Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/2226
Tipo documento: | Tese |
Título: | Liu Arruda : a travessia de um bufão cuiabano, sob a inspiração de Augusto Boal |
Autor(es): | Belém, Ivan César Corrêa do |
Orientador(a): | Sato, Michele Tomoko |
Membro da Banca: | Sato, Michele Tomoko |
Membro da Banca: | Brandão, Ludmila de Lima |
Membro da Banca: | Moreira, Benedito Dielcio |
Membro da Banca: | Medeiros, Heitor Queiroz de |
Membro da Banca: | Martin, Alfredo Guillermo |
Resumo : | Esta tese, intitulada ―Liu Arruda: a travessia de um bufão cuiabano, sob a inspiração de Augusto Boal‖, foi desenvolvida durante o curso de Doutorado em Educação (PPGE/UFMT), inscrita nos conhecimentos construídos junto ao Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA) da UFMT. Objetiva estudar a década de 1980 em Cuiabá, abarcando particularmente as questões culturais, educacionais, ambientais e estéticas por considerá-las indissociáveis e interligadas, inclusive ao global, tendo como ponto de referência o teatro praticado por Liu Arruda, cuja intervenção política e artística apoiada em Augusto Boal, ocasionou forte impacto sobre o povo cuiabano. Isto mediante a seguinte problematização: como o teatro interviu sobre a realidade de Cuiabá na década de 1980 e quais suas contribuições para a educação ambiental? A leitura e a reflexão são feitas, sobretudo, a partir da fenomenologia de Gastão Bachelard, pois enfatiza que o pesquisador deve sair da contemplação de si mesmo para ir ao encontro do outro, substituindo o saber fechado e estático pelo conhecimento aberto e dinâmico. Os conceitos da pesquisa participante desenhados por Carlos Brandão, também são referendados ao defender a participação do pesquisador como ser político, social e ideológico, comprometido com as questões do seu tempo, e trocando a tradicional relação sujeito-objeto pela relação sujeito-sujeito. Os resultados apontam que o teatro é uma poderosa linguagem que possibilita a ampliação e participação, capaz de gerar transformações individuais e sociais, nas quais as pessoas se sintam pertencentes à sua comunidade e recuperem sua identidade de cidadãos e cidadãs planetários, assumindo o compromisso, a responsabilidade e o cuidado com todas as formas de vida. E, assim, ciência, arte, ser humano e ambiente se complementam, enriquecendo nossas reflexões, estimulando ações militantes e ideológicas, sensibilizando, possibilitando que expressemos nossas emoções, oferecendo táticas para lutarmos pelo nosso direito ao sonho. |
Resumo em lingua estrangeira: | This thesis entitled "Liu Arruda: the crossing of a cuiabano buffoon, under the inspiration of Augusto Boal”, was developed during the course of PhD in Education (PPGE / UFMT), enrolled in knowledge built by the Researcher Group in Environmental Education, Communication and Art (GPEA) UFMT. It aimed to study the 1980s in Cuiaba, particularly embracing the cultural, educational, environmental and aesthetic issues to consider them inseparable and interrelated, including the global, taking as reference the theatre practiced by Liu Arruda, whose political intervention was supported by an artistic proposal of Augusto Boal, and caused strong impact on cuiabano people. This questioning by the following: was the theatre intervened on the reality of Cuiaba in the 1980s; and what its contributions to environmental education? Reading and reflection were made mainly from the phenomenology of Gaston Bachelard, it emphasizes that the researcher must leave the contemplation of himself to meet the other, and replacing the closed and static knowledge to the open and dynamic understanding. The concepts of participatory research designed by Carlos Brandão, are also referenced to defend the participation of the investigator. The researcher, consequently, assumes to be political, social and ideological commitment to the issues of his time, and changing the traditional subject-object relationship by subject-subject. The results reveal that the theatre is a powerful language that enables the expansion and participation, able to generate individual and social, in which people feel belonging to their community and regain their identity as citizens and planetary citizens, engaging in responsibility and care for all forms of life. Therefore, science, human and environment complement each other, enriching our reflections, stimulating militants and ideological actions, raising awareness, allowing us to express our emotions, offering tactics to fight for our right to dream. |
Palavra-chave: | Liu Arruda Teatro do oprimido Educação ambiental Cultura de Cuiabá |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Liu Arruda Theatre of the oppressed Environmental education Cuiabá culture |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | BELÉM, Ivan César Corrêa do. Liu Arruda: a travessia de um bufão cuiabano, sob a inspiração de Augusto Boal. 2015. 192 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/2226 |
Data defesa documento: | 17-Apr-2015 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_2015_Ivan César Corrêa do Belém.pdf | 6.07 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.