Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/2148
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Contribuições da formação continuada para a prática pedagógica do professor de Educação Física |
Autor(es): | Silva, Ana Paula Vasconcelos da |
Orientador(a): | Moreira, Evando Carlos |
Membro da Banca: | Moreira, Evando Carlos |
Membro da Banca: | Grunennvaldt, José Tarcísio |
Membro da Banca: | Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de |
Resumo : | Esta pesquisa teve por objetivo organizar e desenvolver com professores de Educação Física da Rede Estadual de Ensino do Mato Grosso uma proposta de formação continuada, apresentando assim, alternativas para melhoria de suas práticas pedagógicas na escola. Especificamente: identificar as principais dificuldades relacionadas à prática pedagógica relatadas por professores de Educação Física atuantes na rede pública de ensino do Estado de Mato Grosso; e identificar quais as necessidades de professores de Educação Física referentes à formação continuada. A metodologia segue uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo e do tipo investigação-ação. A amostra conta com 7 professores de Educação Física que atuam na Rede Estadual do Ensino de Mato Grosso, contratados ou efetivos, lotados no município de Barra do Garças. Foram realizados 13 encontros com os professores de fevereiro a junho de 2015, com a proposta de debater sobre a sua prática pedagógica. Para a coleta de dados utilizamos equipamentos para registro fotográfico, de vídeo e áudio dos encontros, e ainda, anotações do caderno de campo. Os resultados apontaram para a satisfação dos professores no que se refere ao desenvolvimento das atividades formativas propostas. Dentre as dificuldades apresentadas pelos professores ao longo dos encontros destacaram-se a falta de material e estrutura física em algumas escolas, o desinteresse dos alunos nas aulas, a ausência de planejamento curricular anual a ser seguido, e a dificuldade em trabalhar alguns conteúdos específicos tais como, dança, esporte de aventuras, lutas e capoeira. Sobre as suas necessidades formativas os professores apontaram para a importância de desenvolvimento de ações de formação sobre conhecimentos mais específicos da Educação Física e conectadas à sua realidade com estudos de suas práticas, dificuldades e planejamentos. Este processo formativo com os professores de Educação Física mostrou que a formação continuada que coloca o docente no centro do processo e sua prática pedagógica como eixo norteador das discussões tem mais sucesso e eficácia para o professor. As dificuldade e necessidades dos professores estão diretamente relacionadas à sua prática pedagógica e precisam ser consideradas no momento do planejamento das práticas de formação continuada de professores de Educação Física. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research aimed to organize and develop with teachers of Physical Education of the State of Mato Grosso a proposal for continuing education or continued formation, thus presenting alternatives to improve their pedagogical practices at school. Specifically: to identify the main difficulties related to teaching practice reported by Physical Education teachers working in public schools in the State of Mato Grosso; and identify the needs of physical education teachers regarding continued formation. The methodology follows a qualitative approach, descriptive and type of action- research. The sample has seven physical education teachers who work in the State of Mato Grosso, contractors or effective, crowded in the municipality of Barra do Garças. They were held 13 meetings with teachers from February to June 2015, with the proposal to discuss their practice. Data collection equipment used for photographic documentation, video and audio of the meetings, and also notes the field notebook. The results point to a satisfaction of teachers with regard to the development of training activities proposed. Among the difficulties presented by the teachers during the meetings highlighted the lack of equipment and physical infrastructure in some schools, the lack of interest of students in classes, the absence of an annual curriculum planning to be followed, and the difficulty in working some specific content such as dance, sports adventures, wrestling and capoeira. About their training needs teachers pointed to the importance of developing training sessions on more specific knowledge of Physical Education and connected to their reality with studies of its practices, difficulties and planning. This training process with the PE teachers showed that continuing education that puts the teacher at the center of the process and their practice as a guideline for discussions has more success and effectiveness for the teacher. The difficulty and teachers' needs are directly related to their practice and must be considered when planning the practical continued formation of Physical Education teachers. |
Palavra-chave: | Formação continuada Educação física Prática pedagógica |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Continued formation Physical education Pedagogical practices |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Educação Física (FEF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
Referência: | SILVA, Ana Paula Vasconcelos da. Contribuições da formação continuada para a prática pedagógica do professor de Educação Física. 2016. 203 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/2148 |
Data defesa documento: | 30-Mar-2016 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – FEF – PPGEF – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2016_Ana Paula Vasconcelos da Silva.pdf | 2.22 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.