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http://ri.ufmt.br/handle/1/2224
Tipo documento: | Tese |
Título: | De decasségui a professor : reflexão de acadêmicos do curso de Pedagogia acordo Brasil/Japão acerca de suas trajetórias |
Autor(es): | Monteiro, Edenar Souza |
Orientador(a): | Alonso, Kátia Morosov |
Membro da Banca: | Alonso, Kátia Morosov |
Membro da Banca: | Monteiro, Filomena Maria de Arruda |
Membro da Banca: | Rocha, Simone Albuquerque da |
Membro da Banca: | Gentil, Heloisa Salles |
Membro da Banca: | Linhares, Martha Maria Prata |
Resumo : | Este estudo, apresentado ao Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, pertencente à Linha de Pesquisa: Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas, teve como objetivo investigar a trajetória profissional das professoras/acadêmicas do curso de Pedagogia a Distância Acordo Brasil-Japão, que foram para o Japão na condição de decasséguis e se tornaram professoras. Os principais instrumentos de coleta de dados foram narrativas orais e escritas. As fontes das narrativas foram: Memórias de Estudante, Questionário Eletrônico Socioeconômico, Entrevista Narrativa e Registros do TCC (Trabalho de Conclusão do Curso). O referencial teórico ancorou-se na literatura sobre: Movimento decasségui (Costa 2007, Sasaki 2009, 2011), entre outros; aprendizagem da docência, formação de professores, conhecimento docente (Tardif 1998, 2007; Pimenta 1997, 2006); Marcelo Garcia 1999, 2009, 2010; Mizukami 2003, 2008; Nóvoa 1995, 2007, 2009) entre outros e, ainda, sobre a utilização de narrativas como instrumento de coleta de dados, buscou-se apoio em Souza (2004, 2006). Optou-se por apresentar as narrativas das professoras em forma de texto único ou contínuo, atendendo a um único eixo temático intitulado: “Trajetória profissional: Formação superior e os conhecimentos necessários para a construção da docência”. A opção pelo texto contínuo ocorreu também por tratar-se de trajetórias de sujeitos que passaram por um processo de transição profissional. Os relatos apresentados nesse formato permitiram visualizar o ‘antes’ e o ‘depois’ do percurso profissional de cada professora. Desse modo os resultados alcançados revelaram que a trajetória profissional dessas professoras sofreu uma transição e por questões familiares elas se inseriram na escola. Quando se perceberam professoras, visualizaram a necessidade de qualificação profissional. Nesse cenário surge a oportunidade de cursar pedagogia e, em contato com as aprendizagens durante o estágio, a teoria durante o período de formação e a troca de conhecimento com as colegas de curso, construíram elementos significativos que resultaram na formação docente fortalecendo o significado do que é ser professor. |
Resumo em lingua estrangeira: | This study, presented at the Institute of Education of the Federal University of Mato Grosso, belonging to the Research Line: School Organization, Training and Teaching Practices, aims to investigate the career of teachers/academics from the Faculty of Distance Education Brazil-Japan Agreement, who went to Japan in dekassegui condition and became teachers. The main data collection instruments were oral and written narratives. The sources of the narratives were Student Memories, Electronic Socioeconomic Questionnaire, Narrative Interview and TCC Records (Course Completion Assignment). The theoretical framework was anchored in the literature on: dekasségui Movement (Costa 2007, Sasaki, 2009, 2011); learning of teaching, teacher training, teacher knowledge (Tardif 1998, 2007; Pepper 1997, 2006; Marcelo Garcia, 1999, 2009, 2010; Mizukami, 2003, 2008; Nóvoa 1995, 2007, 2009) among others. In addition, on the use of narratives as a data collection instrument, Souza (2004, 2006) support was sough. Presenting the narratives of the teachers in the form of single or continuous text, serving a single main theme entitled "Professional background: Higher education and knowledge required for the construction of teaching" was decided. The choice of continuous text also occurs because it deals about the subject’s trajectories that have gone through a professional transition. The narratives presented in this format allowed us to visualize the 'before' and 'after' the career of each teacher. Thus the results obtained revealed that the career path of these teachers underwent a transition and for family reasons they were inserted at school. When it realized teachers, they viewed the need for professional qualifications. In this scenario there is the opportunity to study pedagogy and in contact with during the learning stage, the theory during the training and the exchange of knowledge with classmates, built significant elements that resulted in the teacher education by strengthening the significance of what to be a teacher. In summary it can be said that these paths had elements that resulted in the meaning of what a teaching for these teachers. |
Palavra-chave: | Trajetória profissional Movimento decasségui Aprendizagem na docência Narrativas |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Professional trajectory Dekassegui movement Learning in teaching Narratives |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | MONTEIRO, Edenar Souza. De decasségui a professor: reflexão de acadêmicos do curso de Pedagogia acordo Brasil/Japão acerca de suas trajetórias. 2015. 161 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/2224 |
Data defesa documento: | 6-Apr-2015 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado |
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