Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2188
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Jhonattan Pinto-
dc.date.accessioned2020-12-11T12:08:54Z-
dc.date.available2015-04-17-
dc.date.available2020-12-11T12:08:54Z-
dc.date.issued2015-02-23-
dc.identifier.citationBARBOSA, Jhonattan Pinto. Sistemas de identificação modulares em documentos do Detran: uma forma alternativa de relacionar matemática e trânsito. 2015. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Barra do Garças, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/2188-
dc.description.abstractThis dissertation has the main aim, be a facilitator instrument on the task to relate the math with the transit theme. For this, we will use the Modular Arithmetic concepts existing on the Modular Identi cation Systems that were applied to guides and documents from Detran/MT, because we understand that the pupil when come into the nal series from the elementary school and consequently high school already has the necessary instruments to the comprehension of such concepts due to their elemental nature and applicability to student's everyday. However, before we approach this subject we presented some preliminaries concepts, that sustain the utilized results. Furthermore, on the last chapter we present one activity that can be applied on nal series from the elementary school and on the high school too, with the intuit to demonstrat the real possibility to approach the tra c theme on the math classes, without the necessity to use the tables, graphics or data about tra c acidentes, numbers from the vehicle eet, or other statistical indicators.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Souza (simonecgsouza@hotmail.com) on 2020-10-15T20:28:14Z No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Jhonattan Pinto Barbosa.pdf: 3422952 bytes, checksum: 8cfed23fc88a31aff37ad42a489af768 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2020-12-11T12:08:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Jhonattan Pinto Barbosa.pdf: 3422952 bytes, checksum: 8cfed23fc88a31aff37ad42a489af768 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-12-11T12:08:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Jhonattan Pinto Barbosa.pdf: 3422952 bytes, checksum: 8cfed23fc88a31aff37ad42a489af768 (MD5) Previous issue date: 2015-02-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSistemas de identificação modulares em documentos do Detran : uma forma alternativa de relacionar matemática e trânsitopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAritmética modularpt_BR
dc.subject.keywordSistemas de identicação modularespt_BR
dc.subject.keywordMatemática e o trânsitopt_BR
dc.contributor.advisor1Berlatto, Adilson Antônio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/80913312581743pt_BR
dc.contributor.referee1Berlatto, Adilson Antônio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/80913312581743pt_BR
dc.contributor.referee2Villanueva Zevallos, Juan Elmer-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3336518322637130pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5981634114920407pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo principal, ser um instrumento facilitador na tarefa de relacionar a matemática com a temática do trânsito. Para isso, utilizaremos os conceitos de Aritmética Modular existentes nos Sistemas de Identi cação Modulares que encontram-se aplicados à guias e documentos do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran/MT), pois entendemos que o educando ao ingressar as séries nais do ensino fundamental e consequentemente o ensino médio já possui as ferramentas necessárias para a compreensão de tais conceitos devido a sua natureza elementar e aplicabilidade ao cotidiano do estudante. Entretanto, antes de abordarmos esse assunto apresentamos alguns conceitos preliminares, que sustentam os resultados utilizados. Além disso, no último capítulo apresentamos uma atividade que pode ser aplicada as séries nais do ensino fundamental e também no ensino médio, com o intuito de demonstrar a real possibilidade de abordar o tema trânsito nas aulas de matemática, sem que haja a necessidade de se utilizar tabelas, grá cos ou dados sobre acidentes de trânsito, números da frota de veículos, ou quaisquer outros indicadores estatísticos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática - PROFMATpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keyword2Modular arithmeticpt_BR
dc.subject.keyword2Modular identication systemspt_BR
dc.subject.keyword2Math and the transitpt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Ricardo Nunes de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0563210461148997pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUA - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2015_Jhonattan Pinto Barbosa.pdf3.34 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.