Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2135
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBezerra, Miguel Firmeza-
dc.date.accessioned2020-10-29T18:19:26Z-
dc.date.available2018-11-09-
dc.date.available2020-10-29T18:19:26Z-
dc.date.issued2018-09-10-
dc.identifier.citationBEZERRA, Miguel Firmeza. Eu estou com todos: Ayahuasca e o contínuo ilimitado. 2018. 133 f. Tese (Doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/2135-
dc.description.abstractABSTRACT The following study argues about Ayahuasca and the possibility of proper knowledge attributed to it. Ayahuasca is one of the many names attributed to a beverage of indigenous origin made of two plants from the Amazonian rainforest. There is, among the peoples which use this drink, the belief that it is bearer of a multiple and vast knowledge. Our study is guided by the observation and analysis of a process of self-experimentation with Ayahuasca allied to bibliographical research about the aforementioned issue and aims at exploring what the nature of such knowledge is. Through a dive in the experienced processes throughout the research period, we extracted some results to this question, reaching the consideration that, other than discontinuous, fragmentary, formal and dimensional nature predominant in the Occidental perception of the real, the knowledge derived from Ayahuasca makes us take part in a continuous, limitless and non-dimensional aspect of reality.pt_BR
dc.description.abstractABSTRAIT L’étude suivant discurt sur l’Ayahuasca et la possibilité de savoir propre à elle attribué. Ayahuasca est un parmi boucoup de noms attribué à une boisson d’origine indigène fait de deux plantes de la forêt amazone. Il y a, parmi les peuples qui utilisent cette boisson, la croyance qu’elle apporte un savoir vaste et multiple. Notre étude est conduit par la observation et analyse d’un procès d’autoexpérimentation avec Ayahuasca allié à la recherche bibliographique sur le thème et vise à explorer la nature de ce savoir. Par un plongée dans les procès experimenté pendant le période de recherche, nous avons extrait quelques-uns résultats pour cette question et arrivé à la consideration dont, différemment de la nature discontinue, fragmentaire, formal e dimensionnel prédominate dans la manière occidental de perception du réele, le savoir d’Ayahuasca fait nous participer d’un aspect continu, illimité et non-dimensionnel du réele.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2020-10-28T23:15:01Z No. of bitstreams: 1 TESE_2018_Miguel Firmeza Bezerra.pdf: 2240260 bytes, checksum: f5ac35c321b42a8d37f044c160c56920 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2020-10-29T18:19:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_2018_Miguel Firmeza Bezerra.pdf: 2240260 bytes, checksum: f5ac35c321b42a8d37f044c160c56920 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-29T18:19:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE_2018_Miguel Firmeza Bezerra.pdf: 2240260 bytes, checksum: f5ac35c321b42a8d37f044c160c56920 (MD5) Previous issue date: 2018-09-10en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEu estou com todos : Ayahuasca e o contínuo ilimitadopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordAyahuascapt_BR
dc.subject.keywordSaberes não dimensionaispt_BR
dc.subject.keywordConsciência contínuapt_BR
dc.subject.keywordEspiritualidadept_BR
dc.contributor.advisor1Abonizio, Juliana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9668060044309607pt_BR
dc.contributor.referee1Abonizio, Juliana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9668060044309607pt_BR
dc.contributor.referee2Leite, Mário Cezar Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1341589015538902pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7072057840612364pt_BR
dc.description.resumoO estudo a seguir versa sobre a Ayahuasca e a possibilidade de saber próprio a ela atribuída. Ayahuasca é um dentre os muitos nomes atribuídos a uma bebida de origem indígena feita a partir de duas plantas da floresta amazônica. Há entre os povos que utilizam esta bebida a crença de que ela é portadora de um saber vasto e múltiplo. Nosso estudo guia-se a partir da observação e análise de um processo de auto experimentação com Ayahuasca aliado à pesquisa bibliográfica sobre o tema e visa explorar qual é a natureza de tal saber. Mediante o mergulho nos processos experimentados durante o período da pesquisa fomos extraindo alguns resultados para essa questão, chegando à consideração de que, diversamente da natureza descontínua, fragmentária, formal e dimensional, predominantes no modo ocidental de percepção do real, o saber da Ayahuasca nos faz participar de um aspecto contínuo, ilimitado e não dimensional do real.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação e Artes (FCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporâneapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.keyword2Ayahuascapt_BR
dc.subject.keyword2Non-dimensional knowledgept_BR
dc.subject.keyword2Continuous consciousnesspt_BR
dc.subject.keyword2Spiritualitypt_BR
dc.contributor.referee3Osório, Patrícia Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1401118064814289pt_BR
dc.contributor.referee4Querino, Rosimar Alves-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7134372416956260pt_BR
dc.contributor.referee5Fernandes, Cleonice Terezinha-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/9409183881600139pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2018_Miguel Firmeza Bezerra.pdf2.19 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.