Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2167
Tipo documento: Dissertação
Título: Etnoconhecimento como possibilidade de diálogo no ensino de ciências : um estudo de caso na comunidade Vale do Amanhecer, Juruena-MT
Autor(es): Santos, Antonio Carlos Faneca
Orientador(a): Hardoim, Edna Lopes
Membro da Banca: Hardoim, Edna Lopes
Membro da Banca: Guarim Neto, Germano
Membro da Banca: Carniello, Maria Antonia
Resumo : As concepções de educação estão sendo transformadas ao longo dos séculos. No que se refere à educação do/no campo é mais notória a ruptura da visão clássica de que o espaço campesino era tradicionalmente inóspito e sem perspectivas de avanço. Desta forma, pouco ou quase nenhum investimento em conhecimento era realizado nestes espaços. A crescente manifestação popular por uma educação de qualidade com propostas de ensino que contemplem a formação escolar das classes minoritárias como direito em suas especificidades e diversidades, traz em seu bojo a necessidade de se repensar conceitos de ensino, currículo escolar e suas metodologias. Esta emergente situação nos leva a refletir sobre a práxis docente com coerência entre a teoria e a prática. Assim, o objetivo desta pesquisa foi o de buscar compreender como se dão as relações pedagógicas de aprendizagens entre a escola e a comunidade campesina, interagindo-se os saberes das populações humanas locais (etnoconhecimento) e os conhecimentos formais (científicos). Na necessidade de respostas a estas indagações, buscou-se a compreensão deste processo, à luz do Etnoconhecimento e o ensino de Ciências. Nesta perspectiva, foi realizada pesquisa na comunidade escolar Na Senhora de Fátima, situada no Assentamento Vale do Amanhecer, município de Juruena,MT. A referida pesquisa foi desenvolvida como estudo de caso, análise documental da escola, como o Projeto Político Pedagógico, Plano de ensino, dentre outros. Também foram realizadas entrevistas com membros da comunidade escolar e da Cooperativa local. Após coleta e análise de dados, foi verificada a necessidade de se trabalhar conceitos de ensino na área de Ciências Naturais, com procedimentos metodológicos que empregassem a castanha do Brasil, produto comum e muito utilizado pela comunidade local. Foi proposto aos profissionais da unidade escolar que participassem de formação pedagógica, pautada na Aprendizagem Significativa, com pesquisa em aula de campo, na perspectiva de conceitos curriculares em Ciências Naturais, a partir de aspectos biológicos, ecológicos, manejo e coleta, armazenamento e tratamento, beneficiamento e comercialização da castanha do Brasil. Os resultados obtidos propiciaram a construção de um Guia Didático denominado: “O Caminho Pedagógico da Castanha do Brasil”, como instrumento de apoio pedagógico ao professor do ensino fundamental, que atua no ensino de Ciências Naturais. A presente pesquisa procura indicar a necessidade de se rever as concepções de currículo escolar, possibilitando ao educador atuar de forma mais efetiva, numa perspectiva da aprendizagem significativa e crítica, à luz de autores nela referenciados, tornando o ensino de Ciências Naturais ligado à realidade do educando, em especial àqueles que convivem neste grande laboratório verde, que é o espaço campesino.
Resumo em lingua estrangeira: The conception of education has transgressed over the centuries. With regards to education, there was an area that remains notoriously undeveloped, known as the campesino space, an area traditionally seen as inhospitable, and with little hope in future prospects. As a result, little, even no investment to education was carried out in these locations. The growing popular demonstration for quality education with educational proposals that school education of minority classes as right in their specificities and diversities brings with it the need to rethink concepts of teaching, curriculum and methodologies. This emerging situation leads us to reflect on the teaching practice with consistency between theory and practice. This research goal was to try to understand how to give the pedagogical learning relations between the school, and the peasant community, interacting the knowledge of local human populations (ethnoknowledge) and formal knowledge (scientific). Aiming answers to these questions, we sought to understand this process under the light of Ethnoknowledge and science teaching. In this perspective, this research was conducted in the community Nossa Senhora de Fátima school, located in the Valley Dawn settlement, municipality of Juruena, Mato Grosso State. Such research was developed as a study case, using school documents’ analysis like Pedagogical Political Project, teaching planning, among others. Interviews with members of the school community, and the local Cooperative members were also conducted. Considering our data analysis, we could conclude that there is a need to change the approach in how concepts in the field of Natural Sciences are teach, using methodological procedures contemplating Brazilian nut, a local common product, and widely used by the local community. Thus, it was proposed to the school faculty that they undergo pedagogical training. This training was based on David Ausubel’s theory of meaningful learning, with our research placing on natural sciences concepts emphasis, considering biological, ecological, management and collection, storage and treatment aspects processing and marketing of Brazil nuts. The results led to the construction of a didactic guide called "The Educational Path of Brazil’s nut" as a pedagogical support instrument to elementary school teachers, who work with Natural Sciences education. This research seeks to indicate a growing demand in the need to review how curriculum is teach, allowing the educator to work effectively in a perspective of meaningful and critical learning, under the light of authors referenced herein. Connecting the teaching of natural sciences to the daily lives of the students, especially those who live in this great green laboratory, known as the campesino space.
Palavra-chave: Educação
Castanha do Brasil
Aprendizagem significativa
Palavra-chave em lingua estrangeira: Education.
Brazil’s nut
Meaningful learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Física (IF)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais
Referência: SANTOS, Antonio Carlos Faneca. Etnoconhecimento como possibilidade de diálogo no ensino de ciências: um estudo de caso na comunidade Vale do Amanhecer, Juruena-MT. 2016. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/2167
Data defesa documento: 6-May-2016
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2016_Antonio Carlos Fanela Santos.pdf2.22 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.