Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2055
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTognon, Michele Eidt-
dc.date.accessioned2020-07-03T16:00:04Z-
dc.date.available2019-11-
dc.date.available2020-07-03T16:00:04Z-
dc.date.issued2019-07-15-
dc.identifier.citationTOGNON, Michele Eidt. Construção e aplicação de uma sequência de ensino investigativo para o ensino de Botânica. 2019. 124 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/2055-
dc.description.abstractConsidering the current scenario of Botany teaching in our country, its importance to the un-derstanding of natural phenomena, and to meet the demand for teaching focused on the under-standing of the nature of science, the assimilation of concepts and the understanding of the impacts of science and its technologies, it was developed a teaching resource in order to make the teaching of Botany more motivating and contribute to the Scientific Literacy of high school students. This study follows a quanti-qualitative approach and its methodological proposal is in accordance to a cognitive/cultural view of teaching. The study was carried out involving 3rd year students from the Dom Bosco Public School in Lucas do Rio Verde. There is a teaching potential in this didactic teaching in promoting advances to students´ scientific literacy. The implementation of the Investigative Teaching Sequence allowed students the possibility of dis-cussing, building concepts and the contact with the scientific method; to the researcher the im-plementation allowed the reflection about possible solutions concerning the role of elaborating investigative teaching strategies for students´ learning. It is believed that this research may con-tribute so that Biology teachers can identify methodological aspects that facilitate scientific literacy and the construction of knowledge in Botany. In addition, it is hoped that it may moti-vate teachers to develop their own “investigative teaching sequences” considering their local problems as starting points.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2020-07-03T15:58:31Z No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Michele Eidt Tognon.pdf: 2562457 bytes, checksum: 7ea02ba63f5b52bb02404a634484216b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2020-07-03T16:00:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Michele Eidt Tognon.pdf: 2562457 bytes, checksum: 7ea02ba63f5b52bb02404a634484216b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-03T16:00:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Michele Eidt Tognon.pdf: 2562457 bytes, checksum: 7ea02ba63f5b52bb02404a634484216b (MD5) Previous issue date: 2019-07-15en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleConstrução e aplicação de uma sequência de ensino investigativo para o ensino de Botânicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de Botânicapt_BR
dc.subject.keywordSequência de ensino investigativopt_BR
dc.subject.keywordAlfabetização científicapt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Patrícia Carla-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3085686703641324pt_BR
dc.contributor.referee1Añez, Rogério Benedito da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1344182508125916pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Graciela da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4532583858783391pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4763269587977017pt_BR
dc.description.resumoConsiderando o atual cenário do ensino de Botânica no país, sua importância para a compreen-são dos fenômenos naturais e atendendo à demanda de um ensino voltado para o entendimento da natureza da ciência, da assimilação de conceitos e da compreensão dos impactos da ciência e das suas tecnologias, desenvolvemos um produto didático afim de tornar o ensino de Botânica mais motivador e contribuir para a Alfabetização Científica (AC) de estudantes do Ensino Mé-dio. Este trabalho possui uma natureza quanti-qualitativa e a proposta metodológica desenvol-vida está em concordância com a visão cognitiva/cultural de ensino. O trabalho foi realizado com estudantes do 3o ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dom Bosco, localizada no mu-nicípio de Lucas do Rio Verde, Mato Grosso. Existe um potencial didático nesta sequência em promover avanços na Alfabetização Científica dos estudantes. A aplicação da Sequência de Ensino Investigativo proporcionou aos alunos a possibilidade de argumentação, construção de conceitos e o contato com o método científico e à pesquisadora-professora a possibilidade de reflexão sobre possíveis soluções para o papel da formulação de estratégias de ensino investi-gativo na aprendizagem dos estudantes. Acredita-se que este trabalho possa contribuir para que professores de Biologia identifiquem aspectos metodológicos facilitadores da Alfabetização Científica e da construção de conhecimentos em Botânica e possa inspirar professores a cons-truir suas próprias “sequências de ensino investigativo” tomando problemáticas locais como ponto de partida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biociências (IB)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.keyword2Botanic teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Investigative teaching sequencept_BR
dc.subject.keyword2Literacypt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Patrícia Carla-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3085686703641324pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IB – PROFBIO – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2019_Michele Eidt Tognon.pdf2.5 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.