Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2122
Tipo documento: Dissertação
Título: O jogo desmata-mata e os números racionais diádicos
Autor(es): Jesus, Alessandro Costa de
Orientador(a): Souza, Aldi Nestor de
Membro da Banca: Souza, Aldi Nestor de
Membro da Banca: Marchi, Reinaldo de
Membro da Banca: Nascimento, Edgar
Resumo : Neste trabalho apresentamos o jogo combinatório Desmata-mata (Hackenbush, em inglês), que consiste de um grafo com arestas azuis e vermelhas, jogado por dois jogadores) e sua relação com números (dos naturais aos racionais diádicos), bem como a soma que torna o conjunto das classes de equivalência de todos os jogos um grupo abeliano. Também descrevemos como ´e feita a construção desses jogos de maneira formal e nos concentramos, mais especificamente, em mostrar uma relação biunívoca entre uma classe especial desses jogos e o conjunto dos números racionais diádicos. Falaremos ainda sobre a possibilidade de utilização de jogos em sala de aula, de maneira mais geral e de forma particular sobre o uso da teoria de jogos como ferramenta auxiliar no ensino de números reais.
Resumo em lingua estrangeira: In this work We present the game combinatorial desmata-mata (Hackenbush in English), which consists of a graph with blue and red edges, played by two players) and their relationship to numbers (from natural to dyadic rational), and the sum makes the set of equivalence classes of all games an abelian group. We also describe how is the construction of these games in a formal way and focus more specifically to show a two-way relationship between a special class of these games and the set of rational dyadic numbers. We’ll talk also about the possibility of using classroom games, more generally and in a particular way on the use of game theory as an auxiliary tool in the teaching of real numbers.
Palavra-chave: Jogos
Ensino de matemática
Números
Palavra-chave em lingua estrangeira: Games
Mathematics teaching
Numbers
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT
Referência: JESUS, Alessandro Costa de. O jogo desmata-mata e os números racionais diádicos. 2016. 48 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/2122
Data defesa documento: 21-Mar-2016
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2016_Alessandro Costa de Jesus.pdf417.63 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.