Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/2056
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Uma sequência didática para o ensino de evolução humana no ensino médio |
Autor(es): | Silva, Lourizelma dos Santos |
Orientador(a): | Oliveira, Graciela da Silva |
Membro da Banca: | Pagan, Alice Alexandre |
Membro da Banca: | Oliveira, Graciela da Silva |
Membro da Banca: | Cerqueira, Lenícy Lucas de Miranda |
Resumo : | O tema evolução biológica norteia a compreensão da interação dos seres vivos com o ambiente. O poder explicativo da teoria evolutiva pelo mecanismo da seleção natural é reconhecido pela comunidade científica, bem como pela comunidade educacional. No entanto, a teoria da evolução biológica, ganha novas configurações no contexto escolar, uma vez que se observa, por um lado, a complexidade e os obstáculos cognitivos e culturais trazidos pelos alunos, e, por outro, as dificuldades encontradas pelos docentes, tanto no que se refere à formação inicial, quanto às condições estruturais da escola pública. Considerando a complexidade e o desafio de implementar espaços no Ensino Médio que facilitem a aprendizagem significativa da teoria evolutiva, propôs-se, nesta pesquisa, a construção de um produto educacional para o estudo da evolução humana, fundamentando-a na Teoria de Aprendizagem Significativa, de David Ausubel, proposta em 1968. A teoria de Ausubel explica que, durante o processo de ensino-aprendizagem, a informação nova deve ancorar e interagir com conceitos existentes na estrutura cognitiva do aluno. Assim, a construção da presente sequência didática foi impulsionada pelas seguintes questões orientativas: Uma sequência de atividades potencialmente significativa poderia promover a aprendizagem sobre a evolução humana? Quais os significados atribuídos à origem humana representados nas falas de estudantes do 1° ano do Ensino Médio? A ciência está presente no discurso apresentado pelos estudantes? Considerando essas questões, o objetivo foi construir uma sequência didática que auxiliasse no ensino-aprendizagem de conceitos que sustentam a ideia da evolução humana, partindo da análise da construção desses conceitos. O desenvolvimento desta pesquisa de cunho qualitativo partiu da organização da sequência didática, para posterior aplicação junto à turma do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual do município de Várzea Grande-MT e sua subsequente avaliação. A sequência didática demonstrou-se produtiva para o tratamento dos conceitos utilizados na abordagem da temática da evolução humana. |
Resumo em lingua estrangeira: | The biological evolution topic guides the understanding of the interaction of living beings with the environment. The explanatory power of evolutionary theory through the mechanism of natural selection is recognized by the scientific community as well as by the educational community. However, the biological evolution theory gains new configurations in the school context, since, on one hand, the complexity and cognitive and cultural obstacles brought by students are observed, and, on the other hand, the difficulties encountered by the teachers, both with regard to initial training, and respecting the structural conditions of the public school. Considering the complexity and the challenge of implementing spaces in high school which facilitate the meaningful learning of evolutionary theory, this research suggests the construction of an educational product for the study of human evolution, based on Theory of Learning of David Ausubel (1968). Ausubel's theory explains that during the teaching-learning process, new information must anchor and interact with existing concepts in the student's cognitive structure). Thus, the construction of the present didactic sequence was driven by the following guiding questions: Could a potentially significant sequence of activities promote learning about human evolution? What are the meanings attributed to human origin represented in the speeches of first grade students of high school? Is science present in the students‟ discourse? Considering these questions, the objective was to develop a didactic sequence that would aid in the teaching-learning process of concepts that support the idea of human evolution, starting from the analysis of the construction of these concepts. The development of this qualitative research was based on the organization of the didactic sequence, for later application to the first grade high school class of a state public school in the municipality of Várzea Grande-MT and its subsequent evaluation. The didactic sequence presented itself as productive for the treatment of concepts used to approach the theme of human evolution. |
Palavra-chave: | Evolução biológica Sequência de atividades Ensino e aprendizagem Educação básica |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Biological evolution Sequence of activities Teaching and learning Basic education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Biociências (IB) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO |
Referência: | SILVA, Lourizelma dos Santos. Uma sequência didática para o ensino de evolução humana no ensino médio. 2019. 93 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/2056 |
Data defesa documento: | 17-Jul-2019 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – IB – PROFBIO – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2019_Lourizelma dos Santos Silva.pdf | 5.81 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.