Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2228
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Márcia Helena de Moraes-
dc.date.accessioned2021-01-05T14:44:39Z-
dc.date.available2015-03-30-
dc.date.available2021-01-05T14:44:39Z-
dc.date.issued2015-03-27-
dc.identifier.citationSOUZA, Márcia Helena de Moraes. Da adesão à assinatura, a política do nome próprio no Plano de Ações Articuladas – PAR – em Mato Grosso. 2015. 139 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/2228-
dc.description.abstractThis study deals with the investigation of unfolding in Mato Grosso, an education policy implementation of the Federal Government, starting in 2007. The Education Development Plan (PDE) and the Target Plan Commitment All for Education (Decree N° 6094 of April 24, 2007) brought the Articulated Actions Plan (PAR), as a strategic planning tool, used by the Ministry of Education for mapping the education’s reality in the states and counties, and invested in the execution of a collaborative system, constitutionally proposed for federal entities searching for improvement of basic education’s qualitative results. In order to discuss the management of public education policy, the Municipal Secretaries as interlocutors were elected to address two philosophical concepts indicated by the FrenchAlgerian philosopher Jacques Derrida; proper noun policy, and signature. The longitudinal monitoring of these actions implemented between 2007 and 2014 opens the way for discussions on the National Education System’s construction, determined by the National Education Plan 2014-2024. The view is that the different methods of signature, in the accession process of managers to the national policy impacted the conduction of joint, required in the collaboration scheme for federal entities, independent and autonomous in relation to education. The limits of geographic space, the boundaries of political space and the public-private relationship in public administration, are the issues discussed from the research results.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2020-10-23T23:38:19Z No. of bitstreams: 1 TESE_2015_Marcia Helena de Moraes Souza.pdf: 878713 bytes, checksum: 7c3fc1ecf6f460d525b723526f061df6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2021-01-05T14:44:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_2015_Marcia Helena de Moraes Souza.pdf: 878713 bytes, checksum: 7c3fc1ecf6f460d525b723526f061df6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-01-05T14:44:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE_2015_Marcia Helena de Moraes Souza.pdf: 878713 bytes, checksum: 7c3fc1ecf6f460d525b723526f061df6 (MD5) Previous issue date: 2015-03-27en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMATpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDa adesão à assinatura, a política do nome próprio no Plano de Ações Articuladas – PAR – em Mato Grossopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordPlano de ações articuladaspt_BR
dc.subject.keywordPolíticas de educaçãopt_BR
dc.subject.keywordGestão educacionalpt_BR
dc.subject.keywordPolítica do nome própriopt_BR
dc.subject.keywordAssinaturapt_BR
dc.subject.keywordMato Grossopt_BR
dc.contributor.advisor1Monteiro, Silas Borges-
dc.contributor.advisor-co1Carvalho, Adalberto Dias de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1235153651563231pt_BR
dc.contributor.referee1Monteiro, Silas Borges-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1235153651563231pt_BR
dc.contributor.referee2Speller, Paulo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1036626657064589pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5327430908620854pt_BR
dc.description.resumoO texto refere-se à investigação dos desdobramentos, em Mato Grosso, da implantação da política de educação do Governo Federal, a partir de 2007. O Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE e o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação (Decreto N° 6.094 de 24 de abril de 2007), trouxeram o Plano de Ações Articuladas - PAR, como ferramenta de planejamento estratégico, adotada pelo Ministério da Educação para o mapeamento da realidade da educação nos estados e municípios, e investiu na efetivação do regime de colaboração proposto constitucionalmente para os entes federados, na busca pela melhoria dos resultados qualitativos da Educação Básica. Para discutir a gestão da política pública educacional, foram eleitos os Secretários Municipais como interlocutores, no tratamento de dois conceitos filosóficos indicados pelo filósofo franco-argelino Jacques Derrida; política do nome próprio e assinatura. O acompanhamento longitudinal das ações implementadas no período de 2007 a 2014 abre caminho para as discussões da construção do Sistema Nacional de Educação, determinado pelo Plano Nacional de Educação 2014-2024. A tese é a de que os diferentes modos de assinatura, no processo de adesão dos gestores à política nacional, impactaram a condução da articulação requerida no regime de colaboração para os entes federados, independentes e autônomos em relação à educação. Os limites do espaço geográfico, as fronteiras do espaço político, a relação público-privado na gestão pública são questões tratadas a partir dos achados da pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Articulated actions planpt_BR
dc.subject.keyword2Education policiespt_BR
dc.subject.keyword2Education managementpt_BR
dc.subject.keyword2Proper noun policypt_BR
dc.subject.keyword2Signaturept_BR
dc.contributor.referee3Ferreira, Márcia dos Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1823864094040331pt_BR
dc.contributor.referee4Rios, Terezinha Azerêdo-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4833207223427050pt_BR
dc.contributor.referee5Carvalho, Adalberto Dias de-
dc.contributor.referee6Pinto, Umberto de Andrade-
dc.contributor.referee6ID651.935.718-91pt_BR
dc.contributor.referee6Latteshttp://lattes.cnpq.br/2255702986791645pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2015_Marcia Helena de Moraes Souza.pdf858.12 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.