Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/206
Tipo documento: Dissertação
Título: O ensino de leitura em língua espanhola em uma perspectiva enunciativo-discursiva
Autor(es): Ormond, Rosária Cristina da Silva
Orientador(a): Pedroso, Sergio Flores
Membro da Banca: Pedroso, Sergio Flores
Membro da Banca: Padilha, Simone de Jesus
Membro da Banca: Souza, Fábio Marques de
Resumo : Esta pesquisa tem como objetivo apresentar propostas conceituais e didáticas para o trabalho com a leitura, no espaço escolar público, que sejam coerentes com as necessidades que instauram as práticas sociais atuais. As perguntas que nortearam esta investigação foram: 1) Quais as concepções de linguagem e de leitura dos professores de línguas sujeitos da pesquisa? 2) O que fazer para reverter eventuais desajustes entre a construção de capacidades de leitura e as necessidades atuais? Para respondê-las, foram feitas observações em dez aulas de E/LE em uma escola estadual no município de Cuiabá e foi realizada a aplicação de um questionário a cinco professoras de língua espanhola da rede pública de ensino. Este trabalho está inscrito no escopo da Linguística Aplicada tomando o arcabouço teórico da vertente francesa da Análise do Discurso. A análise dos dados sugere que as professoras sujeitos da pesquisa concebem a leitura ora como decodificação ora como interação entre o leitor e o texto. Ao final, é proposto um curso de formação continuada, cujo desígnio é explicar os pressupostos teóricos da abordagem enunciativo-discursiva e materializar, em propostas didáticas, o seu funcionamento no ensino de leitura em língua espanhola, provocando transformações nas práticas pedagógicas dos professores de E/LE da rede pública de ensino.
Resumo em lingua estrangeira: Abstract: This research aims presenting conceptual and didactic proposals to work with the reading, at the public school environment, according to the needs established by the current social practices. The questions which guided this investigation were: 1) What are the conceptions of language and reading that the language teachers, subjects of this research, have? 2) What is possible to do for reversing probable misadjustments between the construction of the reading skills and the current needs? In order to answer the previous questions, it was done observations in ten classes of Spanish for a foreign language in a state school in the city of Cuiabá, where it was applied a questionnaire to five teachers who teach Spanish at public schools. This research is inscribed in Applied Linguistics scope taking as theoretical basis the French Approach of Discourse Analysis. Data analysis suggests that the teachers’ conceptions of reading are seen sometimes as a decoding and as an interaction between the reader and the text. At the end of this thesis, it was proposed a continuing formation course aimed at explaining the theoretical principles of enunciative-discursive approach, as well as, materialize them on educational proposals functioning in reading teaching in Spanish Language, causing changes in pedagogical practices of teachers Spanish for a foreign language who teach at the public school system.
Resumen: Esta investigación tiene como objetivo presentar propuestas conceptuales y didácticas para el trabajo con la lectura, en la escuela pública, que sean coherentes con las necesidades que establecen las prácticas sociales actuales. Las preguntas que orientaron este trabajo fueron: 1) ¿Cuáles las concepciones de lenguaje y de lectura de los profesores de lenguas sujetos de la investigación? y 2) ¿Qué hacer para revertir eventuales desajustes entre la construcción de capacidades de lectura y las necesidades actuales? Para contestarlas fueron hechas observaciones en diez clases de español como lengua extranjera en una escuela estatal en la ciudad de Cuiabá y fue realizada la aplicación de un cuestionario a cinco profesoras de lengua española de escuelas de la red pública. Este trabajo está inscripto en el campo de la Linguística Aplicada tomando las teorías del Análisis del Discurso de vertiente francesa. El análisis de los datos sugiere que las profesoras, sujetos de la investigación, conciben la lectura algunas veces como decodificación, otras como interacción entre el lector y el texto. Al final, es propuesto un curso de formación continuada, cuyo intento es explicar los presupuestos teóricos del enfoque enunciativo-discursivo y materializar, en propuestas didácticas, y su funcionamiento en la enseñanza de la lectura en lengua española, estimulando transformaciones en las prácticas pedagógicas de los profesores de E/LE de las escuelas públicas.
Palavra-chave: Leitura
Língua espanhola
Formação continuada
Palavra-chave em lingua estrangeira: Reading
Spanish language
Continuing qualification
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Linguagens (IL)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
Referência: ORMOND, Rosária Cristina da Silva. O ensino de leitura em língua espanhola em uma perspectiva enunciativo-discursiva. 2015. 118 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/206
Data defesa documento: 19-Mar-2015
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado

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