Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/207
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarcelino, Betsemens Barbosa de Souza-
dc.date.accessioned2017-02-16T12:48:12Z-
dc.date.available2015-11-15-
dc.date.available2017-02-16T12:48:12Z-
dc.date.issued2015-10-05-
dc.identifier.citationMARCELINO, Betsemens Barbosa de Souza. A música e a sua influência na vida de jovens e adolescentes envolvidos no projeto Superhação: uma análise crítica do discurso. 2015. 144 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/207-
dc.description.abstractThis dissertation presents the result of a study about music and its influence in the life of youth and adolescents who are involved on the SUPERHAÇÃO Project, which aims preventing drug use and has been running at the public school Mario Spinelli in Sorriso, Mato Grosso State. The research sought to comprehend the identificacional meaning through the modality and evaluation categories that are present in the statements of youth and adolescents within a context of violence, alcoholism and drug use. The methodology was based on a qualitative and quantitative nature of research and used the application of questionnaires and interviews. The theoretical framework is based on the perspective of Critical Discourse Analysis (CDA), defended by Norman Fairclough (2001, 2003a); and on the Systemic-Functional Linguistic from Halliday (1994), that, under an identity perspective in postmodernity, discussed in Stuart Hall (2006), Manuel Castells (1999), Moita Lopes (2003) and Zygmunt Bauman (2001), served to support the analysis made here. The results extol the importance of SUPERHAÇÃO Project to the adolescents and evidence a great connection between them and the music. The results also show that music in English has taken on increasingly significant place in their lives, which explains the obvious emotional relationship and students’ strong will that music be present in English class. Thus, in a critical and emancipatory view, the musical practice on youth and adolescents lives become a tool to work drug use prevention, for it may be a place for reflective discussions that reach deeper aspects of the human character of each individual, acting directly on elements of their identity, and is indicated as a potential mechanism to face social adversity.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2017-02-16T12:08:00Z No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Betsemens Barbosa de Souza Marcelino.pdf: 2392509 bytes, checksum: a1c4e519bd64cd5fac8c3a52150b8163 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2017-02-16T12:48:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Betsemens Barbosa de Souza Marcelino.pdf: 2392509 bytes, checksum: a1c4e519bd64cd5fac8c3a52150b8163 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-02-16T12:48:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Betsemens Barbosa de Souza Marcelino.pdf: 2392509 bytes, checksum: a1c4e519bd64cd5fac8c3a52150b8163 (MD5) Previous issue date: 2015-10-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA música e a sua influência na vida de jovens e adolescentes envolvidos no projeto Superhação : uma análise crítica do discursopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPrática musicalpt_BR
dc.subject.keywordAnálise crítica do discursopt_BR
dc.subject.keywordLinguística sistêmico-funcionalpt_BR
dc.subject.keywordEscola públicapt_BR
dc.subject.keywordTransformação socialpt_BR
dc.contributor.advisor1Barros, Solange Maria de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5747668885058135pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Solange Maria de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5747668885058135pt_BR
dc.contributor.referee2Pedroso, Sergio Flores-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4174805732409051pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5302438508837994pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta o resultado de um estudo sobre a música e a sua influência na vida de jovens e adolescentes envolvidos no Projeto SUPERHAÇÃO que visa à prevenção do uso de drogas, e está em funcionamento na Escola Estadual Mário Spinelli, em Sorriso-Mato Grosso. A pesquisa buscou compreender o significado identificacional por meio das categorias de modalidade e avaliação presentes nos enunciados dos jovens e adolescentes em contexto de violências, alcoolismo e uso de drogas. A metodologia pautou-se numa pesquisa de cunho qualitativo e quantitativo, com a aplicação de questionário e realização de entrevistas. A fundamentação teórica baseia-se na perspectiva da Análise Crítica do Discurso (ACD), defendida por Norman Fairclough (2001; 2003a), e na linguística sistêmica-funcional de Halliday (1994), que, sob a perspectiva identitária na pós- modernidade, discutida em Stuart Hall (2006), Manuel Castells (1999), Moita Lopes (2003) e Zygmunt Bauman (2001), serviram como suporte embasador às análises aqui efetuadas. Os resultados enaltecem a relevância do Projeto SUPERHAÇÃO para os adolescentes, e evidenciam uma grande conexão entre estes e a música. Tais resultados mostram ainda que a música em língua inglesa tem assumido espaço cada vez mais significativo em suas vidas, o que justifica a evidente relação afetiva e a forte vontade de que a mesma esteja presente nas aulas de inglês. Assim, numa visão crítica e emancipatória1, a prática musical na vida dos jovens e adolescentes se torna uma ferramenta para se trabalhar a prevenção do uso de drogas, pois pode ser um espaço de debates reflexivos que atingem aspectos mais profundos do caráter humano de cada sujeito, agindo diretamente em elementos de sua identidade2, bem como é indicada como um mecanismo potencial de enfretamento das adversidades sociais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Linguagens (IL)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.keyword2Musical practicept_BR
dc.subject.keyword2Critical discourse analysispt_BR
dc.subject.keyword2Systemic-functional linguisticpt_BR
dc.subject.keyword2Public schoolpt_BR
dc.subject.keyword2Social transformationpt_BR
dc.contributor.referee3Souza, Veralúcia Guimaraes de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8258543105420805pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado
CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2015_Betsemens Barbosa de Souza Marcelino.pdf2.34 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.