Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2225
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBiato, Emília Carvalho Leitão-
dc.date.accessioned2021-01-05T14:34:04Z-
dc.date.available2015-04-09-
dc.date.available2021-01-05T14:34:04Z-
dc.date.issued2015-03-06-
dc.identifier.citationBIATO, Emília Carvalho Leitão. Oficinas de escrileituras: possibilidades de transcriação em práticas de saúde, educação e filosofia. 2015. 177 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/2225-
dc.description.abstractFrom written production of students — body and health spellings — a labyrinthine path through the plots of the project Writreadings: a way of reading-writing amidst life. A writreading looks like its author, it is an autobiographical production from who reads and writes in interlaced motion. In this project, schools and universities have their practices involved in knowledge and research production based on transcreation. Workshops with body and health themes stand out, with some relevant questions: what is expected by putting health into another perspective? How does this different perspective have effect in health-education processes? What is it possible to do with health forces in writreadings? This is a research of text traces: things that distract, feed, welcome us. Writing, on one point of view, includes the owner of hands, in his irresistible pleasure; on the other point of view, takes wing and flies: follows its ways ignoring the existence of safe haven. Health sendings provoque discussions of the possibility of perceiving it in a transvaluing way; besides that, health follows its path, wandering; and finally, powerful of multifarious constitution of styles, as an undecidable character. Facing health-disease unfolded in the writing itself, simultaneously sent in destinerrance, this study raises the hypothesis that deals with a marginal object: the midrib of autobiographical writing of health-disease. The methodological approach is effective by gestures of tympanizing –– action of fracturing the eardrum. The approach to the nietzschean concept of great health, the notions of health as margins and diagnostics, prognostics and health actions as shipments, indicate the possibility of promoting health with privilege to singularities; to creation of healthy lifestyles, based on possibilities of invention and art .pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2020-10-21T20:42:11Z No. of bitstreams: 1 TESE_2015_Emília Carvalho Leitão Biato.pdf: 1286984 bytes, checksum: 854718b89ae4e23e51d0a9f74d3eadd0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2021-01-05T14:34:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_2015_Emília Carvalho Leitão Biato.pdf: 1286984 bytes, checksum: 854718b89ae4e23e51d0a9f74d3eadd0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-01-05T14:34:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE_2015_Emília Carvalho Leitão Biato.pdf: 1286984 bytes, checksum: 854718b89ae4e23e51d0a9f74d3eadd0 (MD5) Previous issue date: 2015-03-06en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleOficinas de escrileituras : possibilidades de transcriação em práticas de saúde, educação e filosofiapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordGrande saúdept_BR
dc.subject.keywordEscrileituraspt_BR
dc.subject.keywordEducação em saúdept_BR
dc.contributor.advisor1Monteiro, Silas Borges-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1235153651563231pt_BR
dc.contributor.referee1Monteiro, Silas Borges-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1235153651563231pt_BR
dc.contributor.referee2Freire, Roberto de Barros-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6937203818091322pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1776414386448708pt_BR
dc.description.resumoDa produção escrita de alunos — grafias de corpo e saúde — um percurso labiríntico pelas tramas do projeto Escrileituras. Um modo de ler-escrever em meio à vida. Uma escrileitura se parece com seu autor, é produção autobiográfica de quem lê e escreve em movimento entrelaçado. Neste projeto, escolas e universidades têm suas práticas envolvidas numa produção de conhecimento e pesquisa que passa necessariamente pela transcriação. Destacam-se oficinas enviesadas por corpo e saúde, e questões que as impulsionam: o que se quer ao pôr a saúde em outra perspectiva? Em quê se efetiva essa mudança em saúde-educação? O que fazer com as combinações de forças de saúdes em escrileituras? Uma pesquisa de rastros em textos, de coisas que distraem, alimentam, acolhem. A escritura, por um lado, contempla o dono das mãos que rabiscam, num prazer irresistível; por outro ganha asas e voa: segue, percorre rumos ignorantes da existência de porto seguro, tal qual uma correspondência. De envios da saúde, aborda-se a possibilidade de percebê-la em sua provocação de valores e (pre)conceitos e possivelmente, transvalorada; ainda, a saúde que segue seu percurso com seus adornos, sem destino prévio, errante; e finalmente, em potência de constituição multifária de estilos e, portanto, dupla, de caráter indecidível. Diante da saúde desdobrada em doença e da escrita de si, simultaneamente enviada em destinerrance, este estudo levanta a hipótese de que se lida com um objeto marginal: a nervura da escrita autobiográfica de saúde-doença. O percurso metodológico dessa pesquisa se efetiva em gestos de timpanização –– ação de luxar o tímpano. A aproximação com o conceito nietzschiano de grande saúde; a tomada dessa como margens; e de diagnósticos, prognósticos e ações em saúde como envios, apontam para a possibilidade de promover saúdes com privilégio às singularidades, sem despregamentos em relação a coletivos; de provocar à criação de estilos de vida saudáveis, tendo, como princípios, a invenção e a arte.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Great healthpt_BR
dc.subject.keyword2Writreadingpt_BR
dc.subject.keyword2Tympanumpt_BR
dc.subject.keyword2Marginspt_BR
dc.subject.keyword2Shipmentpt_BR
dc.contributor.referee3Lee, Henrique de Oliveira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1474605413692910pt_BR
dc.contributor.referee4Corazza, Sandra Mara-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5125809962363078pt_BR
dc.contributor.referee5Ceccim, Ricardo Burg-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/9247766157002480pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2015_Emília Carvalho Leitão Biato.pdf1.26 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.