Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/2052
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Alves, Ildicely de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-03T15:29:52Z | - |
dc.date.available | 2020-02 | - |
dc.date.available | 2020-07-03T15:29:52Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-18 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Ildicely de Oliveira. Uma sequência didática sobre o ensino da evolução biológica a partir de uma perspectiva histórica. 2019. 92 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/2052 | - |
dc.description.abstract | This work is the result of some reflections about the teaching of the “origin and evolution of life” in Basic Education in a research developed with the Professional Master’s Degree in Teaching Biology. In the context of the classroom, the teachers face some hindrances when working with the theme, such as conceptual difficulties, sociocultural matters and didactic strategies that contribute to the comprehension of the key concepts of evolutionary theory. The proposal of the thesis was the elaboration and application of a didactic sequence with dynamic, attractive and meaningful classes, aiming to deepen the reflections about the evolutionary theory, in a historical context, recurring to geological times and to the history of life in the Earth. As a guiding principle of this didactic intervention, the Socioconstructivism Learning Theory of Vygotsky presents itself as fundamental. In the didactic sequence, we presented a suggestive overview of the classes about the biologic evolution, considering the history of life in Earth. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2020-07-03T13:11:56Z No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Ildicely de Oliveira Alves.pdf: 2028434 bytes, checksum: 1e1a9133cc497777c700373fb1668fc9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2020-07-03T15:29:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Ildicely de Oliveira Alves.pdf: 2028434 bytes, checksum: 1e1a9133cc497777c700373fb1668fc9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-07-03T15:29:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Ildicely de Oliveira Alves.pdf: 2028434 bytes, checksum: 1e1a9133cc497777c700373fb1668fc9 (MD5) Previous issue date: 2019-07-18 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Uma sequência didática sobre o ensino da evolução biológica a partir de uma perspectiva histórica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem socioconstrutivista | pt_BR |
dc.subject.keyword | História da vida na Terra | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Graciela da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4532583858783391 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pietri, Ana Paula Zampieri Silva de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5529223874520190 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7018286591963865 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7433258089379637 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho é resultado de algumas reflexões sobre o ensino da “origem e evolução da vida” na Educação Básica em pesquisa desenvolvida junto ao Mestrado Profissional em Ensino de Biologia. No contexto da sala de aula, os professores se deparam com alguns entraves ao trabalhar o tema, como dificuldades conceituais, questões socioculturais e estratégias didáticas que contribuam para a compreensão dos conceitos-chaves da teoria evolutiva. A proposta da dissertação foi a elaboração e aplicação de uma sequência didática com aulas dinâmicas, atrativas e significativas, a fim de aprofundar as reflexões sobre a teoria evolutiva, num contexto histórico, recorrendo aos tempos geológicos e à história da vida na Terra. Como princípio norteador dessa intervenção didática, a Teoria da Aprendizagem Socioconstrutivista de Vygotsky se apresenta como fundamental. Na sequência didática apresentamos um panorama sugestivo de aulas sobre a temática evolução biológica, considerando a história da vida na Terra. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Biociências (IB) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | High School | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Socioconstrutivist learning | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | History of life on Earth | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Oliveira, Graciela da Silva | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4532583858783391 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Cerqueira, Lenícy Lucas de Miranda | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/9791424708335291 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – IB – PROFBIO – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2019_Ildicely de Oliveira Alves.pdf | 1.98 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.