Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2052
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Ildicely de Oliveira-
dc.date.accessioned2020-07-03T15:29:52Z-
dc.date.available2020-02-
dc.date.available2020-07-03T15:29:52Z-
dc.date.issued2019-07-18-
dc.identifier.citationALVES, Ildicely de Oliveira. Uma sequência didática sobre o ensino da evolução biológica a partir de uma perspectiva histórica. 2019. 92 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/2052-
dc.description.abstractThis work is the result of some reflections about the teaching of the “origin and evolution of life” in Basic Education in a research developed with the Professional Master’s Degree in Teaching Biology. In the context of the classroom, the teachers face some hindrances when working with the theme, such as conceptual difficulties, sociocultural matters and didactic strategies that contribute to the comprehension of the key concepts of evolutionary theory. The proposal of the thesis was the elaboration and application of a didactic sequence with dynamic, attractive and meaningful classes, aiming to deepen the reflections about the evolutionary theory, in a historical context, recurring to geological times and to the history of life in the Earth. As a guiding principle of this didactic intervention, the Socioconstructivism Learning Theory of Vygotsky presents itself as fundamental. In the didactic sequence, we presented a suggestive overview of the classes about the biologic evolution, considering the history of life in Earth.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2020-07-03T13:11:56Z No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Ildicely de Oliveira Alves.pdf: 2028434 bytes, checksum: 1e1a9133cc497777c700373fb1668fc9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2020-07-03T15:29:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Ildicely de Oliveira Alves.pdf: 2028434 bytes, checksum: 1e1a9133cc497777c700373fb1668fc9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-03T15:29:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Ildicely de Oliveira Alves.pdf: 2028434 bytes, checksum: 1e1a9133cc497777c700373fb1668fc9 (MD5) Previous issue date: 2019-07-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUma sequência didática sobre o ensino da evolução biológica a partir de uma perspectiva históricapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino Médiopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem socioconstrutivistapt_BR
dc.subject.keywordHistória da vida na Terrapt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Graciela da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4532583858783391pt_BR
dc.contributor.referee1Pietri, Ana Paula Zampieri Silva de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5529223874520190pt_BR
dc.contributor.referee2Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7018286591963865pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7433258089379637pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é resultado de algumas reflexões sobre o ensino da “origem e evolução da vida” na Educação Básica em pesquisa desenvolvida junto ao Mestrado Profissional em Ensino de Biologia. No contexto da sala de aula, os professores se deparam com alguns entraves ao trabalhar o tema, como dificuldades conceituais, questões socioculturais e estratégias didáticas que contribuam para a compreensão dos conceitos-chaves da teoria evolutiva. A proposta da dissertação foi a elaboração e aplicação de uma sequência didática com aulas dinâmicas, atrativas e significativas, a fim de aprofundar as reflexões sobre a teoria evolutiva, num contexto histórico, recorrendo aos tempos geológicos e à história da vida na Terra. Como princípio norteador dessa intervenção didática, a Teoria da Aprendizagem Socioconstrutivista de Vygotsky se apresenta como fundamental. Na sequência didática apresentamos um panorama sugestivo de aulas sobre a temática evolução biológica, considerando a história da vida na Terra.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biociências (IB)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.keyword2High Schoolpt_BR
dc.subject.keyword2Socioconstrutivist learningpt_BR
dc.subject.keyword2History of life on Earthpt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Graciela da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4532583858783391pt_BR
dc.contributor.referee4Cerqueira, Lenícy Lucas de Miranda-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9791424708335291pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IB – PROFBIO – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2019_Ildicely de Oliveira Alves.pdf1.98 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.