015
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado

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